• FórumDCNTs

5º Encontro do Fórum Intersetorial para Combate às DCNTs no Brasil - 23 de Outubro de 2019

Objetivos


1. Atualizar participantes sobre DCNTs no Brasil e no Mundo e conhecer as atualizações da agenda nacional de DCNTs do Ministério da Saúde.

2. Compreender as prioridades e oportunidades de parceria com o Ministério da Saúde do Brasil.

3. Aprender com relatórios de casos sobre:

  • Parcerias com o setor privado e entre setores

  • Potencial e Impacto de inovações multisetoriais

  • Parcerias Intersetoriais vs Conflito de Interesses

  • Medição de impacto

4. Produzir Carta de Prioridades às Autoridades


PROGRAMAÇÃO


7:30 - 7:50 -  Credenciamento

7:50 - 8:20 -  Boas-vindas (Apresentação-Vídeo) e Abertura (Apresentação-Vídeo)

Mark Barone, PHI-MF; Eduardo Marque Macário, Ministério da Saúde; Carmino Antônio de Souza, Conasems; Katia de Pinho Campos, OPAS/OMS; José Luiz Gomes do Amaral, APM; José Otávio Corrêa, Abbott; Isabela Vargas, Sanofi; Simone Tcherniakovsky, Novo Nordisk;  Thais Junqueira, Associação Samaritano; Thais Moreno, Bayer

8:30 - 8:50 - Apresentação dos participantes (Ricardo Lauricella, FórumDCNTs)


8:50 - 9:50 - Painel 1 - Parcerias Intersetoriais vs Conflitos de Interesse (moderação: Márcia Regina de Mattos Chaves, PMSP) (Apresentação-Vídeo)


9:50 - 10:10 - Papel dos diferentes setores e parcerias multisetoriais que avançam a agenda das DCNTs no Brasil (facilitação: Yara Baxter, Novartis Foundation) 


10:20 - 10:50 - Coffee-Break


11:00 - 12:00 - Painel 2 - Seleção de indicadores para medição de impacto e ROI e sua relevância para atrair investimentos e influenciar políticas (moderação: Maria Angela Bouskela, YOM) (Apresentação-Vídeo)


12:10 - 13:10 - Como os três níveis de governo planejam o combate as DCNTs no Brasil e como encaram parcerias com os outros setores? (moderação: Patrícia de Luca, AHF) (Apresentação-Vídeo)


13:30 - Almoço


14:30 - 15:40 -  Qual deve ser o foco no combate às DCNTs no Brasil? O que está funcionando e o que não está? (moderador: Pedro de Paula, Vital Strategies)

  • Deborah Malta (UFMG) - Estamos no caminho certo para atingir a meta 3.4 da ONU? Pontos fortes e gargalos no Brasil (Apresentação-Vídeo)

  • Katia de Pinho Campos (OPAS/OMS) - Como as estratégias brasileiras para enfrentamento das DCNTs se comparam às estratégias globais? Propostas de melhoria (Apresentação-Vídeo)

  • Eduardo Marque Macário (MS) - Quais mudanças esperar no plano nacional de DCNTs e como o FórumDCNTs pode contribuir - (Apresentação-Vídeo)

  • Perguntas e  Respostas (Apresentação-Vídeo)


15:45 - 17:50 -  Início das Atividades dos Grupo de Trabalho (facilitador: Mark Barone, PHI-MF)

Grupo 1: Grupo de trabalho sobre Advocacia Cardiovascular (facilitação: Patrícia Vieira de Luca, Diretora Executiva da AHF) (Apresentação-Vídeo)

Grupo 2: Grupo de Trabalho sobre Diabetes (facilitação: Márcio Galvão, Professor da UFBA) (Apresentação-Vídeo)

Grupo 3: TJCC: Grupo de Trabalho sobre Oncologia (facilitação: Evelyn Kowalczyk, Analista de Projetos do Instituto Desiderata) (Apresentação-Vídeo)

Grupo 4: Grupo de Trabalho sobre Alimentação Saudável (facilitação: Bruno Helman, Assessor de Relações Institucionais da ACT) (Apresentação-Vídeo)

Grupo 5: Grupo de Trabalho sobre AVC (facilitação: Sheila Martins, Vice-Presidente da World Stroke Organization) (Apresentação-Vídeo)

Grupo 6: Grupo de Trabalho sobre Obesidade (facilitação: Pedro de Paulo, Diretor da Vital Strategies) (Apresentação-Vídeo)

Grupo 7: Grupo de Trabalho sobre DCNTs em Crianças (facilitação: Gabriela Guida, Gerente de projetos da Plan International Brazil) (Apresentação-Vídeo)

Grupo 8: Grupo de Trabalho sobre Saúde Mental e Neurológica (facilitação: Giulia Gamba, Desenvolvedora de Comunicação da AME) (Apresentação-Vídeo)


17:50 - 18:00 -  Fechamento


PALESTRANTES e FACILITADORES


Carmino Antonio de Souza, MD, PhD, LD

(Secretaria Municipal de Saúde Campinas)

Professor titular do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, onde desenvolveu sua carreira acadêmica: Graduação em Medicina (1975), Residência Médica (1976-1979), Docente da Disciplina de Hematologia e Hemoterapia desde 1979, Doutor em Medicina Interna (Concentração em Hematologia 1987), Livre-Docente (1996). Pós-doutorado na Universidade de Genova/Itália (1997-1998). Cerca de 360 trabalhos científicos publicados, mais de 10000 citações na literatura de mais de 1000 comunicações científicas em congressos nacionais e internacionais.  Diretor da ABHH, Conasems e Ex-Presidente do COSEMS-SP. Atualmente é Secretário Municipal de Saúde de Campinas.



Deborah Carvalho Malta, MD, MSc, PhD

(UFMG, GBD Brasil)

Professora Associada e pesquisadora da Escola de Enfermagem da UFMG. Possui Pós-Doutorado (Universidade Nova de Lisboa), Doutorado em Saúde Coletiva (Universidade Estadual de Campinas), Mestrado em Saúde Pública (UFMG), Graduação em Medicina (Universidade Federal de Juiz de Fora), residência médica em Pediatria e Medicina Social. Trabalhou como diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde por 12 anos e coordenou inquéritos nacionais, como a Pesquisa Nacional de Saúde, o Vigitel, Pense e o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das DCNT no Brasil, 2011- 2022. Coordena o Grupo de Pesquisa do GBD Brasil.