• FórumDCNTs

World Federation of Public Health Associations lança casebook de defesa de direitos em saúde pública

A Carta Global para a Saúde Pública destaca a defesa de direitos como uma função-chave da saúde pública. No entanto, em muitos países, o estudo, o ensino e a aplicação de advocacy para melhorar a saúde da população permanecem negligenciados.


Aumentar a capacidade de defesa de direitos pode ter muitos efeitos positivos na saúde da população, como estimular o desenvolvimento de políticas de saúde nos setores público e privado ou priorizar esforços de saúde pública mais elevados nas agendas políticas em todo o mundo por meio de pesquisas baseadas em evidências de saúde pública sobre defesa de direitos.


O Casebook on Advocacy in Public Health serve como uma ferramenta para associações nacionais de saúde pública e outros atores para melhorar sua capacidade de influência nas políticas nacionais de saúde pública por meio de esforços de advocacy.

O Casebook estabelece o que é a defesa da saúde pública e enfatiza a importância da defesa como uma função essencial da saúde pública, reunindo 18 casos de defesa da saúde pública de diferentes cantos do mundo. Ele cobre uma variedade de tópicos de saúde pública, desde o combate às mudanças climáticas em nível global até a melhoria das condições nas prisões africanas com jornalismo investigativo e litígio estratégico.


Além disso, com base nas semelhanças e diferenças das várias experiências incluídas no livro de casos, questões-chave como equidade de gênero, discriminação e investimento em bem-estar e equidade em saúde são levantadas e a defesa de direitos é destacada como uma ferramenta de saúde pública essencial para lidar com essas questões.


Acesse o documento completo aqui.