top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Linguagem Importa! - FórumDCNTs lança atualização inédita para profissionais de saúde e comunicação

Clique na caixa abaixo para baixar o guia de Atualização de Linguagem para Diabetes, Obesidade e outras Condições Crônicas Não Transmissíveis (CCNTs/DCNTs).


Livreto Digital - Linguagem Importa!
.pdf
Download PDF • 2.56MB

O lançamento deste material aconteceu durante a Live de Comemoração dos 100 anos da 1ª Aplicação Bem-Sucedida de Insulina em Humanos, no dia 23 de janeiro de 2022. A Live teve entre seus debatedores o Dr. Mark Barone, Vice-presidente global da Federação Internacional da Diabetes (IDF) e Coordenador Geral do FórumDCNTs, Dra. Hermelinda Pedrosa, Diretora de Assuntos Governamentais da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e Dr. Ronaldo José Pineda Wieselberg, Diretor Adjunto da ADJ Diabetes Brasil.


“Assim como já disponível em outros países, incluindo Austrália, Inglaterra, Estados Unidos e Canadá, está será uma valiosa referência para atualizar a linguagem usada por profissionais de saúde, imprensa e demais interessados” afirma o coordenador do FórumDCNTs, Dr. Mark Barone. Esse material tem como propósito facilitar a comunicação, evitar estigmas e melhorar o engajamento da população em comportamentos saudáveis e autocuidados de pessoas com condições crônicas não transmissíveis (CCNTs/DCNTs), de forma inclusiva.


O guia Linguagem Importa! resulta da parceria do FórumDCNTs com 26 instituições e lideranças nacionais e internacionais dos setores público, privado e terceiro setor, que entendem a relevância do tema. Mais do que sugestões de palavras a serem escolhidas, traz valiosas recomendações, alicerçadas em referências globalmente estabelecidas e já alinhadas ao modus operandi de comunicação de entidades como a International Diabetes Federation (IDF), a World Obesity Federation (WOF), a American Diabetes Association (ADA), e a Diabetes UK, de forma a valorizar o receptor e reduzir estigmas e estereótipos, favorecendo que o objetivo da mensagem seja atingido.



A forma de se comunicar, incluindo o tom da mensagem, a escolha das palavras, a linguagem corporal, e a demonstração de empatia, possui um papel muito importante no entendimento, nos cuidados necessários e no engajamento para o seguimento dos cuidados. Os profissionais de saúde e cuidadores das pessoas que vivem com diabetes e outras condições crônicas precisam estar atentos à importância da comunicação para promoverem ações positivas de conduta”, afirma Katia de Pinho Campos, Technical Officer na Organização Mundial da Saúde (OMS).


Assista ao evento de lançamento AQUI.


Parceiros Institucionais:


Parceiros Corporativos:





Na Imprensa

bottom of page