Buscar

WHO - Cuidando das doenças crônicas não transmissíveis durante e após a pandemia de COVID-19

Atualizado: Set 18

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reuniu, em uma série de documentos, exemplos de ações tomadas por membros selecionados da Força-Tarefa Interinstitucional das Nações Unidas para a prevenção e controle de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs).


Um documento fornece exemplos de ações relevantes para às DCNTs que estão sendo tomadas por agências, fundos e programas para apoiar os países na resposta e recuperação do COVID-19. Devem ser buscadas oportunidades para aumentar, desenvolver e aplicar ainda mais essas ações às DCNTs, inclusive para se repensar em novas ações que melhorem os sistemas de saúde.

Diretora da OMS explica ligações entre COVID-19 e DCNTs


As agências, fundos e programas devem garantir que seu apoio às DCNTs esteja alinhado com a resposta abrangente das Nações Unidas ao COVID-19.


O segundo documento publicado, fornece uma revisão inicial das informações emergentes (a partir de 2 de julho de 2020) sobre relações entre COVID-19, DCNTs e fatores de risco para DCNT. Foram revisados artigos ​​dos bancos de dados NCBI PubMed, PMC e Google Scholar.


A revisão demonstra que pessoas que vivem com DCNTs correm maior risco de doenças graves relacionadas a COVID-19 e morte e que existem dados limitados para estimar o risco. Também foram resumidos resultados de duas pesquisas da OMS que indicam que os serviços de prevenção e tratamento de DCNTs têm sido severamente interrompido desde o início da pandemia.


Reconstruindo sistemas de saúde

O terceiro documento foi escrito e direcionado para governos, formuladores de políticas, agências das Nações Unidas e parceiros de desenvolvimento que estão lidando com a pandemia da COVID-19 e DCNTs.


Ele descreve por que uma forte ação sobre as DCNTs deve ser parte integrante da recuperação e melhoria dos sistemas de saúde após a pandemia da COVID-19 e sugere etapas que devem ser tomadas imediatamente e a longo prazo.

O documento foi preparado pela Força-Tarefa das Nações Unidas.


A OMS ainda divulgou um informativo descrevendo os fatores de risco associado às DCNTs e a COVID-19.

11 visualizações

Assine nossa newsletter e fique por dentro!

  • Twitter
  • Facebook
  • YouTube