top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

5º Encontro do FórumDCNTs - Grupos de Trabalho

OBJETIVOS PRINCIPAIS


  • Facilitar a parceria entre instituições dos setores privado, público e sociedade civil

  • Identificar desafios concretos nas diferentes áreas de DCNTs para permitir que os membros dos GTs trabalhem juntos para enfrentá-los

  • Alinhar os planos dos GTs com as prioridades e necessidades principais para combate às DCNTs no Brasil


PROGRAMAÇÃO

14:30 - Início das Atividades

14:30 - 15:40 -  Qual deve ser o foco no combate às DCNTs no Brasil? O que está funcionando e o que não está? (moderador: Pedro de Paula, Vital Strategies)

  • Estamos no caminho certo para atingir a meta 3.4 da ONU? Pontos fortes e gargalos (Deborah Malta, UFMG) (Apresentação-Vídeo)

  • Como as estratégias brasileiras para enfrentamento das DCNTs se comparam às estratégias globais? Propostas de melhoria (Katia de Pinho Campos, OPAS/OMS) (Apresentação-Vídeo)

  • Quais mudanças esperar no plano nacional de DCNTs e como o FórumDCNTs pode contribuir (Eduardo Marque Macário, MS) (Apresentação-Vídeo)

  • Perguntas e  Respostas (Apresentação-Vídeo)

15:45 - 17:50 -  Início dos Trabalhos (facilitador: Mark Barone, PHI-MF)

  • Grupo 1: Grupo de trabalho sobre Advocacia Cardiovascular (facilitação: Patrícia Vieira de Luca, Diretora Executiva da AHF) (Apresentação-Vídeo)

  • Grupo 2: Grupo de Trabalho sobre Diabetes (facilitação: Márcio Galvão, UFBA) (Apresentação-Vídeo)

  • Grupo 3: TJCC: Grupo de Trabalho sobre Oncologia (facilitação: Evelyn Kowalczyk, Analista de Projetos do Instituto Desiderata) (Apresentação-Vídeo)

  • Grupo 4: Grupo de Trabalho sobre Alimentação Saudável (facilitação: Bruno Helman, Assessor de Relações Institucionais da ACT) (Apresentação-Vídeo)

  • Grupo 5: Grupo de Trabalho sobre AVC (facilitação: Sheila Martins, Vice-Presidente da World Stroke Organization) (Apresentação-Vídeo)

  • Grupo 6: Grupo de Trabalho sobre Obesidade (facilitação: Luiza Amorim, Vital Strategies) (Apresentação-Vídeo)

  • Grupo 7: Grupo de Trabalho sobre DCNTs em Crianças (facilitação: Gabriela Guida, Gerente de projetos da Plan International Brazil) (Apresentação-Vídeo)

  • Grupo 8: Grupo de Trabalho sobre Saúde Mental e Neurológica (facilitação: Giulia Gamba, Desenvolvedora de Comunicação da AME) (Apresentação-Vídeo)

17:50 - 18:00 -  Fechamento


PALESTRANTES e FACILITADORES



Deborah Carvalho Malta, MD, MSc, PhD

(UFMG, GBD Brasil)

Professora Associada e pesquisadora da Escola de Enfermagem da UFMG. Possui Pós-Doutorado (Universidade Nova de Lisboa), Doutorado em Saúde Coletiva (Universidade Estadual de Campinas), Mestrado em Saúde Pública (UFMG), Graduação em Medicina (Universidade Federal de Juiz de Fora), residência médica em Pediatria e Medicina Social. Trabalhou como diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde por 12 anos e coordenou inquéritos nacionais, como a Pesquisa Nacional de Saúde, o Vigitel, Pense e o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das DCNT no Brasil, 2011- 2022. Coordena o Grupo de Pesquisa do GBD Brasil.



Eduardo Marques Macário, MSc, PhD (Ministério da Saúde)

Graduado em Farmácia pela Universidade Federal de Pernambuco (1996), Mestrado em Saúde Pública pela FIOCRUZ/PE (2001) e Doutorado em Epidemiologia pela UFRGS (2013). Consultor técnico do Ministério da Saúde (de 2001-/2009), na gerência técnica do SINAN e na coordenação geral de doenças e agravos não transmissíveis. Desde 2010, atuou em saúde indígena da FUNASA e como coordenador do programa EPISUS na SVS/MS (2011-2012). Gerente de Doenças Imunopreveníveis e Imunização e Diretor de Vigilância Epidemiológica para o estado de Santa Catarina (2013-2018) e Gerente de Vigilância de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais da SES/SC. É atualmente Diretor do Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças não Transmissíveis.



Katia de Pinho Campos, MHSc, MBA, PhD  (OPAS/OMS)

Doutorado em Saúde Pública e Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Toronto (Canadá), e Mestrado em Administração de Empresas (MBA). Com sólida carreira em Saúde Pública, trabalhou no Canadá, Chile, México, Tanzânia, Moçambique, Filipinas, China, Mongólia, Vietnã, Laos, em Promoção da Saúde, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Saúde Urbana, Prevenção de HIV/AIDS, entre outras áreas. Lidera a unidade de Determinantes da Saúde, Doenças Não Transmissíveis (DNTs) e Saúde Mental na Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), onde é responsável pela gestão de projetos de cooperação técnica com o Ministério da Saúde do Brasil e Secretarias Estaduais de Saúde.


Ma

rk Barone, PhD                                           

(Public Health Institute e Medtronic Foundation)

Doutor em Físiologia Humana pela USP, Especialista em Educação em Diabetes e em Comunicação e Marketing. Desde 1999 desenvolve projetos nacionais e internacionais de Pesquisa e Educação em Saúde, Empoderamento e Liderança de Im-pacientes, e Divulgação Científica. Autor do livro "Diabetes: conheça mais e viva melhor". Membro da Diretoria da ADJ Diabetes Brasil, foi Fellow do Programa Global Health Leaders do PHI (2016-2019), atualmente é Diretor Técnico do Instituto de Saúde Pública do Brasil (PHI-Brazil), prestando serviço à Medtronic Foundation como Global Technical Advisor. No Brasil supervisiona a implementação dos programas HealthRise e HeartRescue Brazil.   



Pedro do Carmo Baumgratz de Paula, MSc

(Vital Strategies e FGV)

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF e Mestre em Direito Econômico pela Universidade de São Paulo - USP. Professor do Programa de Pós-graduação lato sensu da FGV Direito - São Paulo e da graduação da Universidade São Judas Tadeu. Diretor da Vital Strategies no Brasil e Coordenador-executivo da Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito em São Paulo.


Instituições participantes:

Abbott

Abrale/Abrasta

ACT Promoção da Saúde

ADJ Diabetes Brasil

Associação Amigos Múltiplos (AME)

Associação Brasiliera de Hipercolesterolemia Familiar (AHF)

Associação Paulista de Medicina (APM)

Associação Samaritano

Bayer

Bloomberg Philanthropies

CONASEMS

Crônicos do Dia a Dia

Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (DASNT)

Grupo de Advocacy em Cardiovascular

InCor-HC-FMUSP

Instituto Desiderata

Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE)

Instituto Saúde e Sustentabilidade

International Diabetes Federation - Região SACA

Janssen

Johnson & Johnson

Medtronic Foundation

Ministério da Saúde

Novartis Foundation

Novo Nordisk

Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)

Organização Mundial da Saúde (OMS)

Pé de Feijão

Plan Evaluation

Plan International

Public Health Institute (PHI)

Rede Brasil AVC

Roche

Sanofi

Secretaria da Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (SAPS/MS)

Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB)

Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS)

Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo

Serviço Social da Indústria (SESI-CNI)

Sociedade Brasiliera de Hipertensão

Vital Strategies

Viva com Epilepsia

Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí (UFVJM)

Young Leaders in Diabetes - International Diabetes Federation




bottom of page