top of page
  • FórumDCNTs

Carta Aberta solicita investimento prioritário para a Atenção Primária à Saúde - até 12/12

FórumDCNTs endossa carta aberta que reivindica a líderes mundiais que priorizem a atenção primária à saúde como investimento em: cobertura universal de saúde, segurança de saúde e melhor saúde e bem-estar.


Até o dia 12 de dezembro, todas as organizações e pessoas físicas engajadas com a redução dos casos de condições crônicas não transmissíveis (CCNTs) podem assinar a Carta Aberta dos Aliados para Tornar este Tempo Diferente, reivindicando a líderes mundiais que priorizem a atenção primária à saúde como investimento 3 por 1, isto é, 1) cobertura universal de saúde, 2) segurança de saúde e 3) melhor saúde e bem-estar. O FórumDCNTs foi uma das primeiras instituições a endossar a carta, organizada pela Allies Improving PHC e que será entregue aos líderes e tomadores de decisão antes das principais reuniões de alto nível da ONU.

Outras 150 organizações de mais de 50 países também assinaram a carta, que agora também pode ser endossada por pessoas físicas. O objetivo da Allies Improving PHC é coletar o maior número possível de assinaturas até 12 de dezembro, Dia da Cobertura Universal de Saúde, quando o documento final será entregue aos principais líderes e tomadores de decisão a fim de influenciá-los nas Reuniões de Alto Nível da ONU de 2023 sobre Cobertura Universal de Saúde e Prevenção, Preparação e Resposta a Pandemias, e o ponto médio de 2023 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Todos esses momentos representam grandes oportunidades para parar de repetir a história e iniciar um novo capítulo de ação sustentada, reconhecendo a atenção primária à saúde como elo crucial entre essas metas urgentes de saúde.


Na carta, os signatários defendem que a atenção primária à saúde seja tratada como um investimento, não um custo, para construir resiliência na base do sistema de saúde e melhorar os resultados de saúde para todos. Também solicitam que os Estados Membros definam metas mensuráveis, relatem dados desagregados de forma transparente sobre a qualidade em todos os pilares da atenção primária à saúde (por exemplo, capacidade, desempenho e impacto), entre outros pontos.

Além de assinar a carta aberta, a Allies Improving convida a todos para divulgar a campanha em suas redes sociais e canais de comunicação, a fim de que mais pessoas e instituições possam se juntar a esta causa. O kit de imagens de divulgação está disponível aqui.



Para assinar a carta aberta, clique aqui se você for pessoa física, ou aqui se for organização.


Fonte: Allies Improving PHC



bottom of page