top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

FórumDCNTs se Une à Campanha Hora da Vacina, pela Imunização Contra COVID-19

O FórumDCNTs se uniu às entidades Horas da Vida e União BR para apoiar a campanha #HoradaVacina que tem como objetivo conscientizar a população brasileira sobre a importância da vacina de COVID-19 e combater à desinformação.


Para contribuir com a campanha, convidamos a Dra. Hermelinda Pedrosa, participante ativa do Grupo Temático de Diabetes do FórumDCNTs, ex-presidente e atual representante da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), para gravar um vídeo esclarecendo a importância dessa vacina para pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs).



O FórumDCNTs já se posicionou outras vezes a favor de medidas efetivas para o enfrentamento à COVID-19. Em uma das ocasiões, em parceria com o movimento TJCC e outros proponentes, encaminhou ao governo uma carta assinada por 217 entidades solicitando ações imediatas e emergenciais para enfrentamento da COVID-19, com especial foco na proteção do grupo de risco de pessoas com DCNTs. O conteúdo desta carta foi visto com bons olhos pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que fez questão de endossá-la também!


Antes disso o FórumDCNTs já havia se pronunciado, alertando sobre a necessidade de priorizar grupos de pessoas com DCNTs na vacinação para COVID-19, de forma alinhada às recomendações da OMS. Isso devido ao fato de serem esses grupos de maior risco para agravamento e morte por esse vírus. Divulgamos, ainda, o bom trabalho do estado da Bahia, que usou um filtro muito adequando para iniciar a priorização já em março, e depois ampliar, a vacinação de pessoas com doenças crônicas. Neste momento, alertamos que em muitos estados e cidades a priorização por risco de agravamento está ameaçada por grupos que fazem pressão política, econômica ou mesmo judicial para "furar a fila da vacina". O FórumDCNTs espera que as autoridades mantenham seu compromisso com a saúde pública e se coloca à disposição para quaisquer dúvidas e/ou auxiliar na otimização do plano de imunização baseado em evidências científicas.


Saiba mais sobre a campanha #HoradaVacina pelo site: www.horasdavida.org.br/horadavacina


bottom of page