top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Diabetes (DMD): Acesso e Educação para Aumentar Qualidade e Expectativa de Vida - 4/11 às 16h


Objetivos:

  • Promover debate, reflexão e propostas sobre a atual situação do diabetes no Brasil, com especial atenção aos dados revelados pelo T1D index.

  • Enfatizar a necessidade urgente de os diferentes setores compreenderem e se engajarem nos temas do Dia Mundial do Diabetes para revertermos o panorama do diabetes no país: “Educação em Diabetes para Proteger o Amanhã” e “Acesso aos cuidados do diabetes: se não agora, quando?”

  • Engajar stakeholders dos diferentes setores no compromisso de avançarmos com as propostas feitas aos candidatos à presidência, a fim de implementar em definitivo ou otimizar ações, políticas e incorporações já aprovadas.

Agenda:


16h00-16h20 – Abertura e Contextualização


  • Mark Barone, FórumDCNTs (Vídeo)

  • Conrado Carrasco, Novo Nordisk (Vídeo)

  • Débora Aligieri, SBD (Vídeo)


16h25-16h30 – O que mais chamou a atenção nos dados do T1D index? Onde podemos - e devemos – agir de imediato para melhorar? (Karla Melo, SBD) (Vídeo)


16h35-16h40 – Como os programas de alimentação saudável e adequada contribuem na prevenção primária e secundária do diabetes? (Ana Maria Maya, Ministério da Saúde) (Vídeo)


16h45-16h50 – Em relação aos demais tipos de diabetes, quais os principais desafios atuais no Brasil? (Fadlo Fraige Filho, ANAD/FENAD e IDF-SACA) (Vídeo)


16h55-17h00 – Como e por que a educação em diabetes deve ser priorizada em programa nacionais para melhorar o atual cenário? (Nancy Chang, CHLA) (Vídeo)


17h05-17h10 – Quais ações do SUS deverão ser priorizadas para melhorar o cenário do diabetes no Brasil (Alexandre Lopes, SMS-SP) (Vídeo)


17h15-17h45 – Debate – Quais ajustes priorizaremos para atingir as metas de diagnóstico, tratamento e controle globalmente propostas? (Moderação: Mark Barone, FórumDCNTs) (Vídeo)

  • Ana Maria Maya, Ministério da Saúde

  • Conrado Carrasco, Novo Nordisk

  • Débora Aligieri, SBD

  • Fadlo Fraige Filho, ANAD/FENAD e IDF-SACA

  • Karla Melo, SBD

  • Nancy Chang, CHLA

  • Alexandre Lopes, SMS-SP


Painelistas e Moderador


Ana Maria Maya, MSc

(Ministério da Saúde)

Graduada em Nutrição pela Universidade de Brasília, Especialista em Saúde Coletiva pela Escola de Governo da Fundação Oswaldo Cruz e Mestre em Políticas Públicas em Saúde ela Escola de Governo da Fundação Oswaldo Cruz (2020). Tem experiência na área de Saúde Coletiva e Nutrição, principalmente nos temas de Políticas Públicas de Alimentação e Nutrição, Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável, Segurança Alimentar e Nutricional e Educação Alimentar e Nutricional. Atualmente é consultora técnica do Ministério da Saúde na Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN).


Débora Aligieri, MSc

(SBD)

Graduada em Direito, Mestra em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP, tem DM1, advogada e ativista em saúde. Atua como Conselheira Municipal de Saúde em São Paulo pelo segmento dos usuários, administradora do blog Diabetes e Democracia, e atualmente é a Coordenadora de advocacy da SBD.


Fadlo Fraige Filho, MD, PhD

(ANAD/FENAD e IDF-SACA)

Presidente da ANAD – Associação Nacional de Atenção ao Diabetes e da FENAD - Federação Nacional das Associações e Entidades de Diabetes, Chair-Elect da Federação Internacional de Diabetes (IDF) para a Região da América do Sul e América Central (SACA), Professor titular da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC. Médico endocrinologista formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e doutorado em Endocrinologia pela USP.


Karla Melo, MD, PhD

(SBD)

Graduada em Medicina, endocrinologista e PhD em Endocrinologia pela FMUSP. Ampla experiência em cargos executivos nos setores público, privado, terceiro setor e médica colaboradora da clínica de endocrinologia e diabetes do HC-FMUSP. Idealizadora e co-fundadora do Glic, maior aplicativo brasileiro de monitoramento e manejo da glicemia. Atualmente é Coordenadora do Departamento de Saúde Pública da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).


Nancy Chang, MSc, PhD

(CHLA)

Graduada em Enfermagem, Mestra em Enfermagem com Especialidade como Enfermeira de Família e Doutorado pela UCLA School of Nursing de Los Angeles. É a principal pesquisadora clínica e Coordenadora do estudo TODAY2 (Opções de Tratamento para Diabetes Tipo 2 em Adolescentes e Jovens), se concentra na compreensão das barreiras no autogerenciamento de adolescentes e adultos jovens com diabetes tipo 2. Atualmente é Diretora de Pesquisa em Diabetes Tipo 2 no Hospital Infantil de Los Angeles (CHLA).


Sandra Sabino

(Secretaria Municipal de Saúde - SP)

Graduada em Nutrição e Especialização em Saúde Pública pela Universidade São Camilo, Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo, Especialização em Saúde Pública pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e especialista em regulação, controle, avaliação e auditoria do SUS pelo Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores da Saúde. Atuou como Coordenadora das unidades de saúde na região sul da cidade de São Paulo e atualmente é Secretária Executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância Sanitária na Prefeitura de São Paulo.


Mark Barone, PhD

(FórumDCNTs)

Doutor em Fisiologia Humana pela USP, Especialista em Educação em Diabetes e em Comunicação. Desde 1999 desenvolve pesquisas e projetos de Educação em Saúde, Empoderamento, Liderança de (im)pacientes, Divulgação Científica e Saúde Global. Ampla experiência na facilitação de parcerias para a implementação, sustentabilidade e escala de programas e políticas de saúde. Foi Fellow no PHI e Diretor Técnico do Instituto de Saúde Pública do Brasil, prestando serviço à Medtronic Foundation como Senior Global Technical Advisor (2016-2019). Atualmente é Vice-Presidente Global da Federação Internacional de Diabetes (IDF), Membro do Advisory, Scientific, Education ou Steering Committee de entidades nacionais e internacionais, incluindo SBD, ADJ Diabetes Brasil, IAPO, BMJ Patients Panel, RICPHI e LFAC.


Parceiros Institucionais

Parceiro Corporativo




bottom of page