top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Insper e Umane lançam estudo sobre o cenário das CCNTs na cidade de São Paulo; FórumCCNTs esteve no evento

O Centro de Estudos das Cidades - Laboratório Arq. Futuro do Insper em parceria com a Umane, lançou os resultados da pesquisa Síntese de Evidências sobre Saúde no Município de São Paulo. O evento, que contou com a participação de membros da Comissão Organizadora do FórumCCNTs, o Dr. Mark Barone, Coordenador-geral, e a Dra. Yara Baxter, apresentou o estudo que corresponde de 2010 a 2019 e identificou áreas prioritárias para intervenções relacionadas à mortalidade materna. O estudo está disponível no Observatório da APS da Umane.


Foto: Mark Barone

A Síntese de Evidências sobre Saúde no Município de São Paulo analisou 96 distritos administrativos da cidade e compila dados relacionados às seguintes condições de saúde:


  • Mortalidade materna (incluindo mortalidade fetal);

  • Mortalidade prematura cardiovascular (subdividida em cerebrovascular e isquêmicas do coração);

  • Mortalidade prematura por diabetes.


A saúde da população é determinada por diversos fatores como habitação, emprego, educação, saneamento, meio ambiente, cultura e segurança pública. Entre os dados apresentados foi apresentado ficou evidente a disparidade entre os distritos como na taxa de mortalidade por diabetes, que corresponde a 0,21% em Moema e 2,02% no Jardim Helena. Entre as mulheres (30-39 anos) houve um crescimento significativo do risco de mortalidade, 6,7%, enquanto entre os homens (30-39 anos) a taxa ficou em 2%.


Foto: Mark Barone

"No período analisado, também foram constatados 845 óbitos maternos no município. Ao contabilizar estes óbitos para cada 100 mil bebês que nascem com vida, chega-se à mortalidade materna, um desafio em países em desenvolvimento, pois seus indicadores não vêm apresentando quedas significativas e constantes", indica o estudo da Umane.


Acesse o estudo aqui.


Fonte: UMANE

Comments


bottom of page