top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Webinar Doenças Cardiovasculares: Soluções para Reduzir Custos e Preservar Vidas (02/07)

Objetivos:

  • Conhecer estratégias e diferenciais dos programas custo-efetivos para prevenção e controle de doenças cardiovasculares (DCV).

  • Potencializar a Atenção Primária da Saúde para prevenção, diagnóstico, monitoramento e tratamento oportuno das DCV.

  • Engajar os setores público, privado e terceiro setor para, através de esforços multissetoriais, implementar prontamente os modelos que comprovadamente reduzem custos e preservam vidas.


Agenda:


16h00-16h20 – Abertura e Contextualização

  • Joana Dantas, SBEM (Vídeo)

  • José Cristiano Soster, SESAB (Vídeo)

  • Mark Barone, FórumDCNTs (Vídeo)

  • Patrícia Carvalho, Abbott (Vídeo)

16h25-16h30 – É possível prevenir e reduzir mortes por AVC através da Atenção Primária? Porto Alegre (Sheila Martins, Rede Brasil AVC e WSO) (Vídeo)

16h35-16h40 – Diferenciais do Programa Cuidando de Todos, São Paulo (Karina Mauro Dib, SMS-SP) (Vídeo)

16h45-16h50 – Estratégias com maior impacto sobre saúde cardiovascular na Atenção Primária, Vitória da Conquista (Márcio Galvão, UFBA) (Vídeo)

16h55-17h00 – Como a implementação dos pacotes Hearts, Shake, Replace e Safer permite que o Brasil reduza mortes por DCV? (Diogo Alves, OPAS/OMS) (Vídeo)

17h05-17h10 – Planos do Ministério da Saúde para Implementação das Melhores Práticas para DCV na Atenção Primária (João Pedro Félix, SAPS/MS) (Vídeo)

17h15-17h45 – Debate – Compromisso de implementação sustentável e em escala, prevendo resultados concretos. (Moderação: Mark Barone, FórumDCNTs) (Vídeo)

  • Diogo Alves, OPAS/OMS

  • João Pedro Félix, SAPS/MS

  • José Cristiano Soster, SESAB

  • Karina Mauro Dib, SMS-SP

  • Márcio Galvão, UFBA

  • Patrícia Carvalho, Abbott

  • Sheila Martins, Rede Brasil AVC e WSO


Painelistas e Moderador:


Diogo Alves, MSc

(OPAS/OMS)

Graduado em Relações Internacionais pela Universidade Estácio de Sá e Mestre em Direito das Relações Internacionais Atualmente. Atuou como Assessor de Assuntos Internacionais no Ministério da Saúde atuando na promoção de ações estratégicas internacionais, com articulação dos projetos de cooperação técnica e interlocução do Governo brasileiro com outros países em matéria de saúde global. Atualmente é Consultor Nacional da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS).


Joana Rodrigues Dantas Vezzani, MD, MSc

(SBEM)

Graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro com residência no Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia (IEDE), Mestre em Nutrologia e Diabetes (2011) e atualmente aluna de doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atuou como cientista visitante na Lund University da Suécia - Clinical Diabetes Reaserch Center, como membro do Conselho do Departamento de Lipídios da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e Tesoureira da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Atualmente é médica e pesquisadora clínica do Departamento de Nutrologia e Diabetes do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho/UFRJ e Presidenta do Departamento de Dislipidemia e Aterosclerose da SBEM.


João Pedro Braga Félix

(SAPS/MS - Departamento de Saúde da Família)

Graduado em Enfermagem pela Universidade de Brasília/Faculdade de Ceilândia (UnB/FCe) com Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva na SES-DF. Mestrando em Saúde Coletiva na Universidade de Brasília. Atualmente é ocupa cargo de Consultor Técnico na Coordenação Geral de Garantia dos Atributos da Atenção Primária no Departamento de Saúde da Família da Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde (DESF/SAPS/MS).


José Cristiano Soster

(SESAB - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia)

Graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e pós-graduado pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul na modalidade de Residência Multidisciplinar Integrada com Ênfase em Saúde Coletiva. Atuou na Atenção e Gestão na Saúde Pública, Coordenação da Estratégia de Saúde da Família, Coordenador do Núcleo de Atenção Integral e posteriormente Diretor da Atenção Básica do Município de Santa Maria. Trabalhou na Gestão Estadual como Coordenador de Políticas de Saúde e atualmente é Diretor da Diretoria de Atenção Básica da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (SESAB).


Márcio Galvão, MSc, PhD

(UFBA)

Graduado em Farmácia (2001) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), aperfeiçoamento em Farmácia Clínica (2001) pela Universidad de Chile, especialização em Assistência Farmacêutica (2004) pela UFBA, mestrado (2007) e doutorado (2012) em Medicina e Saúde também pela UFBA. Atualmente é professor adjunto IV de Farmácia Hospitalar e Farmácia Clínica, tutor do Programa de Residência Multiprofissional em Urgência do Instituto Multidisciplinar em Saúde IMS da UFBA e Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) e professor permanente do Programa de Mestrado em Saúde Coletiva. Liderou o programa HealthRise em Vitória da Conquista, que reorganizou a Atenção Primária, melhorando indicadores das populações com diabetes e hipertensão.


Patrícia Carvalho, MBA

(Abbott)

Graduada em Biomedicina pela Universidade de Mogi das Cruzes com especialização em controle de infecção hospitalar na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e MBA em Gestão de Negócios na FIA. Atualmente é gerente de Marketing e Desenvolvimentos de novos Negócios América Latina e Canadá na Divisão de Diagnósticos Rápidos Cardiometabólicos da Abbott.


Sheila Martins, MD, MSc, PhD

(Rede Brasil AVC/WSO)

Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Residência Médica em Neurologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Mestre em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutora em Neurologia pela Universidade Federal de São Paulo. Vasta experiência como médica Professora da Faculdade de Medicina e da Pós Graduação em Ciências Médicas da UFRGS, Coordenadora do Programa de Neurologia vascular do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Chefe do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Moinhos de Vento e foi Presidente da Sociedade Iberoamericana de Enfermidades Cerebrovasculares. Atualmente é Presidente da Rede Brasil AVC e World Stroke Organization.


Karina Mauro Dib

(Secretaria Municipal de Saúde - SP)

Graduada em Enfermagem pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), com Aprimoramento em Psicooncologia pelo A.C. Camargo Câncer. Especialista em Atenção Domiciliar e Linhas de Cuidado em Enfermagem, incluindo: Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Enfermagem Oncológica. Atuou como Supervisora Técnica em Saúde e atualmente é Assessora Técnica na Coordenação de Atenção Básica e representante da Área de Cuidado às DCNTs na Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, onde compõe a equipe da Área Técnica do Programa Melhor em Casa.


Mark Barone, PhD

(FórumDCNTs)

Doutor em Fisiologia Humana pela USP, com pós-graduações em Educação em Diabetes e Comunicação e Marketing, e outras formações em Saúde Pública e Global. Desenvolve Programas e Pesquisas de Educação em Saúde, Advocacy e Saúde Coletiva. Foi Fellow do Programa Global Health Leaders do Public Health Institute, prestando serviço à Medtronic Foundation como Senior Global Technical Advisor (2016-2019). Em 2017 liderou a fundação do Fórum Intersetorial para Combate às DCNTs no Brasil (FórumDCNTs), do qual é Coordenador Geral. Vice-Presidente Global da Federação Internacional de Diabetes (IDF) e Membro do Departamento de Educação da SBD e da ADJ Diabetes Brasil, tem ampla experiência na facilitação de parcerias para a implementação, sustentabilidade e escala de programas e políticas de saúde.


Parceiros Institucionais:


Parceiro Corporativo:





bottom of page