qui., 08 de out. | Evento Online.

Instituto Desiderata - Seminário de Obesidade em crianças e adolescentes

A inscrição está fechada
Instituto Desiderata - Seminário de Obesidade em crianças e adolescentes

Horário e local

08 de out. de 2020 18:00
Evento Online.

Sobre o evento

O 2° Seminário de Obesidade em Crianças e Adolescentes do Instituto Desiderata, tem como objetivo chamar a atenção para o crescimento da obesidade infantil e os múltiplos fatores que a tornam uma questão de saúde pública. 

O médico Dráuzio Varella, a coordenadora de alimentação e nutrição do Ministério da Saúde, Gisele Bortolini, a professora Rute Costa e a médica Denise Lélis estarão entre os convidados.

Confira a programação:

08/10 - 18h

O panorama da obesidade infantil no Brasil

Apresentação e mediação: Roberta Marques – Diretora do Instituto Desiderata

Painel 1: II Panorama da Obesidade em crianças e adolescentes  – Elisa Mendonça – (Analista de saúde do Instituto Desiderata)

Nutricionista, especialista em Saúde Pública e mestre em Alimentação, Nutrição e Saúde. É Analista de saúde do Instituto Desiderata. No SUS atuou em diferentes atribuições, como formação em saúde e mais recentemente, na gestão da Atenção Básica do Estado do Rio de Janeiro.

Painel 2: Obesidade infantil e fatores de risco - Dr. Drauzio Varella.

Painel 3: O enfrentamento à obesidade infantil no Brasil - Gisele Bortolini (Ministério da Saúde/CGAN)

Servidora pública, nutricionista, doutora em nutrição e Coordenadora da CGAN/MS

14/10  - 19h

Comer, cozinhar e cuidar – aspectos fundamentais na promoção da saúde infantojuvenil

Apresentação e mediação: Elisa Mendonça - Analista de saúde do Instituto Desiderata

Painel 1: O resgate da culinária e da ancestralidade para a promoção de práticas alimentares saudáveis -  Rute Costa (INJC/UFRJ)

Nutricionista,Mestre em Alimentação, Nutrição e Saúde (UERJ), Doutora em Educação em Ciências e Saúde (Instituto NUTES/UFRJ),Coordenadora do Grupo de extensão e Pesquisa CulinAfro (UFRJ), Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena da Cidade Universitária de Macaé (Neabi Macaé), Membro da Área Científica Quilombos e Territórios (Associação Brasileira de Pesquisadores Negros), Membro do Grupo de Desigualdades na Educação e na Saúde (GEDES/ UFRJ), Vice Coordenadora de Extensão Universitária da UFRJ Campus Macaé

Painel 2: Cozinhar na infância - Gabriela Kapim (nutricionista e comunicadora)

Trabalha com crianças desde 1999 dando aulas de Capoeira, em 2003 se formou em Nutrição pela Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro e em 2013 estreou como apresentadora de TV no canal GNT o programa: Socorro! Meu Filho Come Mal, 2017 fez o Cozinha Colorida da Kapim e em 2018 Socorro! Meus Pais Comem Mal. “Ao longo desses anos trabalhando com nutrição e crianças, percebi que é preciso ampliar o olhar e encontrar uma forma de falar de alimentação saudável e educação em todos os lugares, através todos os assuntos, de diversas formas, e não somente  no momento das refeições. Eu entendo que trabalhar com coerência e responsabilidade é a chave para que se transmitir valores positivos de forma sutil e divertida. Acredito que com esse olhar amplo e muito envolvimento é possível transformar a alimentação brasileira de forma consciente e consistente.”

19/10  - 19h

Obesidade infantil em tempos de COVID 19

Apresentação e mediação: Roberta Marques – Diretora do Instituto Desiderata

Painel 1: Obesidade em crianças e adolescentes uma responsabilidade compartilhada – Lais Fleury e Livia Cattaruzzi Gerasimczuk  - Instituto ALANA

Laís Fleury é mãe da Alícia e Lia, cofundadora da Associação Vaga Lume,  é reconhecida como empreendedora social pela Ashoka desde 2003. Desde 2015 coordena o programa Criança e Natureza do Instituto Alana, é membro do Conselho de Líderes da International School Ground Alliance (ISGA) e é pós-graduada no tema “A vez e a voz das crianças: escuta antropológica e poética das infâncias”.

Livia Cattaruzzi Gerasimczuk  Advogada do programa Criança e Consumo, iniciativa do Instituto Alana, formada pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), secretária-geral da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB-SP) e representante do programa no Observatório de Publicidade de Alimentos (OPA)

Painel 2:  Infância e cuidado em tempos de pandemia – Denise Lellis

21/10  - 19h

Obesidade infantil desafios para comunicar

Apresentação e mediação: Rosa Mattos - jornalista ACT promoção da Saúde/ Aliança Pela Alimentação Saudável e Adequada

Painel 1: Politicas de alimentação e nutrição com foco na infância – Patricia Jaime -  NUPENS

Painel 2 - (gravado) Estigma da obesidade e políticas públicas – Olivia Cavalcanti - World of Obesity   Painel 3 - A experiência da campanha “obesidade infantil é coisa séria” Anna Cardoso (jornalista - gerente de comunicação Instituto Desiderata)

As transmissões serão feitas ao vivo pelo Youtube, mas é necessário fazer inscrição aqui.