top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Obesidade sem estigma, da prevenção ao direito ao cuidado - 25/03


Objetivos:

  • Aprofundar a compreensão sobre os determinantes sociais, culturais e clínicos da obesidade, destacando a responsabilidade coletiva e intersetorial para o enfrentamento desta epidemia.

  • Identificar pontos de fragilidade na prevenção e tratamento da obesidade, destacando políticas e programas custo-efetivos para deter esta DCNT que já afeta mais de 40 milhões de brasileiros e brasileiras.

  • Engajar os setores público, privado e terceiro setor em esforços conjuntos para a elaboração de políticas e escala de programas holísticos de prevenção e cuidado integral da obesidade, com potencial para reverter a tendência de aumento exponencial da prevalência dessa condição crônica e suas complicações.


Agenda:


16h00-16h20 – Abertura e Contextualização

  • Ronaldo Wieselberg (FórumDCNTs/ADJ) (Vídeo)

  • Simone Tcherniakovsky (Novo Nordisk) (Vídeo)

  • Andrea Levy (Obesidade Brasil) (Vídeo)

16h25-16h30 – A importância da prevenção e a urgência do cuidado integral para enfrentar a obesidade no Brasil (Guilherme Nafalski, Instituto Cordial) (Vídeo)


16h35-16h40 – Cenário da obesidade no Brasil: como a prevenção pode frear o aumento da epidemia? O que ainda precisa ser feito para mudar esse cenário? (Carolina Rocha, Instituto Desiderata) (Vídeo)


16h45-16h50 – Por que é urgente e como acolher e cuidar das mais de 40 milhões de pessoas que já vivem com obesidade no país? (Cintia Cercato, ABESO) (Vídeo)


16h55-17h00 – Quais políticas efetivas em outros países ainda não foram implementadas no Brasil para enfrentar a obesidade? (Marília Albiero, ACT Promoção da Saúde) (Vídeo)


17h05-17h10 – Ações do Ministério da Saúde para Combate à Obesidade, da prevenção ao tratamento (Gabriella Andrade, Ministério da Saúde) (Vídeo)


17h15-17h45 – Debate – Como os diferentes setores podem somar esforços para melhorar a prevenção, garantir acesso a linhas de cuidado adequadas no sistema de saúde, e combater o estigma da obesidade? (Moderação: Ronaldo Wieselberg, FórumDCNTs | ADJ Diabetes Brasil) (Vídeo)

  • Andrea Levy (Obesidade Brasil)

  • Cintia Cercato (ABESO)

  • Gabriella Andrade (Ministério da Saúde)

  • Guilherme Nafalski (Instituto Cordial)

  • Marília Albiero (ACT Promoção da Saúde)

  • Simone Tcherniakovsky (Novo Nordisk)


Painelistas e Moderador


Andrea Levy

(Obesidade Brasil)

Graduada em psicologia, especialista em obesidade e transtornos alimentares pelo HC-FMUSP. Atuou durante 15 anos em clínicas de cirurgia bariátrica e atualmente atua em consultório particular. Tendo sofrido com a obesidade na infância e adolescência, submeteu-se à cirurgia bariátrica aos 24 anos e desde então mantém menos 60kg e o entusiasmo em ajudar pessoas que passam por histórias parecidas. Autora do livro Cirurgia Bariátrica - Manual de instruções para pacientes e familiares e co-fundadora e atual presidenta do Instituto Obesidade Brasil.



Cintia Cercato, MD, PhD

(ABESO)

Graduada em Medicina pela Universidade Federal da Bahia, residência médica em Clínica Médica pela Universidade de São Paulo, residência médica em Endocrinologia e Metabologia pela Universidade de São Paulo e doutorado em Endocrinologia pela Universidade de São Paulo. Atuou como médica do Hospital das Clínicas da FMUSP. Atualmente é Presidenta da ABESO.



Gabriella Andrade, MSc

(Ministério da Saúde)

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco, especialização na modalidade Residência Multiprofissional em Saúde da Família - ENSP/FIOCRUZ e Especialização em Alimentação e Nutrição na Atenção Básica - ENSP/FIOCRUZ, 2014. Mestre em Saúde Pública - ENSP/FIOCRUZ. Doutoranda em Saúde Pública - ENSP/FIOCRUZ. Tem experiência em Saúde Coletiva, com foco em Nutrição e Saúde Pública, Atenção Primária à Saúde, Saúde da Família, Educação em Saúde, Educação Alimentar e Nutricional, Avalição Nutricional e Alimentação e Cultura. Atualmente é técnica na Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde.


Guilherme Nafalski, MD

(Instituto Cordial)

Graduado em Ciências Sociais, Sociologia e Mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Ciências Políticas pela UNICAMP. Atuou como Analista de Projetos e Gerente de Projetos no Instituto Via Pública, Coordenador Divisional no IABAS, Assessor Especial na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Chefe da Assessoria de Colegiados de Urbanismo na Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento, Coordenador de Convergência Digital na Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia. Atualmente é Coordenador no Instituto Cordial.


Marília Albiero, MSc, MBA

(ACT Promoção da Saúde)

Graduada em engenheira Químicapela Universidade Federal de Sergipe (UFS) com pós-graduação em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), MBA em Comércio Internacional pela FIA e Especialização em Advocacy e Políticas Públicas pela FGV. Possui experiência na área de inovação, inteligência de mercado e estratégia tendo atuado em empresas privadas e como consultora de negócios de impacto social. Atualmente é Coordenadora de inovação e Estratégia na ACT Promoção da Saúde.


Simone Tcherniakovsky, MBA

(Novo Nordisk)

Graduada em Farmácia-Bioquímica pela USP, com especialização em Marketing pela ESPM e MBA pela Insper, possui longa carreira em empresas farmacêuticas e de saúde. Iniciou suas atividades em marketing de produtos e nos últimos 10 anos vem desenvolvendo grande experiência em políticas de saúde, comunicação, advocacy e acesso ao mercado. Histórico de sucesso no desenvolvimento e implementação de estratégias institucionais, governamentais e de negócios em diferentes áreas terapêuticas, assim como relações com imprensa, projetos de identidade corporativa e responsabilidade social. Foi responsável pelas áreas de comunicação e assuntos institucionais/governamentais em empresas como Baxter, Alexion Pharmaceuticals e desde 2015 na Novo Nordisk Farmacêutica.


Ronaldo José Pineda Wieselberg, MD

(ADJ Diabetes Brasil)

Médico pela Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e mestrando em Saúde Pública pelo Imperial College London, Coordenador do Treinamento de Jovens Líderes em Diabetes (ADJ Diabetes Brasil), foi Representante Regional do programa de Young Leaders in Diabetes (YLD) da IDF, entre 2017-2019, onde esteve à frente do projeto de rastreio de acesso aos cuidados e medicações na América Latina. Representou a Sociedade Civil na consulta pela ONU sobre DCNTs (Nova Iorque/2018). Dono do canal do Youtube “Arquimago da Insulina”, onde publica informações sobre diabetes de forma acessível. Acredita que através do ensino de tudo a todos, inspirado em nas ideias pansóficas de Comenius, é possível empoderar as pessoas para que se tornem agentes de mudanças efetivas em seus ambientes.


Parceiros Institucionais




Parceiro Corporativo



bottom of page