top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Tratamento Integral do Câncer: Dor Oncológica e Saúde Mental - 05/08


Objetivos:

  • Entender a importância de aspectos físicos, psicológicos e sociais para o sucesso do tratamento do câncer.

  • Conhecer modelos de cuidado integral da pessoa com câncer, incluído atenção à dor oncológica e aos aspectos psicossociais, como potencial de escala para todo o país.

  • Firmar compromisso entre os setores público, privado e terceiro setor para a implementação colaborativa de programas e políticas de saúde que humanizem e melhorem resultados do diagnóstico ao tratamento e cura do câncer no país.


Agenda:


16h00-16h20 – Abertura e Contextualização (Moderação: Mark Barone, FórumDCNTs) (Vídeo)

  • Marco Silva, Viatris (Vídeo)

  • Flávia Sayegh, Abrale (Vídeo)


16h25-16h30 – O que é dor oncológica e qual sua importância no tratamento? (Luciana Holtz, Oncoguia) (Vídeo)


16h35-16h40 – Quais são os impactos do diagnóstico e tratamento do câncer sobre a saúde mental? Há como integrar esse elemento ao tratamento? (Isabel Marçal, Instituto Bem do Estar) (Vídeo)


16h45-16h50 – Qual a importância da APS no cuidado integral da pessoa com câncer (Vânia Soares, Hospital de Amor de Barretos) (Vídeo)


16h55-17h00 – Como a APS de São Paulo se organiza para o acompanhamento de quem recebe o diagnóstico de câncer, pensando no cuidado integral, físicos e psicossocial, dessas pessoas? (Karina Mauro Dib, SMS-SP) (Vídeo)


17h05-17h10 – Como a Saúde Privada se organiza para o acompanhamento de quem recebe o diagnóstico de câncer, pensando no cuidado integral, físicos e psicossocial, dessas pessoas? (Francis Fujii, Amil | SAMU) (Vídeo)


17h15-17h45 – Debate – Como alinhar os diferentes níveis de atenção em uma resposta que valorize e trate adequadamente as dores físicas e psicológicas do câncer, melhorando desfecho? (Vídeo)

  • Isabel Marçal, Instituto Bem do Estar

  • Flávia Sayegh, Abrale

  • Francis Fujii, Amil | SAMU

  • Karina Mauro Dib, SMS-SP

  • Luciana Holtz, Oncoguia

  • Marco Silva, Viatris

  • Vânia Soares, Hospital de Amor de Barretos


Painelistas e Moderador


Isabel Marçal

(Instituto Bem do Estar)

Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo, Gestão de Projetos Sociais para Organização do Terceiro setor pela PUC-SP e Especialista em nutrição e educação alimentar. Atuou como Gerente na ONG Banco de Alimentos, International Myeloma Foundation Latin America e no Instituto Espaço da Vida. Cofundadora do Instituto Bem do Estar, onde atualmente é Diretora.


Flávia Sayegh

(Abrale)

Graduada em Psicologia pela PUC-Campinas, especialista em Psico-oncologia pelo Hospital do Câncer A.C.Camargo e especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo. Atuou em diferentes hospitais e instituições atendendo e acompanhando pessoas com câncer e seus familiares. Atualmente é Coordenadora do Comitê de Saúde Mental da Abrale.


Francis Fujii, MD, MBA, MSc

(Amil | SAMU)

Graduado em Medicina pela FAMEMA, MBA em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas e em Marketing de Serviços pela Fundação Instituto de Administração e Mestre em Saúde pública pela The University of Manchester. Atuou como Gerente Nacional de Anatomia Patológica, Gerente Médico de Novos Projetos, Gerente Médico Affordability, Vice Diretor Clínico do SAMU de São Paulo e Gerente de Economia da Saúde. Atualmente é Diretor Clínico no SAMU de São Paulo e Diretor Médico de Gestão em Saúde na Amil.


Karina Mauro Dib

(Secretaria Municipal de Saúde - SP)

Graduada em Enfermagem pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), com Aprimoramento em Psicooncologia pelo A.C. Camargo Câncer. Especialista em Atenção Domiciliar e Linhas de Cuidado em Enfermagem, incluindo: Doenças Crônicas Não Transmissíveis e Enfermagem Oncológica. Atuou como Supervisora Técnica em Saúde e atualmente é Assessora Técnica na Coordenação de Atenção Básica e representante da Área de Cuidado às DCNTs na Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, onde compõe a equipe da Área Técnica do Programa Melhor em Casa.


Luciana Holtz

(Oncoguia)

Graduada em Psicologia pela PUC-SP, Especialista em Bioética pela Faculdade de Saúde Pública da FMUSP e Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital Emílio Ribas. Atuou como psico-oncologista instituições públicas e privadas, Conselheira Suplente do Conselho Nacional de Saúde, Coordenou a Iniciativa Global para a Conscientização do câncer de mama no Brasil. Fundadora do Instituto Oncoguia onde atualmente é Presidente.


Marco Antonio da Silva, MBA

(Viatris)

Graduado em Odontologia, com especialização em Gestão de Planos e Seguros de Saúde pelo SENAC e MBA em Gestão estratégica de Negócios pela USP. Amplo conhecimento em saúde suplementar, economia de saúde e farmacoeconomia. Atua há mais de 15 anos empresas nacionais e multinacionais nas áreas de estratégia, relacionamento e negócios, onde liderou projetos diversos nos segmentos de Seguro Saúde, Seguro Odontológico, Hospitais, Diagnóstico por Imagem e Laboratorial. Atualmente ocupa a posição de Medical Outcomes Manager na Upjohn/Viatris.


Vânia Soares, MD MSc

(Hospital de Amor de Barretos)

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Rio Preto - FAMERP, Especialista em Medicina de Família e Comunidade pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto-USP e Especializou-em Homeopatia pelo Instituto François Lamasson. Mes em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFVJM. Foi docente da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) e do Centro Universitário Barão de Mauá, ambos no curso de Medicina, preceptora da residência de Medicina de Família e Comunidade do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto - USP, Coordenou o Programa de Educação Permanente para Médicos de Família (PEP) em Minas Gerais, na Macrorregião de Teófilo Otoni ( 2012 a 2014). Foi tutora do Programa Mais Médicos para o Brasil (2014 a 2019) e membro do Comitê Gestor do Projeto "Healthrise" - Brasil. Atualmente é vinculada à Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos ", onde é docente e coordenadora do internato médico.


Mark Barone, PhD

(FórumDCNTs)

Doutor em Fisiologia Humana pela USP, Especialista em Educação em Diabetes e em Comunicação. Desde 1999 desenvolve pesquisas e projetos de Educação em Saúde, Empoderamento, Liderança de (im)pacientes, Divulgação Científica e Saúde Global. Ampla experiência na facilitação de parcerias para a implementação, sustentabilidade e escala de programas e políticas de saúde. Foi Fellow no PHI e Diretor Técnico do Instituto de Saúde Pública do Brasil, prestando serviço à Medtronic Foundation como Senior Global Technical Advisor (2016-2019). Atualmente é Vice-Presidente Global da Federação Internacional de Diabetes (IDF), Membro do Advisory, Scientific, Education ou Steering Committee de entidades nacionais e internacionais, incluindo SBD, ADJ Diabetes Brasil, IAPO, BMJ Patients Panel, RICPHI e LFAC.



Parceiros Institucionais









Parceiro Corporativo



bottom of page