• FórumDCNTs

Instituto Desiderata promove políticas de alimentação saudável com novos apoios

O Instituto Desiderata passou a integrar o Food Policy Program da Bloomberg Philanthropies, por meio do apoio da Global Health Advocacy Incubator, com o objetivo de implementar políticas públicas que gerem mudanças no consumo alimentar de crianças e adolescentes, promovendo ambientes mais saudáveis ​​e capazes de estagnar o crescimento da obesidade infanto-juvenil na cidade.


A parceria possibilita a ampliação do trabalho da área de obesidade infantil do instituto para um projeto de advocacy no legislativo do município do Rio de Janeiro e a produção de campanhas para a conscientização da população sobre o tema.


Com essa ação o Instituto dá mais um importante passo para promover ambientes alimentares saudáveis e conter o crescimento da obesidade em crianças e adolescentes.


Em 2021, o Desiderata atuará para aprovar a regulação da oferta e distribuição de bebidas açucaradas e alimentos ultraprocessados em escolas públicas e particulares do Rio. O projeto também prevê a implantação de salas de apoio à amamentação em empresas do município e regulamenta a exposição de alimentos ultraprocessados em estabelecimentos comerciais.


A aprovação do projeto pode beneficiar mais de um milhão de crianças e adolescentes matriculados em escolas públicas e privadas do município.


Desde 2019, o Desiderata vem ampliando sua atuação na área de prevenção à obesidade infanto-juvenil. No mesmo ano, o Instituto lançou a primeira edição do Panorama da Obesidade em Crianças e Adolescentes, com a produção e consolidação de informações sobre obesidade em crianças e adolescentes, que possibilitou o entendimento do cenário, as oportunidades e desafios para o enfrentamento deste problema de saúde pública.

Saiba mais sobre os projetos do Instituto Desiderata.