top of page

ter., 14 de fev.

|

Evento virtual

Redação Aberta - Como o jornalismo patologiza e discrimina corpos gordos?

O registro está fechado
Ver outros eventos
Redação Aberta - Como o jornalismo patologiza e discrimina corpos gordos?
Redação Aberta - Como o jornalismo patologiza e discrimina corpos gordos?

Horário e local

14 de fev. de 2023, 10:00 – 11:30 BRT

Evento virtual

Sobre o evento

A primeira edição do Redação Aberta – 2023 traz uma temática que ainda carrega preconceitos, discriminações e estigmas: a gordofobia. O RA#32 vai discutir “Como o jornalismo patologiza e discrimina corpos gordos?”.

Não é raro ler reportagem vinculando pessoas gordas à doença ou na busca pelo emagrecimento. Essas abordagens são exemplos claros da materialização da gordofobia, preconceito que julgam as pessoas, exclusivamente, por uma característica física e se manifesta de diversas formas ao longo da vida, e em muitas situações nega direitos básicos à pessoa gorda, como foi caso do jovem Vitor Augusto Marcos de Oliveira, 25 anos, preto, que morreu na porta do hospital, porque a unidade não tinha equipamentos adequados para comportar seu corpo.

A gordofobia é um problema estrutural, entranhado na sociedade, e que usa do discurso da preocupação com a saúde – a patologização parece um discurso consolidado – para validar suas ações preconceituosas, que podem se configurar como agressões psicológicas e físicas. E por vezes, as narrativas dos veículos de comunicação reproduzem a gordofobia de forma institucionalizada.

Convidadas:

  • Agnes Arruda, Jornalista - que tem se dedicado a mostrar como a gordofobia age e retroage na vida das pessoas, em especial nos processos de comunicação
  • Jessica Balbino, Jornalista - colunista do Estado de Minas, que escreve sobre corpo, literatura e periferia

Inscreva-se para participar. Clique aqui.

Compartilhe esse evento

bottom of page