top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Asma: Unir esforços para melhorar cuidados! - 19/05 às 16h



Objetivos:

  • Identificar as principais barreiras e dificuldades para avançar em diagnóstico e tratamento de qualidade da asma e outras e doenças respiratórias crônicas no país.

  • Conhecer dados epidemiológicos atualizados, políticas e programas de saúde com resultados efetivos, e que possam ser escalados no país para melhorar o atual cenário.

  • Engajar os diferentes setores e stakeholders em movimento para melhorar resultados e desfechos no enfrentamento da asma no Brasil.

Agenda:

16h00-16h15 – Abertura e Contextualização (Sônia Martins, GEPRAPS) (Vídeo)

  • Rafael Miranda, AstraZeneca (Vídeo)

  • Angela Honda, ProAr (Vídeo)


16h20-16h25 – Qual a importância de monitorar fatores de risco para doenças respiratórias e implementar leis que os regulem eficientemente? (Sandra Marques, AME/CDD) (Vídeo)


16h30-16h35 – Quais as dificuldades principais para o diagnóstico e acompanhamento da asma e outras doenças respiratórias crônicas no setor público? (Alessandro Chagas, CONASEMS) (Vídeo)

16h40-16h45 – Quais as ações e recomendações da SES-SC permitem aumentar o diagnóstico e melhorar cuidados da asma e outras doenças respiratórias? (Eduardo Macário, SES-SC) (Vídeo)


16h50-16h55 – Como a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo tem reorganizado seus processos para melhorar o diagnóstico e os cuidados com a Asma na Atenção Primária? Karina Mauro Dib, SMS-SP) (Vídeo)


17h00-17h45 – Debate – Como podemos nos comprometer com ações intersetoriais para acelerar a otimização de diagnósticos e tratamento da asma no Brasil? (Moderação: Sônia Martins, GEPRAPS) (Vídeo)


Painelistas e Moderadora


Alessandro Chagas

(CONASEMS)

Graduado em Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais, com ênfase em Análises Clínicas. Experiência em Gestão Pública, Políticas Públicas, Assessoria, Auditoria, Análises Clínicas, com ênfase em Bioquímica, Epidemiologia e Farmácia Hospitalar. Consultor da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e atualmente é Assessor técnico do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).


Angela Honda, MD

(ProAr)

Graduada em Medicina pela PUC-Campinas com Residência em Doenças Pulmonares pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Especialista em Pneumologia. Vasta experiência como Consultora de Medicina Respiratória, Gerente e Diretora Médica. Atualmente é Médica no Departamento de Reabilitação Pulmonar na UNIFESP, sendo responsável pelo atendimento de pessoas com DPOC, e Líder de Programas Educacionais da Fundação ProAR.


Eduardo Macário, MSc, PhD

(SES-SC)

Graduado em Farmácia pela UFPE, Especialista e Mestre em Saúde Pública pela FIOCRUZ/PE, e Doutor em Epidemiologia pela UFRGS. Atuou no Ministério da Saúde, como Consultor técnico do GT-SINAN, na Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, na área de Saúde Indígena, coordenação do programa EPISUS e Diretor do Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças não Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde, quando exerceu a função de secretário de vigilância. Na SES-SC foi Gerente de Doenças Imunopreveníveis e Imunização, Diretor de Vigilância Epidemiológica e Gerente de Vigilância de IST, HIV/Aids, Hepatites Virais e Superintendente de Vigilância em Saúde. Atualmente faz parte da equipe de apoio institucional e participativo do Ministério da Saúde para Santa Catarina.


Karina Mauro Dib

(SMS-SP)

Graduada em Enfermagem pela Universidade Cidade de São Paulo, Especialista em Enfermagem Oncológica e Aprimoramento em Psicooncologia pelo A.C. Camargo Câncer. Especialista em Atenção Domiciliar e Linhas de Cuidado em Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Mestranda em Inovação do Ensino em Saúde na temática de Cuidados Paliativos. Atuou como Supervisora Técnica em Saúde e atualmente é Diretora da Divisão de Doenças Crônicas que representa a Área de Cuidado às DCNTs e Área Técnica do Programa Melhor em Casa na Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.


Rafael Miranda, MD

(AstraZeneca)

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), Residência Médica em Medicina Interna pela FMABC e Pneumologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Titulado Especialista em Pneumologia pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). Membro Ativo da American Thoracic Society (ATS-EUA) e European Respiratory Society (ERS-Europa). Atuou como Professor da Disciplina de Pneumologia do Centro Universitário São Camilo, Médico Assistente da Disciplina de Pneumologia da Faculdade de Medicina do ABC vinculado ao Hospital Estadual Mario Covas e Preceptor do Programa de Residência Médica em Pneumologia na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Atualmente é Gerente Médico Sênior na AstraZeneca.


Sandra Marques

(AME/CDD)

Graduada em Odontologia pela Universidade de Odontologia Osec, Especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares, em Ortodontia e Ortopedia Facial - HASP e Especialista em Dependência Química-UNIFESP. Mestranda em Ciências da Saúde em área de concentração de Vigilância em Saúde Pública pela CCD/SESSP. Pesquisadora com foco na área de Políticas Públicas, Tabagismo, Doenças Respiratórias, Oncologia. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Respiratória na Atenção Primária à Saúde (GEPRAPS) da Faculdade de Medicina do ABC e Membro da Comissão de Políticas Públicas do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo - 2018/2022. Presidente da Comissão Temática de Políticas Públicas do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo - 2023. Atualmente é Consultora de Projetos Científicos da Associação Crônicos do Dia a Dia (CDD) e Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME).


Sônia Martins, MD, PhD

(GEPRAPS)

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Teresópolis, Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC, Especialização em Psiquiatria pela UNESA-Rio de Janeiro e Saúde da Família pela UNIFESP. Idealizou, implementou e gerencia o programa de Matriciamento em Saúde Respiratória na atenção primária no município de São Bernardo do Campo desde 2013. Implementou e gerencia o programa de tabagismo no município de São Bernardo do Campo desde 2014. Pesquisadora Principal do Projeto Breathe Well no Brasil. Atualmente é a Coordenadora do GEPRAPS.




Parceiros Institucionais


Parceiro Corporativo


bottom of page