top of page

qui., 02 de set.

|

Evento Online.

OPAS - Lançamento do Portal do ODS 3

O registro está fechado
Ver outros eventos
OPAS - Lançamento do Portal do ODS 3
OPAS - Lançamento do Portal do ODS 3

Horário e local

02 de set. de 2021, 12:30 – 14:00

Evento Online.

Sobre o evento

Antes da identificação da síndrome respiratória aguda grave devido ao coronavírus tipo 2 ou SARS-CoV-2 e da declaração da pandemia da doença coronavírus (COVID-19), progredir no cumprimento das metas da Meta de Desenvolvimento Sustentável nº 3 (ODS 3): Garantir uma vida saudável e promover o bem-estar de todos em todas as idades, embora positivos em algumas áreas, eram claramente insuficientes e desiguais entre os países das Américas. O atual contexto de pandemia impõe novos desafios às expectativas das pessoas em relação à saúde e ao bem-estar, ameaçando o cumprimento das metas do ODS-3 sob a promessa de não deixar ninguém para trás.

Reconhecendo a importância de abordar a interseccionalidade entre COVID-19, as metas do ODS 3 e a tarefa urgente de reduzir as iniquidades em saúde, a Alta Administração da OPAS estabeleceu como prioridade para apoiar os Estados Membros o desenvolvimento de uma iniciativa destinada a monitorar o progresso do cumprimento das metas do ODS 3, com ênfase especial no monitoramento das desigualdades sociais em seus indicadores de saúde. Com isso, esta iniciativa visa fortalecer a responsabilização e aplicar as melhores evidências disponíveis para informar a cooperação técnica na implementação de estratégias e ações prioritárias destinadas a alcançar o ODS 3, promovendo explicitamente a equidade; ou seja, não deixando ninguém para trás, no cenário regional pós-pandêmico.

Neste webinar, será apresentado o Portal ODS 3, ferramenta central da iniciativa para divulgar produtos analíticos, evidências científicas, monitores dos objetivos do ODS 3 e suas desigualdades - onde se evidencia o estado atual e as tendências médias e distributivas. Do ODS 3 estrutura de indicadores - e facilitar o acesso aos dados dos indicadores. O Portal oferece uma variedade de recursos de inteligência e evidência constantemente atualizados para orientar as ações que visam atingir os objetivos do ODS 3. A apresentação do Portal será seguida de um espaço de reflexão com três destacados painelistas sobre as perspectivas sub-regionais e nacionais de seu uso e a institucionalização em apoio ao objetivo comum de maximizar a contribuição da saúde para o desenvolvimento sustentável; finalmente, eles irão interagir com o público em um espaço de perguntas e respostas.

Painelistas:

Dr. Jarbas Barbosa (OPS/OMS)

Dr. Sebastián García (EIH)

Dr. Oscar Mujica (EIH)

Dr. Ludovic Reveiz (EIH)

Dr. Rolando Ocampo (CEPAL)

Dra. Maria del Carmen Calle (ORAS-CONHUDra.)

Sr. Gerry Eijkemans (OPS/OMS)

Inscreva-se aqui.

Compartilhe esse evento

bottom of page