top of page
  • FórumDCNTs

EAD: Salvando Vidas I - Finalista Melhores Projetos FórumDCNTs 2022

Nome do Projeto: EAD – Salvando Vidas I.

Instituição: Associação de Combate ao Câncer Infantojuvenil.

Responsável pelo projeto: Sandra Emília Almeida Prazeres.

Contato: app@app.org.br.


Sobre o projeto:

O objetivo do projeto foi a criação de um curso com a finalidade de promover qualificação acessível em oncologia pediátrica, com vistas a fortalecer a rede de atenção à saúde, sobretudo as equipes da Atenção Básica para o conhecimento de sinais e sintomas do câncer infantil, de modo a viabilizar o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil e o rápido encaminhamento das pessoas para tratamento especializado, fator imprescindível para o sucesso terapêutico.


O projeto foi implementado em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), site que abrange municípios no Ceará, pelo caráter online, alcançou 20 outros estados brasileiros. O foco foram os profissionais de saúde da Atenção Básica, seguido da Atenção Secundária e Terciária.


O curso está em andamento e os resultados parciais referentes a 106 dias de oferta do treinamento demonstram 1.221 alunos inscritos e, até o momento, um total de 279 concluintes, cuja média geral obtida na avaliação foi de 8,73 pontos. Do público que está aderido, predomina a categoria da enfermagem, seguida do agente comunitário, estes que são profissionais com grande protagonismo no trabalho da atenção básica.

O câncer infantojuvenil é a primeira causa de morte nesta faixa etária e a detecção precoce é o único recurso para tornar rápido o diagnóstico e o tratamento, o que se traduz em maiores chances de cura. Assim, o projeto está sendo essencial para capacitar os profissionais de saúde a conhecerem sinais e sintomas dos tumores pediátricos, com o propósito de incluírem a possibilidade de câncer já no primeiro contato.

Os planos futuros envolvem a ampliação do curso para todos os municípios brasileiros, para a detecção precoce e assistência adequada a crianças com sinais e sintomas de tumores. Desse modo, aumentaremos as chances de cura e menor carga de danos decorrentes do tratamento, com uma maior qualidade de vida.

Saiba mais:



*Este projeto participou do Concurso de Melhores Projetos Intersetoriais e Multistakeholder para Enfrentamento às CCNTs/DCNTs no Brasil.do FórumDCNTs, e foi selecionado entre os 5 melhores*.


bottom of page