top of page

"CCNTs em Foco: Estratégias e Prioridades para 2025" - 27/01 às 16h

Foto do escritor: FórumDCNTsFórumDCNTs


Objetivo:

Identificar as prioridades relacionadas às CCNTs em 2025, ano da Reunião de Alto Nível da ONU e da COP 30 sobre o tema, o evento irá discutir como diferentes setores podem formar parcerias e contribuir de maneira efetiva para melhorar o cenário das CCNTs.


Confira as falas de cada um dos painelistas

  • Mark Barone (FórumCCNTs) - Abertura e Contextualização 

  • Leticia Cardoso (Ministério da Saúde) - CCNTs e mudanças climáticas em 2025, principais contribuições para COP 30, promovendo uma conexão estratégica entre saúde e clima.

  • Katia Campos (OMS) - Oportunidades e contribuicões no debate e decisões globais sobre CCNTs no ano da HLM - NCDs da ONU

  • Marília Albiero (ACT Promoção da Saúde) - Efeitos das mudanças tributárias na promoção da saúde pública no Brasil


Painelistas e Moderador


Kátia de Pinho Campos, MHSc, MBA, PhD

(OMS)

Doutorado em Saúde Pública e Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Toronto (Canadá), e Mestrado em Administração de Empresas (MBA), com sólida carreira em Saúde Pública, trabalhou no Brasil, Canadá, Chile, México, Tanzânia, Moçambique, Filipinas, China, Mongólia, Vietnã, Laos, em Promoção da Saúde, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Saúde Urbana, Prevenção de HIV/AIDS, entre outras áreas. Liderou a unidade de Determinantes da Saúde, Doenças Não Transmissíveis (DCNTs) e Saúde Mental na Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil até julho de 2020. Atualmente trabalha no Departamento de CCNTs da Organização Mundial Saúde em Genebra.


Leticia Cardoso, MSc, PhD

(SVSA - Ministério da Saúde)

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Doutorado em Saúde Pública na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) da FIOCRUZ. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação de Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP/FIOCRUZ entre 2016 e 2019. É pesquisadora do Estudo Longitudinal da Saúde do Adulto (ELSA-Brasil), do projeto Saúde Urbana na América Latina (SALURBAL), atua na coordenação do Estudo CAEB (Comercialização de alimentos e bebidas no ambiente escolar de cidades brasileiras). Atualmente é Coordenadora de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis na Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde.


Marília Albiero, MSc, MBA

(ACT Promoção da Saúde)

Graduada em engenheira Química pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) com pós-graduação em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), MBA em Comércio Internacional pela FIA e Especialização em Advocacy e Políticas Públicas pela FGV. Possui experiência na área de inovação, inteligência de mercado e estratégia tendo atuado em empresas privadas e como consultora de negócios de impacto social. Atualmente é Coordenadora de inovação e Estratégia na ACT Promoção da Saúde, onde tem coordenado o planejamento de advocacy para a promoção de medidas fiscais que estimulem o acesso à alimentação saudável e restrinjam os ultraprocessados.



Mark Barone, PhD

(FórumCCNTs)

Doutor em Fisiologia Humana pela USP, Especialista em Educação em Diabetes e em Comunicação. Desenvolve pesquisas e projetos de Educação em Saúde, Empoderamento, Liderança de (im)pacientes, Divulgação Científica e Saúde Global. Ampla experiência na facilitação de parcerias para a implementação, sustentabilidade e escala de programas e políticas de saúde. Foi Fellow no PHI e Diretor Técnico do Instituto de Saúde Pública do Brasil, prestando serviço à Medtronic Foundation como Senior Global Technical Advisor e VP da Federação Internacional de Diabetes (IDF). Atualmente é Coordenador-geral do FórumCCNTs, Membro Honorário da ADJ Diabetes Brasil e Membro do Advisory, Scientific, ou Steering Committee de entidades nacionais e internacionais, incluindo IAPO, BMJ Patients Panel, RICPHI, NCD-Lab-GCM/WHO e LFAC.


Parceiros Institucionais

Comments


bottom of page