Asma, DPOC e Polipose Nasal: É hora de melhorar os cuidados para reduzir hospitalizações e mortes! - 25/7 às 16h
- FórumDCNTs
- 1 de jan.
- 6 min de leitura
Atualizado: há 4 dias
Objetivo:
Entender a diferença entre asma, DPOC e polipose nasal, a interação entre elas, e o risco associado ao diagnóstico tardio e tratamento inadequado dessas condições.
Conhecer modelos de sucesso para melhorar a atenção a essas condições respiratórias crônicas não transmissíveis em diferentes níveis de atenção, do primário ao terciário.
Engajar os setores público, o privado e as entidades da sociedade civil em esforços conjuntos que possam dar escala às melhores práticas, reduzindo hospitalizações e mortes por asma, DPOC e polipose nasal.
Agenda:
16h00-16h15 – Abertura e Contextualização (Mark Barone, FórumCCNTs)
Elisama Baisch (GSK)
Iara Machado (ABRAF)
16h25-16h30 – Qual a diferença entre asma, DPOC e polipose nasal e a prevalência dessas condições? (Paulo Corrêa, ABEAD)
16h35-16h40 – Quais os riscos associados ao diagnóstico tardio ou tratamento inadequado dessas condições respiratórias (asma, DPOC e polipose nasal) (Pedro Giavina-Bianchi, ASBAI)
16h45-16h50 – Quais estratégias em parceria com atenção secundária e terciária têm melhorado a atenção a essas condições? Já existem resultados concretos? (Angela Honda, ProAr | UNIFESP)
16h55-17h00 – Quais estratégias em parceria com municípios têm melhorado a atenção a essas condições? Já existem resultados concretos? (Sônia Martins, GEPRAPS | CAPA | FMABC)
17h05-17h10 – Como o município de Guarulhos tem se reorganizado para melhorar resultados nos cuidados de asma, DPOC e polipose nasal? (Ligia Ortolani, SMS - Guarulhos)
17h15-17h20 – Quais ações o Brasil está tomando para melhorar os índices de diagnóstico precoce e tratamento de qualidade de asma, DPOC e polipose nasal, a fim de reduzir hospitalizações e morte (Tâmara de Oliveira e Silva, CGCOC - DEPPROS - SAPS - MS)
17h25-17h55 – Debate com todos os painelistas – Com qual compromisso podemos sair deste evento para, em colaboração, melhoramos rastreio, diagnóstico e tratamento de asma, DPOC e polipose nasal no Brasil? (Moderação: Mark Barone, FórumCCNTs)
Painelistas e Moderador

Angela Honda, MD
(ProAr)
Graduada em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), com Residência em Doenças Pulmonares pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Especialista em Pneumologia. Vasta experiência como Consultora de Medicina Respiratória, Gerente e Diretora Médica. Atuou como Medical Scientific Liaison (MSL) para asma de difícil controle e anticorpo monoclonal na Novartis e Diretora Médica na AstraZeneca. Atualmente é Médica Voluntaria no Departamento de Reabilitação Pulmonar na UNIFESP, sendo responsável pelo atendimento de pessoas com DPOC, e Líder de Programas Educacionais e Diretora Executiva da Fundação ProAR.

Elisama Baisch MD, MSc, PhD
(GSK)
Graduada em Medicina pela Universidade de São Paulo. Mestrado em Otorrinolaringologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Doutorado em educação pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), com foco em educação médica e gerenciamento de pessoas. Bacharelado em Direito e MBA em gestão em saúde e administração hospitalar. Foi professora colaboradora de prática médica da Unigranrio. Responsável pela criação da primeira plataforma educacional digital da GSK, a Conectados e evoluiu para a atual GSKOn. Atuou como gerente médica da linha respiratória, com foco em rinite e antibiótcos e atualmente líder médica (gerente de assuntos médicos sênior) da área de imunobiológicos em imunologia respiratória da GSK Brasil.

Iara Machado
(ABRAF)
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Pós-Graduação em Administração de Empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP. Realizou os Cursos Introdutório de Pesquisa Clínica no Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Curso de Profissionalização em Pesquisa Clínica no Centro Paulista de Investigação Clínica (CEPIC). Em 2022 encerrou seus trabalhos como arquiteta e iniciou uma nova carreira como Coordenadora de Pesquisa Clínica em estudos que pesquisam novos medicamentos para hipertensão pulmonar. Foi diagnosticada com hipertensão pulmonar e Iniciou como voluntária na ABRAF, passando pelo cargo de Diretora de Projetos e atualmente ocupa o cargo de presidente e diretora executiva.

Ligia Ortolani
(SMS - Guarulhos)
Graduada em Nutrição, com especialização em Nutrição Hospitalar em Hospital de Retaguarda pelo HC/FMUSP e em Gestão em Saúde Pública pela Estácio. Especialista em Atenção à Saúde das Pessoas com Sobrepeso e Obesidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em Comportamento Alimentar pelo IPGS. É instrutora de Mindful Eating pelo Centro Brasileiro de Mindful Eating (CPM). Especialista em Vigilância em Saúde e Epidemiologia pela UNG, pós-graduanda em Saúde Coletiva e Epidemiologia ESPDF e em Ciência de Dados aplicada a Saúde pela PUC Minas. Mestre em Ciências – Nutrição em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Atuou na área acadêmica como ministrante de cursos de extensão. Foi coordenadora da Rede de Doenças Crônicas Não Transmissíveis e atualmente é coordenadora da Vigilância Epidemiológica das Doenças Crônicas Não Transmissíveis na Secretaria da Saúde de Guarulhos.

Paulo Corrêa, MD, MSc
(ABEAD)
Médico Pneumologista pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Saúde Pública pela UFMG. Especialista em Pneumologia e Tisiologia pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e especialista em Clínica Médica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica. Realizou fellowship em controle do tabagismo pela American Cancer Society e União Internacional contra o câncer. Possui certificação em grau de excelência em controle do tabagismo concedido pela Organização Pan-Americana de Saúde / Organização Mundial da Saúde. Fez parte da missão da Organização Mundial da Saúde responsável pela Avaliação da Capacidade Brasileira para o Controle do Tabagismo. Atuou como Coordenador da Comissão Científica de Tabagismo da SBPT 2021-2024. Atualmente é Professor do Curso de Medicina da UFOP e doutorando em Saúde Pública na UFMG e colaborador da ABEAD.

Pedro Giavina-Bianchi, MD, PhD
(ASBAI)
Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, com Residência em Clínica Médica e em Imunologia Clínica e Alergia no Hospital das Clínicas da FMUSP. Possui Doutorado em Medicina, na área de Alergia e Imunopatologia, pela Universidade de São Paulo. Defendeu sua tese de Livre-Docência com o tema “Asma de Difícil Controle”. Atuou como Médico Preceptor da Disciplina de Imunologia Clínica e Alergia da FMUSP. Membro do Board of Directors da World Allergy Organization. Atualmente, é Médico Assistente Supervisor do Ambulatório do Serviço de Imunologia Clínica e Alergia do HC-FMUSP, Professor Associado e orientador de mestrado e doutorado na mesma disciplina. Diretor de integração nacional e editor de arquivos de asma, alergia e imunologia da associação brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI).

Sônia Martins, MD, PhD
(CAPA | GEPRAPS)
Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Teresópolis, Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC, Especialização em Psiquiatria pela UNESA-Rio de Janeiro e Saúde da Família pela UNIFESP (Título de Especialista pela SBMFC). Idealizou, implementou e gerencia o programa de Matriciamento em Saúde Respiratória na atenção primária e de tabagismo no município de São Bernardo do Campo. É idealizadora e Referência Técnica do Ambulatório Multidisciplinar de Asma e DPOC na Atenção Secundária em São Bernardo do Campo. Pesquisadora Principal do Projeto Breathe Well 1 no Brasil. Lidera o movimento Cuidados Adequados da Asma (CAPA) no Brasil. Atualmente é a Coordenadora do GEPRAPS e Líder do International Primary Care Respiratory Group na América Latina.

Tâmara de Oliveira e Silva
(CGCOC - DEPPROS - SAPS - MS)
Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL, Sanitarista (Especialista através da Residência Multiprofissional em Gestão de Redes de Atenção à Saúde pela Universidade de Pernambuco - UPE e Escola de Saúde Pública de Pernambuco - ESPPE). Atuou como pesquisadora na FIOCRUZ e na Coordenação Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas DAPES/SAS/Ministério da Saúde. Atualmente é técnica na Coordenação Geral de Prevenção as Condições Crônicas na Atenção Primaria à Saúde (CGCOC - DEPPROS - SAPS - MS).

Mark Barone, PhD
(FórumCCNTs)
Doutor em Fisiologia Humana pela USP, Especialista em Educação em Diabetes e em Comunicação. Desenvolve pesquisas e projetos de Educação em Saúde, Empoderamento, Liderança de (im)pacientes, Divulgação Científica e Saúde Global. Ampla experiência na facilitação de parcerias para a implementação, sustentabilidade e escala de programas e políticas de saúde. Foi Fellow no PHI e Diretor Técnico do Instituto de Saúde Pública do Brasil, prestando serviço à Medtronic Foundation como Senior Global Technical Advisor e VP da Federação Internacional de Diabetes (IDF). Atualmente é Coordenador-geral do FórumCCNTs, Membro Honorário da ADJ Diabetes Brasil e Membro do Advisory, Scientific, ou Steering Committee de entidades nacionais e internacionais, incluindo IAPO, BMJ Patients Panel, RICPHI, NCD-Lab-GCM/WHO e LFAC.
Parceiros Institucionais

Parceiro Corporativo

Comments