top of page

FEBRACE - FórumCCNTs 2024: Primeira Investigação da Presença de Microplásticos em Bebidas Industrializadas no Brasil

Foto do escritor: FórumDCNTsFórumDCNTs

Resumo de projeto apresentado na FEBRACE 2024 e selecionado por seu potencial na categoria Prêmio Destaque FórumCCNTs 2024


Primeira Investigação da Presença de Microplásticos em Bebidas Industrializadas no Brasil



A presença de microplásticos tornou-se uma preocupação global devido aos problemas associados à sua disseminação no meio ambiente e ao potencial risco que representam para a saúde humana. Este estudo foca na detecção e quantificação dessas partículas em bebidas industrializadas, com o objetivo de compreender a extensão da contaminação por microplásticos em produtos de consumo diário. Além de identificar a presença dessas partículas, a pesquisa visa destacar a relevância dessas descobertas para a saúde pública.


Diversas bebidas consumidas diariamente pela população foram utilizadas para a realização da filtração. A filtração foi conduzida no laboratório da UFES, utilizando uma bomba a vácuo e filtros de fibra de vidro para a retenção dos microplásticos. Após a filtração, os filtros foram depositados em placas de Petri de vidro e levados a uma estufa por 24 horas. Após a secagem completa do material, as amostras retornaram ao laboratório, onde a contagem dos microplásticos foi realizada com o auxílio de uma lupa. Durante esse processo, os microplásticos foram classificados quanto à forma, cor e tamanho, de acordo com os protocolos de identificação. Para garantir maior precisão nos dados, foram adotadas medidas para evitar a contaminação das amostras, como a realização de testes em branco, que consistem em expor filtros sem amostra às mesmas condições para verificar possíveis contaminações do ar.


Microplásticos foram encontrados em todos os 30 itens analisados (com 3 amostras de cada uma das 10 bebidas diferentes). Os tipos de microplásticos identificados foram: pellet, fragmento, fibra, filme e espuma, sendo o fragmento o tipo mais encontrado, com uma média de 75,47 fragmentos por litro.


Este é o primeiro estudo desse tipo realizado no Brasil e destaca a urgência de ações regulatórias para reduzir a produção de plásticos, promover a reciclagem e melhorar as práticas de gestão de resíduos. No que diz respeito aos riscos para a saúde pública, este estudo oferece informações valiosas aos consumidores, permitindo-lhes fazer escolhas mais conscientes no dia a dia.


Autores: Beatriz Fava Souza de Assis (Estudante), Ana Luisa Marinato Aguiar Alves (Estudante), Julia Lima dos Santos (Estudante), Gustavo Martins Rocha (Orientador) e Stanley Lohan Nichel Alves (Coorientador)


Instituição: Escola São Domingos – Bento Ferreira, Vitória - ES


Palavras-chave: Microplástico, Saúde Pública, Meio Ambiente, Plástico.

Kommentare


bottom of page