top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

AVC: Avanços para reduzir mortes no Brasil - 14/6 às 16h



Objetivos:

  • Conhecer a prevalência do AVC no Brasil e as melhores estratégias de prevenção e tratamento disponíveis. 

  • Entender protocolos e estratégias que estão permitindo melhorar desfecho e reduzir mortes por AVC no país

  • Engajar as principais instituições dos diferentes setores em políticas e programas que acelerem os avanços nos cuidados com o AVC para todo o país.

Agenda:

16h00-16h20 – Abertura e Contextualização (Elton Sady, ABEn-MG | GT Diabetes FórumCCNTs)


16h25-16h30 – Quais as melhores estratégias para a prevenção do AVC? (Maria Cristina Izar, SOCESP)


16h35-16h40 – Quais abordagens do AVC levam a melhores desfechos e reduzem mortes? Eles estão incorporados no SUS e saúde suplementar? (Álvaro Avezum, FMUSP)


16h45-16h50 - Há estratégias populacionais implementadas no Brasil que estão levando à redução dos casos e mortes por AVC no país? Há como ampliá-las? (Sheila Martins, WSO e Rede Brasil AVC)


16h55-17h00 - Quais as dificuldades principais para a implementação das diretrizes e protocolos de anticoagulação e tratamento de AVC isquêmico e hemorrágico no país? (Octávio Pontes, FMUSP-RP)


17h05-17h10 – Qual o papel dos municípios na prevenção e tratamento do AVC? (Priscila Romanoski, SES-SC)


17h15-17h20 - Como o Ministério da Saúde organiza os cuidados para melhorar a prevenção e tratamento do AVC no SUS? (Rodrigo Cariri, SAES-MS)


17h20-17h55 – Debate – O que podemos fazer em conjunto, especialmente as instituições presentes neste evento, para melhorar desfecho e reduzir mortes por AVC no Brasil? (Elton Sady, ABEn-MG | GT Diabetes FórumCCNTs)



Painelistas e Moderador

Álvaro Avezum, MD, PhD,

(FMUSP)

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Residência Médica em Cardiologia Clínica pela UFTM e em Emergências e Terapia Intensiva pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Título de Especialista em Cardiologia – Sociedade Brasileira de Cardiologia e em Cardiologia, Epidemiologia Clínica e Bioestatística pela Universidade McMaster (Canadá). Doutorado em Cardiologia pela Universidade de São Paulo (USP). Foi considerado pela consultoria Thomson Reuters (2015) como um dos quatro cientistas brasileiros com produção acadêmica de maior impacto no mundo. Professor Livre Docente e Doutor em Cardiologia pela USP e Professor responsável pela Disciplina de Pesquisa e Medicina Cardiovascular pela USP.


Maria Cristina Izar, MD, PhD

(SOCESP)

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Residência Médica em Clínica Médica e Cardiologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Doutorado em Medicina (Cardiologia) pela Universidade Federal de São Paulo, Especialista em Cardiologia pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Cardiologia. Foi diretora Científica, editora Chefe da Revista, presidente do Departamento de Aterosclerose, Diretora de Promoção e Pesquisa da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. Tem experiência em doença coronária, dislipidemias genéticas, aterosclerose, lípides, diabetes, fatores de risco, inflamação, nutrição, nutrigenética, nutrigenômica. Atualmente é Professora Orientadora da Pós-Graduação da UNIFESP e presidente da SOCESP.


Octávio Pontes, MD, MSc, PhD

(FMRP-USP)

Médico Neurologista pela Universidade de São Paulo, Pós-doutorado pela Massachusetts General Hospital / Harvard Medical School, Doutor em Neurologia e Livre Docência em Neurologia, ambos pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP. Fellowship em Neurologia Vascular e Neurossonologia no Hospital Vall d`Hebron. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares. Atua como Coordenador da Rede Nacional de Pesquisa em AVC, instituída pelo Ministério da Saúde (Decit/SCTIE/MS) e Co-Chair do Comitê de Educação da World Stroke Organization (WSO). Atualmente é Chefe do Serviço de Neurologia Vascular e Emergências Neurológicas do HCFMRP-USP, além de Coordenador do Mestrado Profissional em Neurologia da FMRP-USP.


Patrícia de Luca, MSc

(FórumCCNTs | AHF)

Mestre em ciências pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEEF-USP), Bacharel e Licenciatura em Educação Física pela mesma instituição. Experiência em prescrição de exercício, pesquisa, ética educação em saúde e advocacy, com ênfase em doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade. Atuou voluntariamente na ADJ Diabetes Brasil por mais de 10 anos, e no Comitê de Ética da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP por 8 anos. Co-fundadora do Grupo de Advocacy em Cardiovascular (GAC). Co-Fundadora e parte da Comissão Organizadora do Fórum Intersetorial de CCNTs no Brasil (FórumCCNTs). Ex-presidente e atual Diretora Executiva da Associação Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar (AHF).


Priscila Romanoski, MSc, PhD

(SES-SC)

Graduada em Enfermagem pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões , Mestrado em Programa em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase na docência e gestão em saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, estratégia de saúde da família, saúde pública, telessaúde e condições crônicas. Foi Coordenadora de equipe de Saúde da Família, enfermeira assitencial na prefeitura municipal de Imbituba (SC) e Benjamin Constant do Sul (RS). Atualmente é docente na Universidade norte do Parana (UNOPAR) e na Universidade Federal de Santa Catarina e Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS/SES).


Rodrigo Cariri, MD, MSc, PhD

(SAES - Ministério da Saúde)

Médico de Família e Comunidade pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Doutor em Saúde Coletiva pela IAM/FIOCRUZ, com Especialização em Gestão da Clínica nas Redes de Atenção e Processos Educacionais pelo Hospital Sírio-Libanês. Atua como Professor Adjunto no Centro de Ciências Médicas da UFPE. Prestou Acompanhamento e Assessoria à Política Nacional de Especialidades no SUS. Atualmente é Assessor Especial do Gabinete de Atenção Especializada na Secretaria de Atenção Especializada (SAES) do Ministério da saúde.


Sheila Martins, MD, MSc, PhD

(Rede Brasil AVC/WSO)

Médica Neurologista pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre e Doutora em Neurologia pela Universidade Federal de São Paulo. Atuou como Chefe do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Moinhos de Vento, e é ex-Presidente da Sociedade Iberoamericana de Enfermidades Cerebrovasculares. Vasta experiência como Professora da Faculdade de Medicina e da Pós-Graduação em Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e também Coordenadora do Programa de Neurologia Vascular do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Atualmente é Presidente da Rede Brasil AVC e World Stroke Organization (WSO).


Elton Sady

(ABEn-MG | GT Diabetes FórumCCNTs)

Graduado em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestrando em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFMG, na linha de Saúde Coletiva. Integra os grupos de pesquisa: Observatório de Doenças e Agravos não Transmissíveis, Rede GBD Brasil e o Global Burden of Disease Collaborative Network. Foi coordenador e fundador do Comitê Estudantil da ABEn-MG e integrou o Comitê Estudantil da ABEn Nacional. Atua em pesquisas com ênfase nas Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT) utilizando bases nacionais de inquéritos populacionais em saúde. Atualmente é Secretário Geral da Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Minas Gerais e facilitador do Grupo de Trabalho de Diabetes do FórumCCNTs.


Parceiros Institucionais

Parceiro Coorporativo

Comments


bottom of page