top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

3º Encontro do Fórum Intersetorial para Combate às DCNTs no Brasil - 23 de Outubro de 2018

Objetivos do 3° Encontro


  1. Alinhar as prioridades com os da agenda 2030 e desenvolver soluções levando em conta compromissos, fortalezas e fraquezas do país.

  2. Aprender com relatos de casos de sucesso a:

  • Envolver formalmente os setores público, privado e terceiro setor;

  • Definir indicadores-chave para medir o impacto e a relação custo-benefício e ROI de iniciativas intersetoriais;

  • Colocar em prática planos de sustentabilidade e escalabilidade;


Programação


7:30 - 8:00 -  Credenciamento e Café de Boas-Vindas

8:00 - 8:20 -  Abertura - Mark Barone, PHI e MF; Roberto Kikawa, CIES Global; Fátima Marinho, MS; Patricia de Luca, AHF; Yara Baxter, Novartis Foundation; Pedro de Paula, Vital Strategies (Apresentação-Vídeo) e Boas-Vindas (Apresentação-Vídeo)

8:20 - 8:40 - Apresentação dos participantes (Patrícia de Luca, AHF) (Apresentação-Vídeo)

8:40 - 9:00 - Quais foram os compromissos oficiais assumidos pelo Brasil na Reunião de Alto Nível das Nações Unidas sobre as DCNTs? Quais são nossos três principais pontos fracos para a agenda de 2030? (Maria de Fátima Marinho, MS) (Apresentação-Vídeo)

9:00 - 9:15 - Quais compromissos oficiais não foram atingidos pela sociedade civil para a Reunião de Alto Nível das Nações Unidas sobre as DCNTs e por quê? (Laura Cury, ACT Promoção da Saúde (Apresentação-Vídeo) e Júlia Santos, Alianza Latina e Abrale) (Apresentação-Vídeo)

9:15 - 9:30 - Prioridades e barreiras já identificadas (Cristin Marona, Matchboxology) (Apresentação-Vídeo)

9:30 - 10:30 - Co-designing (Apresentação-Vídeo)

  • Mesa 1: Otimizando e Expandindo o Programa Médico Preventivo (líder: CIES Global, co-líderes: AHF, ADJ, SES-SP)

  • Mesa 2: Escalando eficiência dos cuidados com diabetes e hipertensão (líderes: HealthRise e Better Hearts Better Cities)

  • Mesa 3 - TJCC: Ampliando políticas públicas e centros/programas de excelência para detecção e tratamento precoces do câncer (líderes: Abrale, co-líder: Instituto Desiderata)

  • Mesa 4 - Alimentação Saudável: Avançando na rotulagem e taxação de alimentos (líder: ACT Promoção da Saúde)

  • Mesa 5: Estratégias multissetoriais para prevenção de DCNTs (líderes: Vital Strategies/Bloomberg Philanthropies e Agita-SP)

  • Mesa 6: Ampliando e melhorando os cuidados com diabetes, hipertensão, infarto e AVC (líderes: Telessaúde UFMG e HealthRise)

10:30 - 10:50 - Coffee-break e interação

10:50 - 12:30 - Continuação dos grupos de trabalho (Co-designing)

12:30 - 13:00 - Compartilhamento de resultados e Resumo Estratégico

13:00 - 14:30 - Almoço

________________________________________________________________________

14:30 - 14:40 - Painéis de Programas Intersetoriais

14:40 - 15:30 - Programs Partnership for Healthy Cities and Road Safety (moderador: Pedro de Paula, Vital Strategies/Bloomberg Philanthrophies)

  • O valor da saúde em todas as políticas (Roberto Kikawa, CIES Global) (Apresentação-Vídeo)

  • Como envolver outros departamentos do setor público para melhorar a saúde (Hannah Machado, Vital Strategies)

  • Avaliação do impacto dos investimentos em PPPs, levando a sociedades mais saudáveis (Simone Gallo Azevedo, Itaú)

  • Q&A

15:40 -16:30 - Lições do HealthRise Brazil (moderador: Davi Rumel, IEP-HSL) (Apresentação-Vídeo)

  • Lições Aprendidas (Antonio Luiz Pinho Ribeiro, UFMG)

  • Sustentabilidade e oportunidades de escalabilidade (Maria de Fátima Marinho, MS)

  • Integração de programas para uma abordagem mais ampla e completa com foco na pessoa (Márcio Galvão, UFBA)

  • Q&A

16:30 -16:45 - Coffee-Break

16:45 - 17:45 - Aprendizados Globais e Locais do Better Hearts Better Cities (moderador: Yara Baxter, Novartis Foundation)

  • Introdução (Johannes Boch, Novartis Foundation) (Apresentação-Vídeo)

  • Como e por que o setor público se compromete (Márcia Maria de Cerqueira Lima, Supervisão Técnica de Saúde de Itaquera)

  • O que atrai outros parceiros privados para unir forças (Luiz Maria Ramos Filho, Associação Samaritano)

  • Melhores estratégias e indicadores para monitorar as intervenções e entender custo-efetividade e ROI identificadas (Thomas Hach, Novartis Foundation)

  • Q&A

17:45 - 18:00 – Encerramento e próximos passos


Palestrantes


Antonio Luiz Pinho Ribeiro, MD, PhD

(Universidade Federal de Minas Gerais)

Professor Titular do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG e Coordenador do Setor de Inovação e Pesquisa do Hospital das Clínicas da UFMG, onde foi coordenador do Serviço de Cardiologia (2002-2008, 2016-2018), Diretor Técnico (2006-2010) e Diretor Geral (2010-2014). Presidente eleito da Sociedade Internacional de Eletrocardiologia (2019-2021), é pesquisador 1A do CNPq, pesquisador visitante da Universidade de Southampton (2017-2020) e editor associado das revistas BMJ Heart e Journal of Electrocardiology. Coordena a Rede de Telessaúde de Minas Gerais e é membro do Comitê Gestor do Projeto HealthRise Teófilo Otoni.


Ceres Neide Almeida Costa

(Secretaria de Saúde do Município de Vitória da Conquista)

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, pós-graduada em Saúde Coletiva, com ênfase em gestão de Serviços e Sistemas de Saúde (UFBA), especialista em Enfermagem Obstétrica e ainda em Auditoria de Sistemas de Saúde. Atuou como auditora em Saúde Pública da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, na Coordenação de Atenção Básica dos Municípios de Vitória da Conquista (1998-1999), Itambé (2000-2004) e Belo Campo (2005-2008) e ainda na Coordenação de Planejamento, Avaliação, Controle e Auditoria do município de Belo Campo desde 2008. Atualmente exerce a função de secretária de Saúde do município de Vitória da Conquista.


Cristin Marona, MPH

(Matchboxology)

Diretora de Mudança Positiva na Matchboxology, com foco em Mudança Social e Comportamental. Ela traz mais de 12 anos de experiência no setor de saúde pública global. Certificada em assistência social e Mestrado em Saúde Pública focado na saúde global, Cristin é especializada em mudança de comportamento, sistemas de saúde e equidade no espectro da pobreza e doenças. Cristin liderou trabalhos na Tanzânia, Quênia, Nigéria, Etiópia, Uganda, Ruanda, África do Sul, Moçambique, Zâmbia, Gana, Tadjiquistão, Cazaquistão, Quirguistão, Geórgia, bem como o trabalho doméstico nos Estados Unidos. Ela é Professora Adjunta na Escola de Saúde Pública da Universidade de Boston, especializada em design de programas baseados em práticas.


Davi Rumel, MD, PhD

(Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês)

Médico Sanitarista e Doutor em Epidemiologia. Professor de Epidemiologia e Bioestatística da USP (1983 a 1992) e de Saúde Coletiva da Universidade de Calgary (1993 a 2000). Na Anvisa, foi Gerente de Pós-Comercialização de Produtos (2001 a 2002) e Diretor Adjunto para a área de medicamentos (2003 a 2006). Trabalhou na Agência de Saúde Pública do Canadá e na Escola de Saúde Pública da Universidade de Alberta (2007 a 2011). Coordenou a Estratégia de Saúde da Família no extremo sul do Município de São Paulo (2011 a 2014), resultando no livro “Saúde que Funciona”. Atualmente, trabalha na Faculdade de Medicina da USCS e no IEP do Hospital Sírio-Libanês, onde coordena o Projeto HealthRise Brazil.


Johannes Boch, MSc

(Novartis Foundation)

Gerente de Projetos na Fundação Novartis. Para a iniciativa Better Hearts Better Cities, ele está gerenciando o capítulo brasileiro da iniciativa multi-stakeholders. Em sua função, ele apóia a estratégia da Fundação e os esforços de mudança organizacional em direção a finanças inovadoras. Antes de ingressar na Fundação Novartis, Johannes trabalhou no Instituto de Administração da Universidade de St. Gallen (HSG), em São Paulo, estabelecendo e gerenciando atividades de consultoria e pesquisa sobre Investimentos de Impacto para investidores e empreendedores, com foco em saúde. Além de tarefas com o grupo bancário do KfW, Johannes trabalhou como psicólogo clínico em diferentes instalações de pesquisa e de pacientes em toda a Europa. Johannes tem bacharelado e mestrado em psicologia, bem como licenciatura em Assuntos Internacionais pela Universidade de St. Gallen (CH).


Laura Cury, MSc

(ACT Promoção da Saúde)

Assessora de relações internacionais da ACT Promoção da Saúde.  Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).




Luiz Maria Ramos Filho, MD

(Associação Samaritano)

Médico pediatra, com especialização em Saúde Pública pela Fac. de Saúde Pública/USP; Adm. Hospitalar e Sistemas de Saúde pelo PROAHSA/FGV e Responsabilidade Social Empresarial pela ESPM/SP. Desenvolveu carreira na área de administração em saúde, nos mais diferentes segmentos, no setor público e no privado. Atualmente exerce o cargo de Superintendente de Responsabilidade Social da Associação Samaritano respondendo pela elaboração do planejamento estratégico para atender aos objetivos institucionais de patrocinar projetos relacionados à promoção à saúde e prevenção de doenças. Com a equipe de técnicos da área, responde pela seleção, monitoramento e avaliação dos projetos que são apoiados pela associação.


Márcia Maria de Cerqueira Lima

(Supervisão Técnica de Saúde de Itaquera)

 Graduada em Odontologia pela Universidade de São Paulo, com especialização em Odontopediatria pela Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. Participou em cursos locais de liderança, gestão e mediação de conflitos. Iniciou carreira no setor privado e atua na Prefeitura de São Paulo há 14 anos, na assistência odontológica e na gestão. Foi gestora de Unidades Básicas de Saúde do munícipio de 2007 a 2013 e desde 2014 trabalha na Supervisão Técnica de Saúde de Itaquera, esteve como interlocutora da Gestão Participativa, Atenção Básica, Estratégia da Saúde da família, Programa Mais Médicos, Provab, Telessaúde e Academia da Saúde. Atualmente é Supervisora Técnica de Saúde de Itaquera-SP.


Maria de Fatima Marinho de Souza, MD, PhD

(Ministério da Saúde)

 Graduada em Medicina pela UFRJ, Mestre e Doutora em Medicina Preventiva/Epidemiologia pela USP. Foi Coordenadora Geral de Informações e Análise do Ministério da Saúde/Secretaria de Vigilância em Saúde (2005-2007), Coordenadora de Informações e Análise em Saúde da OPAS (2008-Set.2012) e Assessora responsável pelo Observatório Regional de Saúde da OPAS (Set.2012-Jan.2014). Atualmente é Diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde e Professora convidada do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Medicina Preventiva, Faculdade de Medicina da UFMG.  


Pedro do Carmo Baumgratz de Paula, MSc

(Vital Strategies, Bloomberg Philanthropies e FGV)

 Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF e Mestre em Direito Econômico pela Universidade de São Paulo - USP. Professor do Programa de Pós-graduação lato sensu da FGV Direito - São Paulo e da graduação da Universidade São Judas Tadeu. Diretor da Vital Strategies no Brasil e Coordenador-executivo da Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito em São Paulo.


Roberto Kikawa, MD, MSc

(CIES Global)

Médico Gastroenterologista e Mestre em Medicina pela USP. Foi professor de medicina e médico nos setores público e privado, e diretor do Hospital São Camilo. Fundador, Presidente e empreendedor social a frente do CIES Global, onde leva atendimento médico especializado e humanizado, por meio de unidades móveis e fixas de saúde, para populações em alta vulnerabilidade social. Recebeu diversos prêmios, como: Empreendedor Social do Ano (Schwab Foundation, World Economic Forum e Folha de S. Paulo), Ashoka Fellow, Prêmio Cidadão Sustentável (Rede Nossa São Paulo e Catraca Livre), Prêmio Dom (Grupo Fleury), Fellow da Innovations In Healthcare (Duke University) e Fellow BMW Foundation.  


Simone Gallo Azevedo, MBA

(Itaú)

Head de Relações Institucionais do Itaú Unibanco e ativista da causa de mobilidade urbana. Advogada com MBA Executivo pela FGV e Ohio University, mestranda em Direito Humanos na PUC-SP, tem como propósito de vida colaborar para um mundo melhor para esta e próximas gerações. Com mais de 18 anos de experiência profissional no mundo Corporativo e há 5 anos atuando na área de relações institucionais, é responsável pela plataforma de mobilidade urbana do Itaú Unibanco, que promove a bicicleta como meio de transporte nas cidades.


Thomas Hach, MD

(Novartis Foundation)

Diretor de Healthcare Systems na Novartis. Membro da Novartis Corporate Strategy Group com ampla experiência global em otimização de cuidados para cuidados crônicos em PPP. Um dos líderes da Novartis para modelos baseados em resultados, baseados em resultados e de pagamento por desempenho para a indústria farmacêutica. Atualmente, ele está apoiando a Novartis Foundation como Senior Health Advisor. Ele ingressou na Novartis na Boehringer Ingelheim, onde foi Diretor Médico Sênior Global de Metabolismo da Área Terapêutica. Antes disso, ele era um diretor associado da McKinsey & Company, atuando como líder na área farmacêutica e na área da saúde. Dr. Hach realizou vários anos de pesquisa e prática clínica em diabetes / microcirculação no Karolinska Institutet, na Suécia. No início de sua carreira clínica, ele trabalhou em cirurgia ortopédica na Suécia e na Alemanha. Ele recebeu seu diploma de médico da Universidade de Mainz, na Alemanha.


Yara Carnevalli Baxter, PhD

(Fundação Novartis)

Iniciou sua carreira em Atenção à Saúde no Hospital das Clínicas, com mestrado e doutorado focados em Nutrição e Economia da Saúde pela Universidade de São Paulo. Durante sua jornada na Novartis como diretora de negócios (Nutrição e Oncologia), Comunicação Corporativa e Champion para a Diversidade & Inclusão, desenvolveu seu potencial em gerenciar negócios, liderar e treinar pessoas. Na Fundação Novartis, traz inovação na gestão de saúde urbana. Reconhecida como uma pessoa inspiradora na integração entre trabalho e vida pessoal.


Parceiros



Abbott

Abrale

ACT Promoção da Saúde

ADILA

AHF - Associação Hipercolesterolemia Familia

Alianza Latina

Artemisia

Associação Samaritano

Better Hearts Beters Cities

Bloomberg Philanthropies

CELAFISCS

CIES Global

Federação Internacional de Diabetes

FGV

Health Rise

ILP - Instituto do Legislativo Paulista

Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês

Instituto Desiderata

Itaú

Johnson & Johnson

Matchboxology

Medtronic Foundation

Ministério da Saúde

Novartis Foundation

Plan International

Prefeitura de São Paulo

Roche

Sanofi 

Secretaria de Saúde do Município de Vitória da Conquista

SESSP

Supervisão Técnica de Saúde de Itaquera

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Vital Strategies

bottom of page