top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Lançamento Inédito "Linguagem Importa" e Live de 100 Anos da 1ª Aplicação da Insulina

Acesse o Material:

AGENDA


16h00-16h10 - Abertura e Contextualização

  • Mark Barone (FórumDCNTs) (Vídeo)

16h10h-16h20 - O dia em que a história mudou: 23/01/1922

  • Ronaldo Wieselberg (ADJ Diabetes Brasil) (Vídeo)

16h20-16h30 - Da descoberta da insulina até os dias atuais

  • Hermelinda Pedrosa (D-Foot | SBD) (Vídeo)

16h35-16h45 - Compromisso dos parceiros corporativos com o tema

  • Paulo Fascina (Boehringer Ingelheim) (Vídeo)

  • Simone Tcherniakovsky (Novo Nordisk) (Vídeo)

16h45-16h50 - A relação de linguagem com estigmas em DCNTs

  • Andrea Levy (Obesidade Brasil) (Vídeo)

16h55-17h00 - Caminho da "Linguagem Importa!" (Language Matters) até o Brasil

  • Pedro Ripoli (FórumDCNTs | IDF Young Leader in Diabetes) (Vídeo)

17h05-17h10 - Atualização da Linguagem em DCNTs/CCNTs - resumo da "Linguagem Importa!"

  • Bruno Helman (Instituto Correndo Pelo Diabetes) (Vídeo)

17h15 - 18h00 - Debate: Qual a importância deste material e como garantir sua incorporação? (Moderação Mark Barone, FórumDCNTs) (Vídeo)

  • Andrea Levy (Obesidade Brasil)

  • Bruno Helman (Instituto Correndo Pelo Diabetes)

  • Hermelinda Pedrosa (D-Foot | SBD)

  • Glaucia Duarte (Boehringer Ingelheim)

  • Pedro Ripoli (FórumDCNTs | IDF Young Leader in Diabetes)

  • Ronaldo Wieselberg (ADJ Diabetes Brasil)




PANELISTAS e MODERADOR

Andrea Levy

(Obesidade Brasil)

Graduada em psicologia, especialista em obesidade e transtornos alimentares pelo HC-FMUSP. Atuou durante 15 anos em clínicas de cirurgia bariátrica e atualmente atua em consultório particular. Tendo sofrido com a obesidade na infância e adolescência, submeteu-se à cirurgia bariátrica aos 24 anos e desde então mantém menos 60kg e o entusiasmo em ajudar pessoas que passam por histórias parecidas. Autora do livro Cirurgia Bariátrica - Manual de instruções para pacientes e familiares e co-fundadora do Instituto Obesidade Brasil.


Bruno Helman

(Instituto Correndo pelo Diabetes)

Graduado em Relações Internacionais pela PUC, pós-graduação em Economia da Saúde pela Universidade de São Paulo (USP). Foi consultor de defesa de direitos da OPAS para o Ministério da Saúde do Brasil, parte do Comitê Consultivo Global para Nossas Opiniões, Nossas Vozes da NCD Alliance, fundador e CEO da Running Diabetes, uma organização sem fins lucrativos que promove a inclusão e a saúde de pessoas que vivem com diabetes e de seus familiares por meio da prática regular de atividade física. Atualmente faz parte da equipe de Advocacy da International Diabetes Federation.


Glaucia Duarte, MD, PhD

(Boehringer Ingelheim)

Médica endocrinologista pela UNICAMP, doutora pela USP, pós doutora pela UNIFESP. Membro do departamento de Educação - SBD, integrante do Projeto Educando Educadores (ADJ/ SBD/ IDF SACA) e consultora médico científica do time de Diabetes da Boehringer Ingelheim.


Hermelinda Pedrosa, MD

(D-Foot | SBD)

Graduada pela Universidade Federal da Paraíba, Fellowship em Diabetes na Radcliffe Infirmary, Oxford-UK e Título de especialista em Endocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Atuou como docente da ESCS-DF (Escola Superior em Ciências da Saúde, Coordena o Polo de Pesquisa da Unidade de Endocrinologia da FEPECS (Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde), Hospital Regional de Taguatinga e Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal-SES-DF. Membro da Sociedades Brasileiras de Diabetes (SBD), onde foi presidente, da Associação Latino-Americana de Diabetes (ALAD), da American Diabetes Association (ADA), da SBEM. Coordena o Diabetic Foot Programme da International Diabetes Federation (IDF) para a região SACA. Atualmente é Diretora de Assuntos Governamentais da SBD e Vice-presidente D-Foot Internacional.


Paulo Fascina, MBA

(Boehringer Ingelheim)

Graduado em Marketing pela Universidade de São Paulo (USP), Pós Graduado em Gestão de Negócios pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e MBA em Negócios Globais pela The University of Manchester. Atualmente é o responsável pela área de Ecossistemas em Saúde na Boehringer Ingelheim Brasil.


Pedro Ripoli

(FórumDCNTs | IDF Young Leader in Diabetes)

Jovem Líder em Diabetes pela ADJ Diabetes Brasil e pela International Diabetes Federation (IDF). Graduando em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desde 2019, colabora com o FórumDCNTs. Atuou como Auxiliar de Coordenação do Programa As Vozes das Adolescentes e do Treinamento de Jovens Líderes em Diabetes, da ADJ Diabetes Brasil.


Ronaldo José Pineda Wieselberg, MD

(FórumDCNTs | ADJ Diabetes Brasil)

Médico pela Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e mestrando em Saúde Pública pelo Imperial College London, Coordenador do Treinamento de Jovens Líderes em Diabetes (ADJ Diabetes Brasil), foi Representante Regional do programa de Young Leaders in Diabetes (YLD) da IDF, entre 2017-2019, onde esteve à frente do projeto de rastreio de acesso aos cuidados e medicações na América Latina. Representou a Sociedade Civil na consulta pela ONU sobre DCNTs (Nova Iorque/2018). Dono do canal do Youtube “Arquimago da Insulina”, onde publica informações sobre diabetes de forma acessível. Acredita que através do ensino de tudo a todos, inspirado em nas ideias pansóficas de Comenius, é possível empoderar as pessoas para que se tornem agentes de mudanças efetivas em seus ambientes.


Simone Tcherniakovsky, MBA

(Novo Nordisk)

Graduada em Farmácia-Bioquímica pela USP, com especialização em Marketing pela ESPM e MBA pela Insper, possui longa carreira em empresas farmacêuticas e de saúde. Iniciou suas atividades em marketing de produtos e nos últimos 10 anos vem desenvolvendo grande experiência em políticas de saúde, comunicação, advocacy e acesso ao mercado. Histórico de sucesso no desenvolvimento e implementação de estratégias institucionais, governamentais e de negócios em diferentes áreas terapêuticas, assim como relações com imprensa, projetos de identidade corporativa e responsabilidade social. Foi responsável pelas áreas de comunicação e assuntos institucionais/governamentais em empresas como Baxter, Alexion Pharmaceuticals e desde 2015 na Novo Nordisk Farmacêutica.


Mark Barone, PhD

(FórumDCNTs)

Doutor em Fisiologia Humana pela USP, com pós-graduações em Educação em Diabetes e Comunicação e Marketing, e outras formações em Saúde Pública e Global. Desenvolve Programas e Pesquisas de Educação em Saúde, Advocacy e Saúde Coletiva. Foi Fellow do Programa Global Health Leaders do Public Health Institute, prestando serviço à Medtronic Foundation como Senior Global Technical Advisor (2016-2019). Em 2017 liderou a fundação do Fórum Intersetorial para Combate às DCNTs no Brasil (FórumDCNTs), do qual é Coordenador Geral. Vice-Presidente Global da Federação Internacional de Diabetes (IDF) e Membro do Departamento de Educação da SBD e da ADJ Diabetes Brasil, tem ampla experiência na facilitação de parcerias para a implementação, sustentabilidade e escala de programas e políticas de saúde.


Parceiros Institucionais:


Parceiros Corporativos:





Na Imprensa:




bottom of page