qua., 25 de set.
|Evento híbrido
FP - Do Risco à Resiliência
Horário e local
25 de set. de 2024, 12:30 – 13:30 BRT
Evento híbrido
Sobre o evento
Inscreva-se aqui.
Os impactos das mudanças climáticas na saúde global estão se intensificando, com mais de 3,5 bilhões de pessoas vivendo em áreas altamente vulneráveis. Até 2050, as mudanças climáticas podem causar até 14,5 milhões de mortes e US$ 12,5 trilhões em perdas econômicas globalmente. À medida que o mundo se aproxima do limite crítico de 1,5 °C, estratégias urgentes de adaptação são necessárias.
Apesar dos compromissos que excedem US$ 1 bilhão para clima e saúde na COP28 e uma resolução sobre mudança climática e saúde pelos estados-membros da OMS, uma lacuna substancial de financiamento persiste. Países vulneráveis exigem centenas de bilhões anualmente para adaptação, mas os níveis atuais de financiamento são insuficientes, com acesso mínimo a fundos para partes interessadas locais e apenas uma fração do financiamento climático global chegando diretamente às comunidades.
O Collective MindS Climate x Health Council, o think tank da Foundation S, desenvolveu uma estrutura acionável para promover financiamento flexível e acessível para adaptações lideradas localmente que protejam a saúde. Para marcar a publicação deste relatório de ação, a Foreign Policy, a Foundation S e a Africa-Europe Foundation sediarão um evento de alto nível na UNGA, reunindo acadêmicos, formuladores de políticas e defensores. Este evento destacará como aqueles que trabalham na intersecção do clima e da saúde podem desbloquear o potencial das adaptações lideradas localmente, propor soluções para aumentar a resiliência dos sistemas de saúde e abordar as barreiras ao financiamento do clima e da saúde para garantir que o financiamento chegue aos mais necessitados.