top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Dor Crônica e Neuropática: Desafios, Programas e Políticas - 05/06 às 16h


Objetivos:

  • Compreender o desafio a nível pessoal e populacional da doença crônica mais prevalente, a dor crônica.

  • Conhecer causas e estratégias de prevenção da dor crônica, com ênfase na dor neuropática, assim como programas e políticas que favorecem o tratamento e os cuidados de qualidade para essa condição.

  • Engajar os diferentes setores em planos intersetoriais para a ampliação desses programas e políticas no país.

Agenda:


16h00-16h20 – Abertura e Contextualização (Moderação: Mark Barone, FórumDCNTs) (Vídeo)

  • Glaucia Duarte, P&G (Vídeo)

  • Eloisa Malieri, Elo&Bete (Vídeo)

16h25-16h30 – Dor Crônica e dor neuropática no Brasil e no Mundo, por que se preocupar? (Carlos Barros, SBED) (Vídeo)


16h35-16h40 – O que é prioritário na jornada da pessoa com dor crônica e dor neuropática no sistema público ou privado de saúde? (Hermelinda Pedrosa, D-Foot | IDF | SBD) (Vídeo)


16h45-16h50 – O que a Bahia tem a nos ensinar sobre programa de diagnóstico precoce e tratamento de dor crônica neuropática? (Monique Cerqueira, UNEB | CEDEBA) (Vídeo)


16h55-17h00 – Como os estados se organizam para endereçar o desafio da dor crônica e neuropática? (Alcina Romero, SESAB | CONASS) (Vídeo)


17h05-17h10 – Como a Atenção Primária se organiza para prevenção primária e secundária da dor crônica e neuropática? (Fernando Freitas, SAPS-Ministério da Saúde) (Vídeo)


17h15-17h45 – Debate – Como agir intersetorialmente para melhorar prevenção, diagnóstico precoce e tratamento de qualidade para dor crônica e neuropática? (Moderação: Mark Barone, FórumDCNTs) (Vídeo)


Painelistas e Moderador

Alcina Romero

(SESAB | CONASS)

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Pós-graduada pela Universidade Federal da Bahia em Administração Hospitalar. Atuou na Atenção e Gestão na Saúde Pública, Técnica na Coordenação Hospitalar do Estado da Bahia, Coordenadora de Urgência do Estado da Bahia. Atualmente é Diretora da Atenção Especializada da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (SESAB).


Carlos Barros, PhD, FIPP

(SBED)

Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM/MG), Doutor em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG). Título de Área de Atuação em Dor e Título de atuação em Cuidados Paliativos pela Associação Médica Brasileira (AMB). Fellow of Interventional Pain Practice pela WIP (World Institute of Pain), Editor Chefe do Tratado de Dor Oncológica, Editora Atheneu e Co-editor do Tratado de Dor Neuropática, Editora Atheneu. Atualmente é Professor Anestesiologia, Dor e Cuidados Paliativos da Faculdade de Medicina da Unifal-MG e Presidente eleito Sociedade Brasileira para Estudos da Dor (SBED) para o biênio 2024-25.


Eloisa Malieri

(Elo&Bete)

Graduada em Relações Públicas e Direito, Especializada em Direito à Saúde. Mentora do Projeto Social voltado para a comunidade de diabetes, Elo & Bete, integrante do Departamento de Educação da SBD, Embaixadora do Programa Desperta para o Pé diabético da Urgo Medical, Embaixadora da ONG Unidos pelo Diabetes de Itabuna, ativista por políticas públicas e privadas em prol da saúde.


Fernando Freitas

(SAPS-Ministério da Saúde)

Graduado em Enfermagem pelo Centro Universitário Teresa D'Ávila (UNIFATEA). Experiência em atenção básica, e enfermagem assistencial no cuidado ao paciente de baixa e alta complexidade, colaboração interdisciplinar, com foco na otimização do cuidado e suporte ao paciente. Atualmente é Analista Técnico CGCTAB/DEPROS/SAPS/MS.


Glaucia Duarte, MD, PhD

(Procter & Gamble)

Graduada em Medicina e Especialista em Endocrinologia e Metabolismo pela Universidade Estadual de Campinas, Especialista em Dor pela Universidade de São Paulo (USP), Doutorado pela USP e Pós-Doutorado pela Universidade Federal de São Paulo. Integrante do Projeto Educando Educadores (ADJ/SBD/IDF-SACA). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Endocrinologia, atuando em tireóide (iodo e tireóide, ultrasonografia de tireóide em crianças e idosos, carcinoma de tireoide), diabetes (promoção em saúde, orientação, prevenção de complicações crônicas) e obesidade (enfoque em reeducação alimentar). Membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Membro da Sociedade Latino Americana de Tireóide e do International Council for the Control of Iodine Deficiency Disorders. Atualmente é Gerente Médica na Procter & Gamble (P&G).


Hermelinda Pedrosa, MD

(D-Foot | IDF | SBD)

Graduada pela Universidade Federal da Paraíba, Fellowship em Diabetes na Radcliffe Infirmary, Oxford-UK e Especialista em Endocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Atuou como docente da ESCS-DF (Escola Superior em Ciências da Saúde), Coordena o Polo de Pesquisa da Unidade de Endocrinologia da FEPECS (Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde). Membro da Sociedade Brasileiras de Diabetes (SBD), onde foi presidente, da Associação Latino-Americana de Diabetes (ALAD), da American Diabetes Association (ADA), e da SBEM. Coordena o Diabetic Foot Programme da International Diabetes Federation (IDF) para a região SACA. Atualmente é Diretora de Assuntos Governamentais da SBD e Vice-presidente D-Foot International e Vice-Presidente da IDF.


Monique Cerqueira, MD, MSc

(UNEB | CEDEBA)

Graduada em Medicina pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado da Bahia e Doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Gestão em Saúde pela Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto-SP, Especialista em Cirurgia Vascular pelo Complexo Hospitalar Professor Edgar Santos - C-HUPES - Salvador-BA. Desenvolve pesquisas nas áreas de cirurgia vascular e saúde coletiva. Atua como Professora auxiliar do curso de Medicina na Universidade do Estado da Bahia e Cirurgiã Vascular na Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.

Mark Barone, PhD

(FórumDCNTs)

Doutor em Fisiologia Humana pela USP, Especialista em Educação em Diabetes e em Comunicação. Desde 1999 desenvolve pesquisas e projetos de Educação em Saúde, Empoderamento, Liderança de (im)pacientes, Divulgação Científica e Saúde Global. Ampla experiência na facilitação de parcerias para a implementação, sustentabilidade e escala de programas e políticas de saúde. Foi Fellow no PHI e Diretor Técnico do Instituto de Saúde Pública do Brasil, prestando serviço à Medtronic Foundation como Senior Global Technical Advisor (2016-2019). Atualmente é Coordenador Geral do FórumDCNTs, Membro do Advisory, Scientific, Education ou Steering Committee de entidades nacionais e internacionais, incluindo SBD, ADJ Diabetes Brasil, IAPO, BMJ Patients Panel, RICPHI e LFAC.


Parceiros Institucionais


Parceiro Corporativo






bottom of page