• FórumDCNTs

FórumDCNTs e outras entidades endossam carta da NCD Alliance ao Fundo Global 2023-2038


O FórumDCNTs e mais de 60 instituições nacionais e internacionais endossaram carta da NCD Alliance ao Comitê de Estratégias do Fundo Global de Combate à AIDS, Tuberculose e Malária 2023-2038, solicitando a inclusão das doenças/condições crônicas não transmissíveis (DCNTs/CCNTs) e comorbidades na programação da organização.


Na carta, os signatários destacam a relação bidirecional entre DCNTs e HIV, tuberculose e malária. Por exemplo, pessoas que vivem com HIV têm risco significativamente maior de doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes, e aquelas que vivem com tuberculose são muito mais suscetíveis ao diabetes e vice-versa. "Aproximadamente 370.000 novos casos de tuberculose em 2020 foram atribuídos ao diabetes, e em 2019 estima-se que pouco mais de 15% das pessoas com tuberculose tenham diabetes em todo o mundo", diz trecho da carta.


Para a NCD Alliance, o FórumDCNTs e demais, a incorporação das DCNTs na programação pode levar à maior qualidade de vida da população-alvo, a melhores resultados do tratamento e à redução da mortalidade prematura. O grupo também solicita ao Comitê de Estratégias do Fundo Global que inclua, na próxima oportunidade, financiamento de programas e políticas para DCNTs e se colocou à disposição para colaborar, fornecendo todo apoio aos esforços da organização.


Clique aqui para ler a íntegra da carta