top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

WOF lança Atlas Mundial da Obesidade 2023: em 2035, 2 a cada 5 brasileiros conviverão com obesidade

Na projeção para os próximos 12 anos, Brasil terá 41% de sua população adulta com obesidade, segundo a nova edição do Atlas Mundial da Obesidade 2023, divulgada pela Federação Mundial de Obesidade (World Obesity Federation). O número é confirmado para 2035 a partir das tendências projetadas na prevalência de obesidade.


Fonte: World Obesity Federation

O estudo também alerta para o crescimento exponencial dos números de obesidade no Brasil ano a ano. Para os adultos, o crescimento será de 2,8% por ano, enquanto nas crianças, fator mais preocupante, o crescimento anual será de 4,4%. Os casos de obesidade na população adulta têm projeção maior entre as mulheres com relação aos homens, mas entre as crianças o aumento é maior entre os meninos na comparação com as meninas. E o aumento da obesidade infantil no mundo preocupa, afinal 400 milhões de crianças conviverão com obesidade em 2035, fator que pode levar ao desenvolvimento de condições crônicas não transmissíveis (CCNTs) como câncer, diabetes, doença cardiovascular, hipertensão, etc.


A parte financeira também é duramente afetada, portanto a preocupação com as CCNTs é de fundamental importância para o crescimento de uma nação. Segundo o Atlas da Obesidade no Mundo 2023, o impacto do sobrepeso no PIB nacional 2035 será de 3%, considerado muito alto na escala do estudo. Além disso, o impacto em milhões, com relação à assistência médica para pessoas com sobrepeso, era de R$ 64,3 milhões em 2020 e pode chegar a R$ 100 milhões em 2035.


Esses e outros números podem ser acessados no Atlas Mundial da Obesidade 2023. Clique aqui.


bottom of page