top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Aberto Edital para Capacitação de Organizações de DCNTs 2021 - prazo 17 de agosto



O FórumDCNTs anuncia a abertura das inscrições de 05/07/2021 até 17/08/2021, do processo seletivo para a Capacitação de Organizações que se dedicam a enfrentar as Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNTs). O objetivo desta atividade é capacitar entidades que trabalham para a melhoria da prevenção, promoção e/ou do tratamento das DCNTs para que sejam mais efetivas e sustentáveis, de forma ética e transparente.


A capacitação é constituída por workshops práticos voltados à qualidade das ações de gestão, captação, sustentabilidade, advocacy, desenvolvimento e avaliação de projetos. Em 2021, a capacitação terá como focos principais:

  • Advocacy e Participação da Sociedade Civil em Consultas Públicas, Conselhos de Saúde e Outros Espaços; e

  • Sustentabilidade, Planejamento e Identificação de Oportunidades Estratégicas para Otimizar as Atividades das Organizações.


As vagas são limitadas e apenas organizações que se inscreverem dentro do prazo e forem selecionadas poderão participar. Edital com ficha de inscrição abaixo. Inscrições até 17 de agosto.


Formulário de Inscrição: https://forms.gle/r79LAAQqZf8LJuNB8


Edital - Capacitação de Organizações de DCNTs 2021
.pdf
Download PDF • 182KB

Agenda


8h00 - Entrada na Plataforma


8h30 - Abertura: Introdução aos Temas de Interesse da Capacitação – Ricardo Lauricella (FórumDCNTs e FlexiMedical) (Vídeo)


9h00-10h30 - Workshop 1 – Sustentabilidade, Planejamento e Identificação de Oportunidades Estratégicas para Otimizar suas Atividades e LGPD – Alexei Weidebach (Russo & Weidebach) (Vídeo)


10h30-10h40 - Coffee-break


10h45-12h00 - Workshop 2 - Estratégias para Garantir a Participação da Sociedade Civil em Consultas Públicas - Gustavo San Martin (AME e CDD) (Vídeo)


12h00-12h55 - Intervalo de Almoço


13h00-14h30 - Workshop 3 - Participação da Comunidade através dos Conselhos de Saúde e Outros Espaços - Rita de Cássia Domingues (Instituto Contemplo) (Vídeo)


14h35-15h50 - Workshop 4 - Advocacy, do Planejamento à Prática - Marcello Fragano Baird (ACT Promoção da Saúde) (Vídeo)


16h00-16h30 - Atividade de Encerramento e Emissão de Certificados. (Vídeo)



Coordenação e Facilitadores

Ricardo Lauricella

(Fleximedical Soluções em Saúde e FórumDCNTs)

Graduado em Comunicação Social e Jornalismo, com Pós-graduações em Comunicação Corporativa e Gestão no 3º Setor, trabalha há mais de 15 anos nas atividades de planejamento e interlocução com diferentes setores, especialmente na área da saúde. De 2010 a 2019 foi responsável no CIES Global pelo relacionamento institucional e governamental, com mapeamento, participação e acompanhamento de oportunidades, como os prêmios recebidos pelo CIES, e de fóruns e grupos de trabalho relacionados a finanças sociais e indicadores de impacto social. Comandou, como Superintendente, a OSC Turma do Bem e, atualmente é Head de Inovação e Comunicação na Fleximedical, além de criador e produtor do podcast A Causa.


Alexei Weidebach

(Russo & Weidebach)

Graduado em Direito pela PUC-SP. Especialista em Gestão Sustentável das empresas para modular e reformular as estruturas internas e modelos de negócio. Foco em gerar mais resultados. Especialista também em Direito societário e governança corporativa.



Gustavo San Martin

(AME e CDD)

Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Consultor especializado em Empreendedorismo e Desenvolvimento de Instituições do Terceiro Setor. Atuante na formatação, estruturação e execução de projetos institucionais e operacionais. Fundou a Associação Crônicos do Dia a Dia (CDD) e a Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME), onde atualmente é Diretor Executivo.


Rita de Cássia Domingues

(Instituto Contemplo)

Ativista, comunicóloga, relações governamentais há 18 anos no 3º setor. Gestora do Instituto Contemplo, membro da ODS Estratégias, SHEN, Aliber e Aliança Rara. Especialista em projetos de saúde e soluções em comunicação para a saúde global e a necessidade de ações para a sustentabilidade dos sistemas.


Marcello Fragano Baird, PhD

(ACT Promoção da Saúde)

Graduado em Relações Internacionais pela PUC-SP e em Ciências Sociais pela USP, é mestre e doutor em Ciência Política pela USP. Foi pesquisador visitante na Columbia University (NY). Foi coordenador de advocacy no Instituto Sou da Paz e gerente de advocacy na Endeavor. Atualmente é professor de Ciência Política na ESPM e na FGV e coordenador de advocacy na ACT Promoção da Saúde.


Parceiros Institucionais:

Apoiadores:


Instituições Participantes

AAFESP

Abahe

ABEM

ABRAF

Abrale

Acelbra

ACT

ADJ Diabetes Brasil

AFB

Agapem

APAR

AREPAH

Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço

Associação Dos Diabéticos do Piaui - ADIP

Associação Ribeirãopretana de Ensino, Pesquisa e Assistência ao Hipertenso - AREPAH

Correndo pelo Diabetes

CRN6/Piauí

ELPIB - eu luto pela imuno Brasil

FENACELBRA

Fundação ProAR

GEPRAPS

IFMSA Brasil

Instituto Contemplo

Instituto Diabetes Brasil

Instituto Oncoguia

Instituto Opy

Instituto Tellus

Movimento Divabética

ONG Jardim das Borboletas

Plan International Brasil

Roche

SBH

bottom of page