• FórumDCNTs

Pré-lançamentos OMS Roadmap DCNTs 2023-2030, Literacia em Saúde para DCNTs e +

Por Dr. Mark Barone


O FórumDCNTs participou nos dias 13-15 de dezembro da 10ª Conferência Global de Promoção da Saúde da OMS, onde acompanhou pré-lançamentos e relato de programas para combate às DCNTs. Nas apresentações, os desafios globais para se alcançar a meta 3.4 da agenda 2030 ficaram evidentes. Ao mesmo tempo, diferentes países apresentaram seus compromissos em priorizar o enfrentamento das DCNTs.



A Dra. Bente Mikkelsen, head do Departamento de DCNTs na OMS, apresentou a matriz 5x5, com piora em todos os fatores de risco e DCNTs. Ao mesmo tempo, enfatizou os esforços da OMS no desenvolvimento e proposição do Global Diabetes Compact, no pacote HEARTS e nas ações para o enfrentamento de diferentes tipos de câncer. Além disso, apresentou em linhas gerais o que está por vir no Roadmap DCNTs 2023-2030, a ser desenvolvido em 2022 (imagem acima).



Em outra sessão, o Dr. Guy Fones moderou a apresentação de pré-lançamento do material de Health Literacy (literacia em saúde) para DCNTs, que será lançado em 2022 (definição da OMS de Literacia em Saúde no rodapé). Conforme imagens acima e baixo, apesar de o material apresenta base teórica robusta, identificando os diferentes componentes da literacia em saúde, é construído em uma estrutura prática para implementação.



No mesmo evento, o Dr. David Watkins apresentou estudos mostrando a dificuldade para se atingir a meta de redução de 1/3 das mortes precoces por DCNTs até 2030, como definido na meta 3.4 (imagem abaixo). Além disso, fez a apresentação de uma ferramenta desenvolvida pela OMS com o objetivo de se conhecer a contribuição de ações diversas para se atingir essa meta nos diferentes países (link aqui). Em uma simulação rápida selecionando o Brasil, é possível perceber que serão necessárias ações sobre diferentes temas e áreas para conseguirmos chegar à meta 3.4.



Saiba mais sobre a conferência aqui.


Segundo a OMS, "literacia em saúde implica a obtenção de um nível de conhecimento, habilidades pessoais e confiança para tomar medidas para melhorar a saúde pessoal e comunitária, mudando estilos de vida pessoais e condições de vida. Assim, a alfabetização em saúde significa mais do que ler panfletos e marcar consultas. Ao melhorar o acesso das pessoas às informações de saúde e sua capacidade de usá-las de forma eficaz, a literacia em saúde é fundamental para o empoderamento.” Glossário de Promoção da Saúde, 1998. E reforça que "melhorar a literacia em saúde nas populações fornece a base sobre a qual os cidadãos podem desempenhar um papel ativo na melhoria de sua própria saúde, engajar-se com sucesso na ação comunitária pela saúde e pressionar os governos a cumprirem suas responsabilidades na abordagem da saúde e da equidade em saúde. Atender às necessidades de literacia em saúde das sociedades mais desfavorecidas e marginalizadas irá acelerar particularmente o progresso na redução das inequidades em saúde e mais. Os esforços para aumentar a literacia em saúde serão cruciais para que as ambições sociais, econômicas e ambientais da Agenda 2030 para que o Desenvolvimento Sustentável sejam plenamente realizadas.