top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

2º Encontro do Fórum Intersetorial para Combate às DCNTs no Brasil - 15 de Maio de 2018

8:00 - 8:20 - Credenciamento

9:00 - 10:00 - DCNTs no Brasil, perspectivas nacionais e globais (moderação: Sérgio Petrilli, GRAACC)

10:00 - 10:50 - Parceria entre setores para garantir a sustentabilidade: case do HealthRise Brazil VC (moderação: Maria de Fatima Marinho, MS)

10:50 - 11:20 - Coffee-break e Visita aos Projetos

11:20 - 12:30 - Superando Barreiras para as Parcerias (moderação: Balduino Tschiedel, ICD e IDF-SACA) 

13:00 - 14:20 - Foto de Grupo e Almoço

14:25 - 14:35 - Avaliações e Apresentação da Sra. Tracey Rattray - Patricia de Luca, AHF 

14:50 - 17:00 - Design Thinking: Co-criação de Soluções para DCNTs - Adelia Santos, USCS

17:00 - 18:00 - Fechamento do Dia e Próximos Passos - Comitê Organizador


Palestrantes


Antonio Sérgio Petrilli, MD, PhD

(Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer - GRAACC)

Médico Pediatra, especialista em Oncologia Pediátrica pela Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE); Professor Titular Livre-Docente do Departamento de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina (UNIFESP-EPM); Diretor Geral do Instituto de Oncologia Pediátrica (IOP) do Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC)/UNIFESP-EPM; e Membro Fundador e Superintendente Geral do Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC).


Balduino Tschiedel, MD, MSc

(International Diabetes Federation e Instituto da Criança com Diabetes)

Graduado em Medicina pela UFRGS, em 1976, com especialização em Endocrinologia e mestrado em Genética pela mesma universidade. Chefiou o Serviço de Endocrinologia do Hospital N.S. da Conceição (GHC – Ministério da Saúde – Porto Alegre – RS) por 18 anos e, nos últimos 14 anos, dirige o Instituto da Criança com Diabetes, organização não governamental que atua em parceria com o GHC, onde assiste a 3500 crianças, adolescentes e adultos jovens com diabetes mellitus pelo Sistema Único de Saúde. É ex-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes (2012-2013) e atual presidente da IDF-SACA (Federação Internacional de Diabetes, Região América do Sul e Central) 2018-2019.


Ceres Neide Almeida Costa

(Secretaria de Saúde do Município de Vitória da Conquista)

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, pós-graduada em Saúde Coletiva, com ênfase em gestão de Serviços e Sistemas de Saúde (UFBA), especialista em Enfermagem Obstétrica e ainda em Auditoria de Sistemas de Saúde. Atuou como auditora em Saúde Pública da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, na Coordenação de Atenção Básica dos Municípios de Vitória da Conquista (1998-1999), Itambé (2000-2004) e Belo Campo (2005-2008) e ainda na Coordenação de Planejamento, Avaliação, Controle e Auditoria do município de Belo Campo desde 2008. Atualmente exerce a função de secretária de Saúde do município de Vitória da Conquista.


Manoel Messias Boaventura de Novais

(Ministério da Saúde)

Administrador de Empresas e comércio exterior com especialização em Gestão Pública em Assistência Farmacêutica pela Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília - UNB. Foi do Fundo Nacional de Saúde (2001/2002) e  Consultor Técnico da Coordenação-Geral de Programas e Projetos Estratégicos da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde (2002/2003). Diretor de Regulação, Auditoria, Controle e Avaliação do município de Camaçari/BA e Consultor Técnico da Coordenação-Geral de Medicina de Alta Complexidade/SAS/MS (2011/2015). Atualmente é Assessor Especial do Ministro da Saúde.


Márcio Galvão Oliveira, BPharm, MsC, PhD

(Instituto Multidisciplinar em Saúde/Universidade Federal da Bahia)

Professor de Farmácia Clínica da Universidade Federal da Bahia, campus de Vitória da Conquista desde 2008. Possui doutorado em Medicina e Saúde pela UFBA e tem como principal objeto de investigação o uso racional de medicamentos, especialmente na população idosa com doenças crônicas. Coordena atualmente o Projeto HealthRise Vitória da Conquista, com financiamento da Fundação Medtronic. Este projeto tem como objetivos aumentar o rastreio e melhorar o controle de usuários do SUS com diabetes e hipertensão.


Maria Angela Loguercio Bouskela, MD, MSc, MBA

(Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês)

Médica pediatra, com Mestrado e MBA pela USP. Consultora na área da Saúde, participa da coordenação do projeto HealthRise Brazil. Trabalhou por 21 anos na Indústria Farmacêutica; responsável pela Divisão de Produtos Biotecnológicos na Roche, e CEO na Stiefel. Tem sólida experiência em liderança e gestão em ambientes complexos. Há 8 anos trabalha em Washington DC, com experiência em consultoria para a Abt Associates e no programa Saúde na África do Banco Mundial, com vivência em 13 países, e com coaching e mentoria, focando em desenvolvimento profissional e pessoal.


Maria de Fatima Marinho de Souza, MD, PhD

(Ministério da Saúde)

Graduada em Medicina pela UFRJ, Mestre e Doutora em Medicina Preventiva/Epidemiologia pela USP. Foi Coordenadora Geral de Informações e Análise do Ministério da Saúde/Secretaria de Vigilância em Saúde (2005-2007), Coordenadora de Informações e Análise em Saúde da OPAS (2008-Set.2012) e Assessora responsável pelo Observatório Regional de Saúde da OPAS (Set.2012-Jan.2014). Atualmente é Diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde e Professora convidada do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Medicina Preventiva, Faculdade de Medicina da UFMG.


Mônica Andreis, MSc

(ACT - Aliança de Controle do Tabagismo + Saúde)

Psicóloga e Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo, Brasil. Especialista em Psicologia Hospitalar. Co-fundadora e atual Diretora Executiva da ACT Promoção da Saúde, uma organização não-governamental sem fins lucrativos criada para apoiar a implementação da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco da OMS. A ACT atua hoje com controle do tabaco, promoção da alimentação adequada e saudável, prevenção das doenças crônicas não transmissíveis e implementação dos objetivos de desenvolvimento sustentável. Membro da Diretoria da Framework Convention Alliance (FCA) de 2014 a 2016. Membro do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para Agenda 2030 no Brasil.


Pedro do Carmo Baumgratz de Paula, MSc

(Vital Strategies, Bloomberg Philanthropies e FGV)

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF e Mestre em Direito Econômico pela Universidade de São Paulo - USP. Professor do Programa de Pós-graduação lato sensu da FGV Direito São Paulo P e da graduação da Universidade São Judas Tadeu. Diretor Interino da Vital Strategies no Brasil e Coordenador-executivo da Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito em São Paulo.


Reynaldo Mapelli Júnior, PhD

(Ministério Público de São Paulo)

Graduado em Direito pela Faculdade do Largo de São Francisco da Universidade de São Paulo (USP) e Doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP (2015). Tem escrito sobre diversos assuntos de Direito Sanitário e é autor do livro sobre Ministério Público: judicialização da saúde: regime do jurídico do SUS e intervenção na administração pública (2017). Foi Chefe de Gabinete do Secretário de Estado da Saúde de São Paulo Giovanni Guido Cerri e Coordenador do Núcleo de Assuntos Jurídicos (NAJ) da Secretaria. Promotor de Justiça Assessor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo (CEAF-ESMP).


Richard Blumel, MBA

(CIES Global)

Engenheiro Elétrico com MBA em Gerenciamento de Negócios (FGV) e Especialização em Relações Governamentais e Institucionais (Insper/Aberje). Experiência de 23 anos no mercado farmacêutico e institucional, desenvolvendo trabalhos estratégicos e planos de ações influenciando formadores de opiniões políticas, técnicas e econômicas, com soluções inteligentes, tecnológicas e de alto impacto social. No CIES Global lidera o departamento de Relações Governamentais.


Tracey Rattray, MSW, MPH

(Public Health Institute)

Tracey Rattray foi diretora de prevenção de doenças crônicas e acidentes para regiões da Califórnia (2001 a 2017) e trabalhou em questões globais no International Planned Parenthood. Entre seus feitos destaca-se a liderança na elaboração e treinamento de centenas de organizações no Spectrum of Prevention, um modelo estratégico para lidar com questões complexas de saúde pública. Com ampla experiência na formação de coalizões, atualmente é Gerente Executiva da California Alliance for Prevention Funding, uma coalizão de organizações de saúde pública em todo o estado que defende a sustentabilidade de fundos dedicados a apoiar doenças crônicas e prevenção a acidentes, particularmente por meio de estratégias de prevenção primária.

Parceiros:

ACT Promoção de Saúde

Associação Samaritano

BD

Bloomberg Philanthropies

CIES Global

FGV

Fundação Novartis 

GRAACC - Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer

HealthRise 

Hospital Sírio-Libanês

Instituto da Criança com Diabetes

Instituto da Criança com Diabetes

Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês

Instituto Lado a Lado pela Vida

Instituto Multidisciplinar em Saúde

International Diabetes Federation

Medtronic Foundation

Ministério da Saúde

Ministério Público de São Paulo

Public Health Institute

Roche

Secretaria de Saúde de São Paulo

Secretaria de Saúde do Município de Vitória da Conquista

Universidade Federal da Bahia

Vital Strategies


Objetivos do 2° Encontro 


* Facilitar a reunião, o diálogo e a parceria entre o primeiro, segundo e terceiro setor;Superar barreiras para parcerias sustentáveis entre os setores, especialmente com o setor público;

* Compartilhar exemplos de parceria intersetorial estratégicas e bem-sucedidas para o combate às DCNTs no Brasil;

* Identificar onde o Brasil está avançando para alcançar o ODS 3.4 e, consequentemente, quais devem ser os principais focos do grupo do Fórum a fim de melhorar o cenário que será reportado na Reunião de Alto Nível da ONU em setembro;

* Co-desenvolver e implementar soluções inter- e multi-setoriais para o combate às DCNTs no Brasil.


bottom of page