Buscar

7° Encontro FórumDCNTs - 23/10

Atualizado: Nov 12

"Como 'build back better' levando o Brasil de volta aos trilhos para atingir a meta 3.4?"

Objetivos


- Identificar prioridades atuais no combate das DCNTs e ajustes necessários para o enfrentamento eficaz;

- Aprender através de modelos de sucesso e planos dos diferentes setores a nível nacional e internacional;

- Desenvolver estratégias colaborativas para garantir sustentabilidade e escala de programas e políticas que serão especialmente fundamentais neste momento para que o país não regrida na meta 3.4 do ODS 3.



Agenda


7h30 – Entrada na Plataforma


8h00-8h40 – Abertura identificando preocupações e prioridades para ações inter e multisetoriais no enfrentamento às DCNTs neste momento (Eduardo Marques Macário, MS; José Cristiano Soster, SESAB; José Otávio Corrêa, Abbott; Maria de Fatima Marinho, Vital Strategies; Marília Gusmão, Boehringer; Mark Barone, FórumDCNTs; Mônica Andreis, ACT; Ronaldo Wieselberg, ADJ; Simone Tcherniakovsky, Novo Nordisk; Yara Baxter, Novartis Foundation) (Vídeo)


8h50-9h10 – Atualização sobre Enfrentamento das DCNTs no Atual Contexto (Eduardo Macário, SVS-MS) (Vídeo)

9h15-10h45 - Painel 1 (painel em inglês) International perspectives on the current NCD priorities to achieve SDG 3.4 (moderado por Katia de Pinho Campos, OMS) (Vídeo)

  • 9h20-9h35 - How global philanthropies support NCDs during and after the pandemic - Paurvi Bhatt (Medtronic Foundation) (Vídeo)

  • 9h40-9h55 - NCDs prevention programs and policies to be prioritized – global and local challenges - Ch'uya H. Lane (Consultant in Public Health Policy Advocacy) (Vídeo)

  • 10h00-10h15 - Type 2 diabetes: the 21st Century global epidemic - Andrew Boulton (International Diabetes Federation) (Vídeo)

  • 10h15-10h40 - Debate (Vídeo)

10h40-11h00 - Café


11h10-12h30 - Apresentação e Reunião Grupos Temáticos - Patrícia de Luca (FórumDCNTs e AHF)

  • Alimentação Saudável (Marilia Albiero, ACT Promoção da Saúde; Bruna Lima, FórumDCNTs; Luisa Haddad, Pé de Feijão; Luisete Bandeira, OPAS)

  • Diabetes (Marília Gusmão, Boehringer Ingelheim; Balduino Tchiedel, ICD; Eduardo Vieira, Sanofi; Elton Junio Sady, UFMG; Fadlo Fraige Filho, ANAD/FENAD; Gabriela Cavicchioli, IBTED; Hermelinda Pedrosa, SBD/SBEM; Lucas Xavier, LEAD-EEUSP; Regina Bernal, NUPENS; Ronaldo Wieselberg, ADJ)

  • Doenças Cardiovasculares (Patrícia de Luca, AHF/FórumDCNTs; Alberto Ogata, FGV; Márcio Galvão, UFBA; Mariana Silveira, Tellus; Rafael Dall'Alba, OPAS)

  • Obesidade (Simone Tcherniakovsky, Novo Nordisk; Glauciene Leister, MS; Thais Veloso de Oliveira, MS)

  • Prevenção de DCNTs (Yara Baxter, Novartis Foundation; Alanna Gomes da Silva, UFMG; Deise Hajpek; Alianza Latina; Diogo Alves, OPAS/OMS; Frida Plavnik, SBH; Luiz Bortolotto, InCor; Victor Matsudo, CELAFISCS)

  • Saúde Mental (Ricardo Lauricella, FórumDCNTs; Bruna Rocha Silveira, AME; Catarina Dahl, OPAS; Eduardo Caminada Jr, Viva com Epilepsia; Soraya Carvalho, NEPS-CIATOX-SESAB)

  • Todos Juntos Contra o Câncer (Tiago Cepas, Abrale/TJCC; Cássia Borges, Instituto Oncoguia)

12h30-13h20 - Almoço

13h30-14h30 - Painel 2 – Construção da Rede Nacional de Prevenção, Rastreio e Tratamento de Câncer de Colo do Útero (moderado por Rafael Dall’Alba, OPAS) (Vídeo)

  • Andre Carvalho, IARC-OMS (Vídeo)

  • Antônio Braga Neto e Yara Furtado, SAPS-MS (Vídeo)

  • Letícia Katz, SES-Pernambuco (Vídeo)

  • Debate (Vídeo)

14h40-14h50 – Café


15h00-16h30 - Painel 3 – Alinhamento Multisetorial para Enfrentamento de Prioridades em DCNTs (moderado por Marília Gusmão, Boehringer Ingelheim) (Vídeo)

  • 15h00-15h10 - Apresentação do Rascunho da Carta Aberta de Prioridades 2020 (Ricardo Lauricella, FórumDCNTs) (Vídeo)

  • 15h10-15h20 - O papel das parcerias com o 3° setor e setor privado nas prioridades de DCNTs (Álvaro Avezum, SOCESP) (Vídeo)

  • 15h25-15h35 - Engajamento da SES-SP para enfrentar prioridades no combate das DCNTs (Marco Antonio de Moraes, SES-SP) (Vídeo)

  • 15h40-15h50 - Como e com quais parceiros a Atenção Primária está atuando sobre prioridades de enfrentamento às DCNTs? (Graziela Tavares, SAPS-MS) (Vídeo)

  • 15h55-16h05 - O papel do legislativo nas parcerias para o enfrentamento às doenças crônicas (Carlos Bezerra Jr.) (Vídeo)

  • 16h10-16h30 - Perguntas e Respostas (Vídeo)

Agradecimentos e Encerramento

PALESTRANTES e FACILITADORES


Álvaro Avezum, MD, PhD, FESC, FACC

(SOCESP)

Graduado em Medicina e com Residência Médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Residência em Cardiologia Clínica, Emergências e Terapia Intensiva pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Título de Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Entre 1989 e 2011 participou de 70 projetos de pesquisa, é Membro do Comitê Diretivo Internacional de 48 estudos clínicos e epidemiológicos. Professor Livre Docente e Doutor em Cardiologia pela Universidade de São Paulo (USP) e Professor responsável pela Disciplina de Pesquisa e Medicina Cardiovascular. Membros da diretoria da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP).


Andrew Boulton, MBBS, MD, FRCP, DSc, FICP, FACP

(International Diabetes Federation - IDF)

Graduado em medicina pela Newcastle-upon-Tyne University. Médico consultor da Manchester Royal Infirmary e professor de medicina na Manchester University e professor convidado na Miami University, com especial interesse em diabetes e suas complicações. Foi Presidente da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes (EASD), onde fundou o Grupo de Estudo de Pé-Diabético. Atualmente é Editor-Associado do periódico Diabetes Care, Presidente da Federação Internacional de Diabetes (IDF) e da Worldwide Initiative for Diabetes Education.


Andre Carvalho, MD, MPH, PhD

(IARC-OMS)

Graduado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCamp), Residência Médica em Cirurgia Oncológica (Especialização em Cirurgia de Cabeça e Pescoço) pela Fundação, Doutorado em Oncologia pela Universidade de São Paulo (FMUSP - 2002), Mestrado em Saúde Pública pela University of Washington, Seattle-EUA, Pós-doutorado na Johns Hopkins University, Baltimore-EUA, e Livre Docência em Oncologia pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador do Grupo de Rastreio do Câncer da IARC (OMS), onde lidera capacitação, treinamento e desenvolvimento de ferramentas para ajudar os países a coletar e comparar dados de rastreamento do câncer em todo o mundo, com foco particular em países de baixa e média renda.


Antônio Braga Neto, MD, MSc, PhD

(DAPES-SAPS-MS)

Graduou-se em Medicina, especializou-se em Ginecologia e Obstetrícia com título de especialista conferido pela FEBRASGO/AMB, Mestrado e Doutorado em Obstetrícia, dois Pós-Doutorados o primeiro pelo Departamento de Ginecologia e Obstetrícia e o segundo pelo Programa de Pós-Graduação em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, e Livre Docência em Obstetrícia. É Professor de Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordena a Linha de Cuidado da Mulher com Doença Trofoblástica Gestacional na Maternidade Escola da UFRJ (membro titular do Conselho Diretor). Atualmente é Diretor da DAPES-SAPS no Ministério da Saúde.


Carlos Bezerra Jr., MD

(Deputado)

Formado em Medicina, com especialização em Ginecologia e Obstetrícia, Carlos Bezerra Jr. foi secretário de Esportes e Lazer da Cidade de São Paulo, tendo iniciado a vida pública como o mais jovem vereador eleito de São Paulo em 2000. Foi presidente da Comissão de Direitos Humanos, e é autor da lei estadual de combate ao trabalho escravo, conhecida como “Lei Bezerra”, que é considerada referência mundial sobre o tema pela Organização das Nações Unidas. É também o autor da Lei que criou o programa Mãe Paulistana, responsável pela redução da mortalidade materna e infantil nos hospitais públicos da cidade de São Paulo . Foi preletor em eventos da ONU em Nova York e Genebra.


Ch'uya H. Lane, MPH

(Consultant in Public Health Policy Advocacy)

Graduada em Ciência Politica e Relações Internacionais pelo Swarthmore College e M.P.H em Saúde Internacional pela Emory University. Ampla experiência com advocacy e como diretora de programas para a promoção e implementação de políticas públicas. Entre as organizações nas quais trabalhou destacam-se a Campaign for Tobacco-Free Kids e a Bloomberg Philanthropies. Diretora de Prevenção à Obesidade no Global Health Advocacy Incubator até julho de 2020. Atualmente trabalha como Consultora de Advocacy em Políticas de Saúde Pública.

Eduardo Marques Macário, MSc, PhD

(Ministério da Saúde)

Graduado em Farmácia pela Universidade Federal de Pernambuco (1996), Mestrado em Saúde Pública pela FIOCRUZ/PE (2001) e Doutorado em Epidemiologia pela UFRGS (2013). Consultor técnico do Ministério da Saúde (de 2001-/2009), na gerência técnica do SINAN e na coordenação geral de doenças e agravos não transmissíveis. Desde 2010, atuou em saúde indígena da FUNASA e como coordenador do programa EPISUS na SVS/MS (2011-2012). Gerente de Doenças Imunopreveníveis e Imunização e Diretor de Vigilância Epidemiológica para o estado de Santa Catarina (2013-2018) e Gerente de Vigilância de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais da SES/SC. É atualmente Diretor do Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças não Transmissíveis.


Graziela Tavares

(DEPROS - Ministério da Saúde)

Graduada em Enfermagem de Família, com especialização em Redes de Atenção e Mestranda em Políticas Públicas de Saúde/Fiocruz. Atualmente é assessora no Gabinete do Departamento de Promoção da Saúde (DEPROS) do Ministério da Saúde desde novembro de 2010, com a Política de Atenção Primária.

José Cristiano Soster

(SESAB - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia)

Graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e pós-graduado pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul na modalidade de Residência Multidisciplinar Integrada com Ênfase em Saúde Coletiva. Atuou na Atenção e Gestão na Saúde Pública, Coordenação da Estratégia de Saúde da Família, Coordenador do Núcleo de Atenção Integral e posteriormente Diretor da Atenção Básica do Município de Santa Maria. Trabalhou na Gestão Estadual como Coordenador de Políticas de Saúde e atualmente é Diretor da Diretoria de Atenção Básica da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia.


Kátia de Pinho Campos, MHSc, MBA, PhD

(OMS)

Doutorado em Saúde Pública e Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Toronto (Canadá), e Mestrado em Administração de Empresas (MBA), com sólida carreira em Saúde Pública, trabalhou no Brasil, Canadá, Chile, México, Tanzânia, Moçambique, Filipinas, China, Mongólia, Vietnã, Laos, em Promoção da Saúde, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Saúde Urbana, Prevenção de HIV/AIDS, entre outras áreas. Liderou a unidade de Determinantes da Saúde, Doenças Não Transmissíveis (DCNTs) e Saúde Mental na Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil até julho de 2020. Atualmente trabalha no Departamento de DCNTs da Organização Mundial Saúde em Genebra.


Leticia Katz, MD

(SES-Pernambuco)

Graduada em Medicina pela FMUFP, Residência em Ginecologia/ Obstetrícia e Especialização em Citopatologia pela Sociedade Brasileira de Citopatologia. Exerceu o cargo de Gestora do Laboratório da Secretaria Municipal de Saúde de Recife, liderando as áreas de Citopatologia e da Histopatologia do Laboratório da Mulher do Laboratório Central de Saúde Pública da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Citopatologia, onde atualmente é Presidente do Conselho Consultivo. Ocupa o cargo de Gerente de Atenção à Saúde da Mulher na Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco.



Marco Antônio de Moraes, MSc, PhD

(SES-São Paulo)

Graduado em Enfermagem pela PUC, com Especialização em Saúde Pública pela UNICAMP e Mestrado e Doutorado em Saúde Pública pela USP. Atualmente é professor da UNIFESP e do Centro de Estudos de Enfermagem e Nutrição da PUC, e Diretor Técnico de Saúde da Divisão de Doenças Crônicas da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP), sendo responsável pela área de Promoção da Saúde na Vigilância Epidemiológica da SES/SP.



Marília Gusmão, MBA

(Boehringer Ingelheim)

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Católica de Pernambuco; MBA em Relações Institucionais pela Universidade de Pernambuco; Cursos em Políticas Públicas de Saúde pela Harvard University e Relações Governamentais & Advocacy pela The George Washington University. Atua há 15 anos em empresas (nacionais e multinacionais) dos setores de saúde, energia, comunicação, telecomunicações e infraestrutura. Atualmente, é Gerente de Relações Governamentais da Boehringer Ingelheim.


Paurvi Bhatt, MPH

(Medtronic Foundation)

Graduada em Neurociências pela Universidade Northwestern e MPH em Sistemas de Saúde e Economia pela Universidade de Yale. Profunda experiência com organizações sem fins lucrativos locais, sistemas de saúde públicos e privados e organizações de defesa de base com foco na prestação de cuidados de saúde, DCNTs, HIV/AIDS, saúde da mulher e equidade, diversidade e inclusão. Liderou programas globais em várias empresas privadas, incluindo Levi Strauss and Co. e Abbott. Sra. Bhatt também administrou portfólios técnicos de saúde global na Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e na CARE USA. Atualmente é Presidente da Medtronic Foundation.


Rafael Dall Alba, MSc

(OPAS)

Graduado em Ciências Biológicas, Análise de Políticas e Sistemas de Saúde, em Ciências da Saúde Cardiologia & Ciências Cardiovasculares pela UFRGS. Pesquisador de projetos em parceria entre a UFRGS e Ministério da Saúde do Brasil no campo da Saúde Coletiva inserido em projetos de gestão, qualificação do cuidado e sistemas de informação em saúde. Atuou na esfera da gestão da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, Departamento de Atenção Hospitalar e Urgências do Ministério da Saúde e na Coordenação Geral da Política de Humanização do Ministério da Saúde. Atualmente é Consultor Técnico da OPAS/OMS da Unidade Técnica de Determinantes da Saúde, DCNT e Saúde Mental.


Yara Furtado, MD, MSc, PhD

(SAPS-MS)

Graduada em Medicina, Mestrado em Cirurgia Geral (área de concentração ginecologia) e Doutorado em Ciências Cirúrgicas pela UFRJ. Coordenadora da Disciplina de Ginecologia da Faculdade de Medicina da UFRJ. Líder do Ambulatório de Patologia Cervical do Instituto de Ginecologia da UFRJ e dos Ambulatórios de Patologia Cervical e Patologia Vulvar do Hospital Universitário Gaffree e Guinle. Atualmente é Consultora da Coordenação de Saúde das Mulheres do DAPES do Ministério da Saúde e Presidente da Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia.



Instituições participantes


Abbott

ACT Promoção da Saúde

ADJ Diabetes Brasil

Alianza Latina

Associação Brasileira de Estudo e Prevenção do Suicídio (ABEPS)

Associação Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar (AHF)

Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale)

Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD)

Boehringer Ingelheim

Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS)

Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN)

Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (DASNT/SVS/MS)

Federação Nacional de Associações e Entidades de Diabetes (FENAD)

FlexiMedical Soluções em Saúde

Global Health Advocacy Incubator

Grupo de Advocacy em Cardiovascular (GAD)

IBTED tecnologia e educação em diabetes

Interfarma

Instituto da Criança com Diabetes (ICD)

Instituto Tellus

International Agency for Research on Cancer (IARC-OMS)

International Diabetes Federation (IDF)

Liga de Enfermagem na Atenção ao Diabetes (LEAD/EE/USP)

Novartis Foundation

Novo Nordisk

Núcleo de Estudo e Prevenção do Suicídio (NEPS/CIATOX/SESAB)

Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (NUPENS/FSP/USP)

Medtronic Foundation

Organização Mundial da Saúde (OMS)

Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)

Pé de Feijão

Plan International Brasil

Public Health Institute (PHI)

Rede Brasil AVC

Resmed

Roche

Sanofi

Secretaria da Atenção Primária a Saúde do Ministério da Saúde (SAPS/MS)

Secretaria de Estado da Saúde da Bahia (SESAB)

Secretaria de Estado da Saúde de Pernambuco

Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

Siemens Healthineers

Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD)

Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)

Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH)

Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP)

Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC)

Vital Strategies

Viva com Epilepsia

Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

UnitedHealth Group

Young Leaders in Diabetes - International Diabetes Federation (YLD/IDF)

Parceiros




979 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Assine nossa newsletter e fique por dentro!

  • Twitter
  • Facebook
  • YouTube