top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Guia Cuidando de Todos na Escola - Finalista Melhores Projetos FórumDCNTs 2023

Nome do Projeto: Guia Cuidando de Todos na Escola

Responsável pelo projeto: Karina Mauro Dib

Instituição: Prefeitura da Cidade de São Paulo (PCSP)

Contato: kdib@prefeitura.sp.gov.br

Instituições parceiras

Secretaria Municipal de Saúde (SMS/SP), Secretaria Municipal de Educação (SME/SP), Fundação Novartis, Instituto Tellus e UMANE.

Sobre o Projeto

As CCNT constituem um dos maiores desafios mundiais em saúde pública, e igualmente no Brasil. Torna-se imperativo ações com foco na promoção de saúde e prevenção desde a primeira infância. Nesse contexto, surge o Guia Cuidando de Todos na Escola. O objetivo do GUIA é instrumentalizar as ações rotineiras do Programa Saúde na Escola (PSE) nas questões relativas às CCNT, sintetizando didaticamente diretrizes, políticas públicas e melhores práticas, no formato de roteiro passo a passo, com vista a engajar e entrosar as equipes da Saúde e da Educação, realçando as ações intersecretarias do PSE, na avaliação de seus resultados e impactos.


O GUIA destaca-se pela articulação exitosa intersetorial (saúde e educação) e divulgação nas redes sociais de ambas as secretarias. Seu lançamento online alcançou todo o município, reunindo simultaneamente 128 representantes da SMS e SMEe está disponível para todas as 470 UBS, 58 CEUs e demais Unidades Educacionais distribuídas por 13 DREs e que atendem mais de 1 milhão de estudantes e famílias. Após seu lançamento, foi proposto um grupo de acompanhamento e uma ferramenta para auxiliar sua aplicação e acompanhar os resultados.


O projeto foi implementado agregando inovação ao Programa Saúde na Escola (PSE) na cidade de São Paulo, focando em CCNT, via metodologia design thinking - usuário no foco das decisões envolvendo exploração, cocriação e experimentação, e considerando aprendizados do programa precursor “CEU Amigo do Coração”.


Toda a elaboração do GUIA foi feita de forma colaborativa, desde o engajamento dos participantes até a escuta ativa às necessidades e desafios de ambas as equipes, cujas soluções foram criadas. Os planos táticos para as ações que foram desenvolvidos e implementados pelas UBS e CEU com o apoio do GUIA mostraram-se bastante consistentes no seu objetivo de promover conscientização e atividades voltadas à saúde no ambiente escolar. Por ser uma solução simples, prática e didática, pode ser aplicado de forma rápida e autônoma em qualquer território, ampliando o alcance de beneficiários.


Saiba Mais

Comments


bottom of page