• FórumDCNTs

DCNTs em 2022, o que esperar? - 28/01

Evento foi transmitido ao vivo no Youtube


Objetivos:

Agenda:


16h00 - Abertura e Contextualização - Patrícia Vieira (AHF | FórumDCNTs) (Vídeo)


16h10 - Panorama das DCNTs e o que podemos esperar para o ano de 2022

  • 16h10-16h17 - Mônica Andreis (ACT Promoção da Saúde) (Vídeo)

  • 16h20-16h27 - Deborah Malta (UFMG) (Vídeo)

  • 16h30-16h37 - Levimar Araújo (SBD) (Vídeo)

  • 16h40-16h47 - Patrícia Vasconcelos (SVS-MS) (Vídeo)

16h50-17h45 - Debate: Com os desafios trazido pela pandemia de COVID-19, como avançaremos nas prioridades identificadas pelo FórumDCNTs em 2022? (Moderação: Patrícia Vieira) (Vídeo)


Cobertura completa: www.forumdcnts.org/post/dcnts-2022-esperar


Painelistas e Moderadora


Deborah Carvalho Malta, MD, MSc, PhD

(UFMG, GBD Brasil)

Graduada em Medicina com residência em Pediatria e Medicina Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Mestrado em Saúde Pública pela UFMG, Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas, e Pós-Doutorado na Universidade Nova de Lisboa. Foi Diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde por 12 anos e coordenou inquéritos nacionais, como a Pesquisa Nacional de Saúde, o Vigitel, Pense e o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das DCNT no Brasil, 2011-2022. Atualmente é Professora Associada e pesquisadora da Escola de Enfermagem da UFMG e Coordenadora do Grupo de Pesquisa do GBD Brasil.



Levimar Araújo, MD

(SBD)

Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e estudou Enfermagem e Obstetrícia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atuou como professor de fisiologia da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, nos cursos de medicina, fisioterapia e terapia ocupacional. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Endocrinologia e Metabologia, atuando principalmente nos seguintes temas: tiróide, obesidade, doenças do pâncreas, diabetes mellitus tipo 1 e tipo2, e principalmente em bomba de infusao de insulina. É coordenador do programa educacional Diabetes Weekend e chefe da clínica de endocrinologia do Hospital Universitário Ciências Médicas MG e atual Presidente da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes).



Mônica Andreis, MSc

(ACT Promoção da Saúde)

Psicóloga e Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo, Brasil. Especialista em Psicologia Hospitalar. Cofundadora e atual Diretora Executiva da ACT Promoção da Saúde, uma organização não-governamental sem fins lucrativos criada para apoiar a implementação da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco da OMS. A ACT atua hoje com controle do tabaco, promoção da alimentação adequada e saudável, prevenção das doenças crônicas não transmissíveis e implementação dos objetivos de desenvolvimento sustentável. Membro da Diretoria da Framework Convention Alliance (FCA) de 2014 a 2016. Membro do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para Agenda 2030 no Brasil.


Patrícia Vasconcelos, MSc

(SVS-MS)

Graduada em Enfermagem, Sanitarista, Mestre em Epidemiologia pela ENSP-FIOCRUZ. Experiência em investigações de campo pelo Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS-EPISUS, em doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), gestão do SUS e resposta às emergências em saúde pública. Atualmente é Coordenadora Geral de Doenças e Agravos não Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.


Patricia Vieira de Luca, MSc

(Associação Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar)

Bacharel, Licenciada e Mestre em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da USP. Tem experiência na área de Educação Física com ênfase em Obesidade, Diabetes e Metabolismo, atuando principalmente em Educação e Advocacy em Saúde. Profissional voluntária em diferentes programas da ADJ Diabetes Brasil durante os últimos 10 anos. Foi presidente e atualmente é Diretora Executiva da Associação Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar (AHF).


Instituições Parceiras