top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

11º Encontro do FórumDCNTs – 21/10


5 Anos Fomentando Parcerias Intersetoriais

Investir em CCNTs para proteger

Agenda


8h00 – Chegada de todos e acomodação


8h20 – Abertura: Boas-vindas (Mark Barone, FórumDCNTs) (Vídeo)


Mesa de abertura (Cristiano Soster, COSEMS-BA; Douglas Silva, ResMed; Jéssica Salgado, Novartis; Lucia Xavier, ADJ Diabetes Brasil; Marco Antônio da Silva, Viatris; Tatiana Schmeing, Boehringer Ingelheim; Douglas Villarroel, IDF-SACA;) (Vídeo)


9h00-10h00 – Contextualização: Cenário das DCNTs no Brasil (Moderação: Ricardo Lauricella, SBCD)

  • 9h05-9h15 - Quais as principais fraquezas, fortalezas e prioridades atuais em DCNTs no Brasil? - Laís Amaral, IDEC (Vídeo)

  • 9h20-9h30 - Epidemiologia das DCNTs e fatores de risco, o que mudou com a pandemia no Brasil? - Luciana Sardinha, Vital Strategies (Vídeo)

  • 9h35-9h45 - Status da Estratégia de Saúde Cardiovascular na APS, com a Implementação da Iniciativa HEARTS e o Previne Brasil - Patricia Izetti, SAPS-MS (Vídeo)

  • 9h45-10h00 - P&R

10h05-10h30 – Café Interativo


10h35-11h55 – Resposta Intersetorial ao desafio das DCNTs no Brasil: como, por que e riscos – (Moderação: Andrea Levy, Instituto Obesidade Brasil)

  • 10h45-11h00 - Como e por que trabalhar DCNTs de forma intersetorial? Como superar resistências? - Marco Akerman, FSP-USP (Vídeo)

  • 11h05-11h15 - Riscos e estratégias para lidar com conflitos de interesses em parcerias intersetoriais - Mônica Andreis, ACT Promoção da Saúde (Vídeo)

  • 11h20-11h30 - A experiência de uma nação com cultura intersetorial: estratégias e resultados para os desafios em Saúde Mental - Danilo Santos, Consulado Geral da Dinamarca (Vídeo)

12h00-13h00 – Almoço


13h05-14h35 – Relato dos Grupos Temáticos com Análise de Potencial de Enfrentamento e Parcerias por Stakeholders de Diferentes Setores (Moderação: Yara Baxter, FórumDCNTs | Novartis Foundation)


GT Respiratórias (Vídeo)

Comentários Karina Mauro Dib (SMS-SP) (Vídeo)

Comentários Márcio Galvão (UFBA) (Vídeo)


GT Obesidade (Vídeo)

Comentários Márcio Galvão (UFBA) (Vídeo)

Comentários Karina Mauro Dib (SMS-SP) (Vídeo)


GT Saúde Mental e Neurológica (Vídeo)

Comentários Cláudia Marina Fló (SES-SP) (Vídeo)

Comentários Enilda Lara (HCor) (Vídeo)


GT Diabetes (Vídeo)

Comentários Cláudia Marina Fló (SES-SP) (Vídeo)

Comentários Enilda Lara (HCor) (Vídeo)


GT Doenças Cardiovasculares (Vídeo)

Comentários Cláudia Marina Fló (SES-SP) (Vídeo)

Comentários Maria José Evangelista (CONASS) (Vídeo)


GT Alimentação Saudável (Vídeo)

Comentários Maria José Evangelista (CONASS) (Vídeo)

Comentários Tatiana Toporcov (FSP-USP) (Vídeo)


GT Oncologia (Vídeo)

Comentários Karina Mauro Dib (SMS-SP) (Vídeo)

Comentários Tatiana Toporcov (FSP-USP) (Vídeo)


GT Prevenção de DCNTs (Vídeo)

Comentários Enilda Lara (HCor) (Vídeo)

Comentários Márcio Galvão (UFBA) (Vídeo)



14h40-15h10 – Apresentação dos 5 melhores projetos e premiação dos dois melhores - (Patrícia de Luca, FórumDCNTs | AHF; Conrado Carrasco, Novo Nordisk; Tatiana Porto, Sanofi; Michelle Mello, Roche)


Abertura (Vídeo)


Resultados (Vídeo)

Busca ativa: Modelo Estruturado Cuidando de Todos (Vídeo)

Instituição: Secretaria Executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde.


EAD – Salvando Vidas I (Vídeo)

Instituição: Associação de Combate ao Câncer Infanto-juvenil.


Gestão de Cuidado de Dor Musculoesquelética (Vídeo)

Instituição: Tato Fisioterapia Inteligente.


Linha de Cuidado da Apnéia do Sono em Araguari-MG (Vídeo)

Instituição: Secretaria Municipal de Saúde / IMEPAC- Araguari.


Prevenção de Lesão por Pressão na UTI (Vídeo)

Instituição: Hospital Sírio Libanês e EEUSP.


15h15-15h45 – Café interativo


15h50-16h50 - Debate DCNTs e fatores de risco “ignorados” e “difíceis”: papel do setor público, privado, sociedade civil e intersetorialidade. Como avançar? (Moderação: Hermelinda Pedrosa, D-Foot | SBD) (Vídeo)

  • Simone Tcherniakovsky, Novo Nordisk

  • Luciano Drager, ABS | InCor

  • Catherine Moura, Abrale

  • Maria Paula de Albuquerque, CREN | IEA-USP


16h55 - Agradecimentos e Encerramento


Resumo do 11º Encontro do FórumDCNTs (Vídeo)


17h00-18h00 - Reunião Opcional entre GTs para troca e identificação de 7 prioridades que não podem faltar na Carta Anual de Prioridades


Painelistas e Moderadores


Andrea Levy

(Obesidade Brasil)

Graduada em Psicologia, Especialista em Obesidade e Transtornos Alimentares pelo HC-FMUSP. Atuou durante 15 anos em clínicas de cirurgia bariátrica e atualmente atua em consultório particular. Tendo sofrido com a obesidade na infância e adolescência, submeteu-se à cirurgia bariátrica aos 24 anos e desde então mantém menos 60kg e o entusiasmo em ajudar pessoas que passam por histórias parecidas. Autora do livro Cirurgia Bariátrica - Manual de instruções para pacientes e familiares e co-fundadora e atual presidenta do Instituto Obesidade Brasil.


Catherine Moura, MD, MSc

(Abrale)

Graduada em Medicina pela UNIFESO, Mestre em Saúde Pública (Saúde da Família) pela Universidade Estácio de Sá, Residência Médica em Medicina Preventiva e Social pela Faculdade de Medicina do ABC, especialista em Gestão hospitalar e Medicina do Trabalho pela Faculdade de Medicina do ABC (São Paulo). Experiência na área de Saúde Coletiva e Epidemiologia atuando principalmente nos seguintes temas: gestão em saúde, informação em saúde, política de saúde, qualidade hospitalar, vigilância hospitalar, epidemiologia aplicada aos serviços de saúde. Atualmente é CEO da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale).


Cláudia Marina Fló, MSc, PhD

(SES-SP)

Graduada em Ciências Biológicas e Fisioterapia, Mestre em Reabilitação pela Universidade Federal de São Paulo, Doutora em Ciências - Faculdade de Medicina da USP e Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Foi Presidente do Depto de Gerontologia da SBGG-SP, Presidente do Departamento de Gerontologia da SBGG e Presidente do Conselho Estadual do Idoso de São Paulo. Atualmente é Coordenadora da Área Técnica da Saúde do Idoso da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.


Danilo Santos

(Consulado Geral da Dinamarca)

Graduado em Relações Internacionais pela PUC-SP e Pós Graduado em Assuntos regulatórios. Atuou como Consulto de Saúde do Reino Unido UK Trade & Investment) e Gerente de Desenvolvimento de Negócios - Saúde e Ciências da Vida (Department For International Trade). Atualmente é Assessor de Relações Comerciais e Governamentais no Conselho de Comércio da Dinamarca na América Latina.


Enilda Lara, MSc, PhD

(HCor-PROADI)

Graduada em Nutrição, Mestre em Ciências Médicas pelo Programa de Pós-Graduação em Pediatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Doutora em Ciências da Saúde pelo Programa de Gerenciamento em Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP). Membro do COMPASSO - Programa Alimentar para Proteger o Coração e Membro do Comitê Diretivo do Programa Alimentar Brasileiro Cardioprotetor. Atua, ainda, como Coordenadora do Laboratório de Implementação de Conhecimento em Saúde (LICS) e de Projetos no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do PROADI-SUS do HCor.


Hermelinda Pedrosa, MD (D-Foot | SBD) Graduada pela Universidade Federal da Paraíba, Fellowship em Diabetes na Radcliffe Infirmary, Oxford-UK e Título de especialista em Endocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Atuou como docente da ESCS-DF (Escola Superior em Ciências da Saúde, Coordena o Polo de Pesquisa da Unidade de Endocrinologia da FEPECS (Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde), Hospital Regional de Taguatinga e Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal-SES-DF. Membro da Sociedades Brasileiras de Diabetes (SBD), onde foi presidente, da Associação Latino-Americana de Diabetes (ALAD), da American Diabetes Association (ADA), da SBEM. Coordena o Diabetic Foot Programme da International Diabetes Federation (IDF) para a região SACA. Atualmente é Diretora de Assuntos Governamentais da SBD e Vice-presidente D-Foot Internacional.


Karina Mauro Dib

(Secretaria Municipal de Saúde - SP)

Graduada em Enfermagem pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), com Aprimoramento em Psicooncologia pelo A.C. Camargo Câncer. Especialista em Atenção Domiciliar e Linhas de Cuidado em Enfermagem, incluindo: Doenças Crônicas Não Transmissíveis e Enfermagem Oncológica. Atuou como Supervisora Técnica em Saúde e atualmente é Assessora Técnica na Coordenação de Atenção Básica e representante da Área de Cuidado às DCNTs na Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, onde compõe a equipe da Área Técnica do Programa Melhor em Casa.


Laís Amaral, MSc, PhD

(IDEC)

Graduada em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP), Mestre e Doutora em Ciências pelo Departamento de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com um ano de Doutorado Sanduíche na Johns Hopkins Institute of Medicine. Membro da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável e faz parte do comitê coordenador da Comunidade de Prática América Latina e Caribe Nutrição e Saúde (Colansa). Atualmente é supervisora técnica do Programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).


Luciana Sardinha, MSc, PhD

(Vital Strategies)

Graduada em Nutrição pela Universidade de Brasília, Especialização em Epidemiologia e em Gestão Governamental pela UPIS, Mestre em Saúde Pública pela Universidade de Brasília, e Doutora pela Universidade de Brasília em Epidemiologia. Foi Consultora Nacional para doenças crônicas não transmissíveis da Organização PanAmericana de Saúde/Organização Mundial de Saúde, Coordenadora Geral de Doenças e Agravos não Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. Atualmente é Techinical Advisor of Epidimiology and Public Health da Vital Strategies.


Luciano Drager, MD, PhD

(ABSono)

Graduado em Medicina, Doutor em Ciências pela FMUSP, Livre-Docência pelo Departamento de Cardiopneumologia e Pós-Doutorado pela Johns Hopkins University. Atuou como Orientador permanente da Pós-graduação da Cardiologia e da Nefrologia da FMUSP, Médico Assistente da Unidade de Hipertensão do Instituto do Coração (InCor), membro do Programa Jovens Lideranças Médicas da Academia Nacional de Medicina, do Corpo Editorial dos Periódicos Científicos Current Hypertension Reports e Sleep Science e do Corpo Editorial do periódico CHEST, além de atuar como investigador principal do estudo epidemiológico que está avaliando distúrbios de sono na Coorte do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil). Atualmente é Diretor da Unidade de Hipertensão da Disciplina de Nefrologia da FMUSP e Presidente da Associação Brasileira do Sono (ABSono).


Marco Akerman, MD, MsC, PhD

(FSP-USP)

Graduado em Medicina, Especialista em Saúde Pública e Medicina Social pela Universidade Federal de Minas Gerais; Especialista em Gestão Hospitalar para o Setor Público - Fundação Getúlio Vargas; Mestrado em Planejamento e Financiamento do Setor de Saúde e PhD em Epidemiologia e Saúde Pública - Universidade de Londres; Especialista em Ativação de Mudanças na Graduação de Profissionais de Saúde - FIOCRUZ; Livre-Docente - FSP/USP. Foi Presidente da Associação Paulista de Saúde Pública e Vice-Presidente Regional para América Latina da União Internacional de Promoção e Educação na Saúde, fez consultorias para OPAS, FUNDAP-SP, Ministério da Saúde, ANS e Prefeituras/Secretarias Municipais. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Política, Gestão e Saúde / Faculdade de Saúde Pública-USP.


Maria José Evangelista, MSc

(CONASS)

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Sergipe, especialização em Administração Hospitalar pelo Centro São Camilo de Desenvolvimento em Administração da Saúde, especialização em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva - UFBA, especialização em Saúde Publica pelo Fundação Oswaldo Cruz, especialização em Evidence Based Chronic Illness Care pela University of Miami Miller School of Medicine e Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília. Atualmente é Assessora Técnica do Conselho Nacional de Secretários de Saúde.


Maria Paula de Albuquerque, PhD

(CREN | IEA-USP)

Graduada em Medicina na Escola Paulista de Medicina, residência em Nutrologia e Metabologia Pediátrica pela UNIFESP/EPM, Doutorado em Ciências pelo departamento de Endocrinologia clinica da Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina (2015) e Título de atuação em Nutrologia Pediátrica pela ABRAN/SBP. Membro do Departamento científico de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (gestão 2005/2007 e 2007/2009) e do Departamento de Fisiologia da EPM/UNIFESP. Diretora Clínica do Centro de Recuperação e Educação Nutricional CREN/UNIFESP. Atualmente é Gerente Geral Clínica do CREN e Vice-Coordenadora do grupo de pesquisa Nutrição e Pobreza-IEA/USP


Patrícia Izetti, MD, PhD

(Ministério da Saúde)

Graduada em Medicina e Doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Durante o doutorado, realizou investigação de biomarcadores e novos tratamentos para o câncer, tendo desenvolvido parte do seu projeto na França, no instituto IARC (International Agency for Research on Cancer), agência de pesquisa em câncer da Organização Mundial de Saúde (OMS), sediada em Lyon. Residência Médica em Radioterapia no Instituto Nacional de Câncer, experiência nos campos de radio-oncologia, oncologia molecular e oncogenética, com ênfase em estudos de radiobiologia e tratamentos radioterápicos, desenvolvimento de novas drogas anticâncer, identificação de biomarcadores diagnósticos e de resposta terapêutica e análises de predisposição hereditária ao câncer. Atualmente é Coordenadora da Coordenação-Geral de Prevenção de Doenças Crônicas e Controle do Tabagismo, da Secretaria de Atenção Primária a Saúde do Ministério da Saúde do Brasil (SAPS-MS).


Tatiana Toporcov, PhD

(FSP-USP)

Graduada em Odontologia, Doutorado direto em Ciências odontológicas (concentração em odontologia social) pela Faculdade de Odontologia da USP, Pós Doutora em Epidemiologia pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Atualmente é Professora Doutora do Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da USP. Tem experiência na área de Epidemiologia das Doenças e Agravos Não Transmissíveis, com ênfase em Epidemiologia do Câncer, atuando principalmente em estudos descritivos e pesquisas sobre fatores de risco e fatores prognósticos.



Instituições participantes


Abbott

Abrale

ACT Promoção da Saúde

ADJ Diabetes Brasil

Associação Brasileira de Hiercolesterolemia Familiar (AHF)

Associação Brasileira do Sono (ABS)

Associação Peter Pan

Beneficência Portuguesa

Boehringer Ingelheim

Centro Universitário São Camilo

CONASS

COSEMS-BA

Conselho Regional de Nutricionistas - 3ª Região (CRN-3)

D-FOOT International

Escola de Enfermagem da USP (EE-USP)

Execution Health

Faculdade de Saúde Pública da USP

Fleximedical

Fundação Novartis

Fundação ProAr

GEPRAPS

Glic

Governo da Dinamarca

GT Agenda 2030

Health Innova HUB

Hospital do Coração (HCor)

Hospital Sírio-Libanês

IFMSA Brazil

Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec)

Instituto Cordial

Instituto CPD

Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP)

Instituto de Saúde Mental e Diabetes

Instituto do Coração (InCor-FM-USP)

Instituto Obesidade Brasil

Instituto Opy de Saúde

Instituto Tellus

Lar Amigos de Jesus

Logicalis

Ministério da Saúde

Momento Saúde Editora

Movimento TJCC

Novartis

Novartis Foudation

Novo Nordisk

Painel Brasileiro da Obesidade

Pé de Feijão

ResMed

Roche

Sanofi

Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

Secretaria Municipal de Saúde de Araguari

Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo

Sociedade Beneficente Caminho de Damasco (SBCD)

Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)

Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD)

Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH)

Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)

Tato Fisioterapia Inteligente

Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Universidade Municipal São Caetano do Sul (USCS)

Viatris

Vital Strategies



Parceiros Corporativos


bottom of page