• FórumDCNTs

FórumDCNTs participa de Consulta do GCM/NCD-OMS sobre Ferramenta para Colaboração entre Setores

O FórumDCNTs - representado por seu coordenador geral, Dr. Mark Barone - participou nos dias 19 e 20 de outubro, a convite do Global Coordination Mechanism on the Prevention and Control of NCDs (GCM/NCD) da Organização Mundial da Saúde (OMS), de uma consulta a organizações da sociedade civil sobre uma ferramenta em construção para apoiar os Estados-Membros em seu processo de tomada de decisão sobre engajamento, colaborações e parcerias com a setor privado para a prevenção e controle de DCNTs.



O desenvolvimento desta ferramenta de tomada de decisão está sendo coordenado pelo Secretariado do GCM/NCD, com o apoio de um grupo de trabalho da OMS. De acordo com a Dra. Katia de Pinho Campos, líder do projeto, como parte desse processo de desenvolvimento, há um amplo processo consultivo com os participantes do GCM/NCD e outras partes interessadas externas relevantes.


O desenvolvimento desta ferramenta responde ao relatório da Comissão Independente de Alto Nível da OMS (HLC) sobre as DCNTs, em alinhamento com a Declaração Política da UNGA 2018 sobre as DCNTs. É também parte de uma das principais funções do GCM/NCD, conforme decidido na WHA 74/11, “fornecer e atualizar orientações aos Estados-Membros sobre o envolvimento com atores não estatais, incluindo a prevenção e gestão de riscos potenciais”.


Estiveram presentes as seguintes instituições: Association of European Cancer Leagues, Cancer Aid Society, CLAN, EUROCARE, FórumDCNTs, Global Alcohol Policy Alliance, Guangdong Provincial Cardiovascular Institute, Health Financing Institute, International Baby Foods Action Network, IndigenousNCDs, International Union for Health Promotion and Education, International Pediatric Association, NCD Alliance, Santé Diabète, Psoriasis Asia Pacific, Psoriasis Phillipines, Royal Health Awareness Society, Union for International Cancer Control, World Cancer Research Fund, Word Diabetes Foundation and World Obesity Federation.