top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Doenças Metabólicas: Prevenção e Melhores Cuidados na APS - 18/11


Objetivos:


  • Entender a associação entre diferentes condições crônicas de alta prevalência, levando a alterações metabólicas complexas, e estratégias para preveni-las, diagnosticá-las e controlá-las.

  • Conhecer programas efetivos para prevenir, monitorar e reduzir complicações e mortes prematuras associadas a essas condições metabólicas crônicas.

  • Engajar os setores público, privado e terceiro setor para esforços intersetoriais e escala de modelos que comprovadamente reduzem custos e preservam vidas.


Agenda:


16h00-16h20 – Abertura e Contextualização

  • Mark Barone, FórumDCNTs (Vídeo)

  • Frida Plavnik, SBH (Vídeo)

  • Patrícia Carvalho, Abbott (Vídeo)


16h25-16h30 – Resumo de resultados da estratégia HEARTS-Américas para Hipertensão, Diabetes, Obesidade e Dislipidemia (Andres Rosende, OPAS-Américas) (Vídeo)


16h35-16h40 – Como o Previne Brasil tem ajudado o país a avançar nos cuidados com DCNTs? Quais os próximos passos? (Fernando Freitas, Ministério da Saúde) (Vídeo)


16h45-17h50 – Como a associação entre capacitação profissional, educação em saúde e marcadores metabólicos na APS melhoram desfecho? (Márcio Galvão, UFBA) (Vídeo)


17h55-17h00 – Relato de Município aderente ao Previne Brasil – Como aderir? O que alcançou? (José Cristiano Soster, COSEMS-BA) (Vídeo)


17h05-17h45 – Debate – Cardio-Metabo-Renal intersetorial com foco na APS: como ganhar qualidade de vida, reduzindo complicações e mortes prematuras por alterações metabólicas? (Moderação: Mark Barone, FórumDCNTs) (Vídeo)

  • Andres Rosende, OPAS-Américas

  • Fernando Freitas, Ministério da Saúde

  • Frida Plavnik, SBH

  • Cristiano Soster, COSEMS-BA

  • Márcio Galvão, UFBA

  • Patrícia Carvalho, Abbott


Painelistas e Moderador


Andres Rosende, MD, MSc

(OPAS-Américas)

Graduado em Medicina, especialização em cardiologia e Mestrado em efetividade clínica. Atualmente é Consultor internacional da OPS/OMS para a iniciativa HEARTS nas Américas.



José Cristiano Soster

(COSEMS-BA) Graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e pós-graduado pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul na modalidade de Residência Multidisciplinar Integrada com Ênfase em Saúde Coletiva. Atuou na Atenção e Gestão na Saúde Pública, Coordenação da Estratégia de Saúde da Família, Coordenador do Núcleo de Atenção Integral e posteriormente Diretor da Atenção Básica do Município de Santa Maria. Trabalhou na Gestão Estadual como Coordenador de Políticas de Saúde e Diretor da Atenção Básica da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (SESAB). Atualmente é Assessor técnico do COSEMS da Bahia.


Fernando Freitas

(Ministério da Saúde)

Graduado em Enfermagem pelo Centro Universitário Teresa D'Ávila (UNIFATEA). Experiência em atenção básica, e enfermagem assistencial no cuidado ao paciente de baixa e alta complexidade, colaboração interdisciplinar, com foco na otimização do cuidado e suporte ao paciente. Atualmente é Analista Técnico CGCTAB/DEPROS/SAPS/MS.


Frida Plavnik, MD, MSc, PhD

(SBH)

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina - Sorocaba PUC/SP, Mestrado em Nefrologia e Nefrologia - subárea Hipertensão Arterial e Doutorado pela Universidade Federal de São Paulo. Vasta experiência na condução de estudos clínicos, GCP, docência de Nefrologia e na elaboração de material educacional. Atualmente é Diretora Científica da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH).


Márcio Galvão, MSc, PhD

(UFBA)

Graduado em Farmácia (2001) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), aperfeiçoamento em Farmácia Clínica (2001) pela Universidad de Chile, especialização em Assistência Farmacêutica (2004) pela UFBA, mestrado (2007) e doutorado (2012) em Medicina e Saúde também pela UFBA. Atualmente é professor adjunto IV de Farmácia Hospitalar e Farmácia Clínica, tutor do Programa de Residência Multiprofissional em Urgência do Instituto Multidisciplinar em Saúde IMS da UFBA e Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) e professor permanente do Programa de Mestrado em Saúde Coletiva. Liderou o programa HealthRise em Vitória da Conquista, que reorganizou a Atenção Primária, melhorando indicadores das populações com diabetes e hipertensão.


Patrícia Carvalho, MBA

(Abbott)

Graduada em Biomedicina pela Universidade de Mogi das Cruzes com especialização em controle de infecção hospitalar na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e MBA em Gestão de Negócios na FIA. Atualmente é gerente de Marketing e Desenvolvimentos de novos Negócios América Latina e Canadá na Divisão de Diagnósticos Rápidos Cardiometabólicos da Abbott.


Mark Barone, PhD

(FórumDCNTs)

Doutor em Fisiologia Humana pela USP, Especialista em Educação em Diabetes e em Comunicação. Desde 1999 desenvolve pesquisas e projetos de Educação em Saúde, Empoderamento, Liderança de (im)pacientes, Divulgação Científica e Saúde Global. Ampla experiência na facilitação de parcerias para a implementação, sustentabilidade e escala de programas e políticas de saúde. Foi Fellow no PHI e Diretor Técnico do Instituto de Saúde Pública do Brasil, prestando serviço à Medtronic Foundation como Senior Global Technical Advisor (2016-2019). Atualmente é Vice-Presidente Global da Federação Internacional de Diabetes (IDF), Membro do Advisory, Scientific, Education ou Steering Committee de entidades nacionais e internacionais, incluindo SBD, ADJ Diabetes Brasil, IAPO, BMJ Patients Panel, RICPHI e LFAC.


Parceiros Institucionais


Parceiro Corporativo



bottom of page