top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Instituto Desiderata lança uma cartilha para cuidadores de crianças e adolescentes com câncer

O Instituto Desiderata lançou, no Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, a segunda edição da Cartilha para cuidadores de Crianças e Adolescentes com Câncer.


Voltada para as famílias dos pequenos pacientes que estão enfrentando o tratamento, a publicação foi construída por um time multiprofissional que inclui, além da equipe Desiderata, médicos, enfermeiras, dentistas, assistentes sociais e psicólogas do INCA, IPPMG, HFSE e HEMORIO.

“O ponto forte dessa cartilha é que ela foi elaborada por uma equipe multiprofissional, com grande experiência no tratamento de crianças com câncer. Contamos com o olhar de todos esses especialistas, considerando a saúde de uma forma integral. Assim, o olhar sobre o tratamento é ampliado, levando em conta os vários fatores que devem ser considerados para que ele seja o mais adequado possível”, destaca Carolina Motta, analista de saúde do Instituto Desiderata.


Cartilha para cuidadores de crianças e adolescentes com câncer.
Cartilha para cuidadores de crianças e adolescentes com câncer.

O acesso a um tratamento de qualidade é um dos principais fatores para garantir a essas crianças um bom índice de cura. Mas, para além dos hospitais, toda uma rede de cuidado deve ser formada, incluindo, principalmente, os familiares. E a cartilha foi elaborada levando em consideração as dúvidas e anseios que podem surgir ao longo desta delicada jornada.

Publicada pela primeira vez há cinco anos, a publicação é distribuída nos hospitais que participam de sua elaboração. Esta nova edição traz orientações sobre a saúde bucal e reforça a importância dos cuidados, como o uso de máscaras e a higienização das mãos.


Outro tema que ganha destaque nesta cartilha são as atividades diárias e a relevância do brincar e da escola no cotidiano de crianças e adolescentes.

Sabemos que o tratamento do câncer é um período de muitas dúvidas e, com este material, o Instituto espera que as famílias possam se sentir um pouco mais seguras e acolhidas nessa jornada. Acesse a cartilha completa aqui.

bottom of page