top of page
  • FórumDCNTs

Aberta Consulta Pública sobre Point-of-Care Testing de Hemoglobina Glicada - Até 26/12

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) abriu Consulta Pública para receber contribuições sobre o uso de point-of-care testing (PocT - em tradução livre significa testes de pronto-atendimento) de hemoglobina glicada (HbA1c) para pessoas com diabetes.

Segundo a Conitec, o PocT é compreendido como uma testagem conduzida próxima ao local de cuidado da pessoa com diabetes, inclusive consultórios e locais fora da área técnica de um laboratório, por profissionais de saúde ou por pessoal capacitado pelo Ministério da Saúde e/ou Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais. O uso do dispositivo para medir HbA1c é considerado simples por comportar apenas três etapas: coleta de uma pequena amostra do sangue total, leitura da amostra e liberação do resultado (geralmente em menos de 10 minutos).


Para relatar a experiência, é necessário clicar no link abaixo de cada tema:

  • Para participar com experiências ou opiniões, acesse aqui.

  • Para participar com contribuições técnico-científicas, acesse aqui.

  • O relatório técnico completo de recomendação da Conitec está disponível aqui.

Antes de participar é necessário fazer o cadastro no site GOV.BR. As consultas públicas são abertas pela Conitec após todo tema em avaliação receber sua recomendação inicial, com o objetivo de receber contribuições de experiência e opinião ou técnico-científicas sobre o uso da tecnologia ou sobre a condição de saúde, que serão consideradas para a recomendação final do tema em questão.


Os participantes podem ler o relatório para a sociedade (que é uma versão resumida do relatório técnico apresentado na Reunião da Conitec) e contribuir com sugestões e comentários sobre a tecnologia avaliada, assim como sobre a recomendação inicial emitida pela Conitec.


Além da consulta sobre exames para diabetes, a Conitec também está recebendo contribuições sobre tecnologias e diretrizes terapêuticas para tratamento, prevenção, monitoramento e diagnóstico de doenças como Covid-19 e hipertensão arterial sistêmica. Acesse o site e saiba mais: http://conitec.gov.br/consultas-publicas


Fonte: Conitec

bottom of page