• FórumDCNTs

Evento Interativo - Câncer no Brasil: Necessidade de Integração e Avanços - 18/02

Objetivos:

  • Entender os elos frágeis na jornada da pessoa com câncer no país.

  • Conhecer, entre os planos até 2030, aqueles já implementados e com resultados, e aqueles que demandarão mais esforços multissetoriais e interníveis de atenção para que tenham suas metas atingidas.

  • Firmar compromisso entre os setores público, privado e terceiro setor para a implementação colaborativa de programas e políticas de saúde que permitam ao país melhorar seus indicadores de diagnóstico oportuno e cura do câncer no país.

Agenda:


16h00-16h20 – Abertura e Contextualização

  • Mark Barone, FórumDCNTs (Vídeo)

  • Antônio Silva, Roche (Vídeo)

  • Nayara Landim, Abrale | TJCC (Vídeo)

16h25-16h30 – Por que o câncer tem se tornado o principal causador de mortes prematuras no Brasil e no mundo? O que deve ser priorizado? (Sandro Martins, Hospital Universitário de Brasília/EBSERH) (Vídeo)


16h35-16h40 – Quais estratégias tem sido mais efetivas no enfrentamento do câncer na Bahia (Alcina Romero | SESAB) (Vídeo)


16h45-16h50 – O que a SBOC propõe de prioridades para melhorar os indicares de câncer no Brasil, neste momento? (Maria Braghiroli, SBOC| ICESP) (Vídeo)


16h55-17h00 – Como a SES-SP está otimizando o monitoramento e as ações para o combate ao câncer nos diferentes níveis de atenção? (Luciane Duarte, SES-SP) (Vídeo)


17h05-17h10 – Como CONASS tem orientado a integração entre níveis de atenção para o combate ao câncer no Brasil (Eliana Dourado, CONASS) (Vídeo)


17h15-17h20 - Quais as principais ações do Ministério da Saúde já implementadas ou planejadas para fortalecer a integração dos níveis de atenção a fim de otimizar o diagnóstico e tratamento do câncer no país? (Liz Almeida, INCA) (Vídeo)

17h15-17h45 – Debate – Quais ações precisamos implementar agora para conseguirmos atingir as metas planejadas até 2030? De que forma os diferentes setores precisarão colaborar para isso? (Moderação: Mark Barone, FórumDCNTs) (Vídeo)

  • Alcina Romero, SESAB

  • Antônio Silva, Roche

  • Eliana Dourado, CONASS

  • Liz Almeida, INCA

  • Marco Moraes, SES-SP

  • Maria Braghiroli, SBOC | ICESP

  • Nayara Landim, Abrale | TJCC

  • Sandro Martins, Hospital Universitário de Brasília/EBSERH

Painelistas e Moderador:


Alcina Romero

(SESAB)

Graduada em enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (1978) e pós-graduado pela Universidade Federal da Bahia em Administração Hospitalar (2009) Atuou na Atenção e Gestão na Saúde Pública, Técnica na Coordenação Hospitalar do Estado da Bahia, Coordenadora de Urgência do estado da Bahia, e atualmente é Diretora da Atenção Especializada da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (SESAB) até a presente data.


Antônio Silva, MSc, MBA

(Roche)

Graduado em Farmácia pela Universidade Estadual Paulista, Mestre em Hematologia e MBA em Marketing pela Universidade de São Paulo. Experiência de 20 anos na indústria farmacêutica, atua desde 2010 no Grupo Roche, tendo liderado, além das operações do Chile e Equador, áreas como Comercial, Acesso à Saúde e a Unidade de Negócios de Oncologia. Atualmente é Diretor de Acesso na Roche.


Eliana Dourado, MD

(CONASS)

Graduada em Medicina e Residência Médica em Medicina Preventiva pela Universidade de São Paulo, possui Especialização em Administração de Serviços de Saúde e em Saúde Pública. Atualmente é Assessora Técnica do Conselho Nacional de Secretários de Saúde.


Liz Almeida, MSc, PhD

(INCA)

Graduada em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Epidemiologia e Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de São Paulo. Atuou como Gerente da divisão de pesquisa populacional no INCA, onde atualmente é Chefe da Coordenação de Prevenção e Vigilância.


Nayara Landim

(TJCC)

Graduada em Relações Públicas pela Universidade Metodista de São Paulo e pós-graduada em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas pela Universidade Paulista. Há mais de 10 anos trabalha em associações e redes realizando articulações com a sociedade civil organizada e com o governo em prol do bem comum. Atuou como Analista de Educação à Distância no Onco Ensino da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia, onde atualmente é Relações Institucionais e Governamentais do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, sendo responsável pela gestão estratégica de parcerias e projetos.


Maria Braghiroli, MD

(SBOC | CESP)

Graduada em medicina pela Universidade Federal da Bahia, especialização em Oncologia pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo. Atuou como Médica Oncologista no Hospital Sírio-Libanês e a mais de 8 anos no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo. Atualmente é a Secretária-geral da SBOC.


Luciane Duarte, PhD

(Secretária de Estado da Saúde de São Paulo)

Doutora em Enfermagem em Saúde Coletiva pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo-EEUSP. Coordenadora no Núcleo de Informação de Dados na Divisão de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, do Centro de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Estado da Saúde do Estado de São Paulo.


Marco Antônio de Moraes, MSc, PhD

(Secretária de Estado da Saúde de São Paulo)

Graduado em Enfermagem pela PUC, com Especialização em Saúde Pública pela UNICAMP e Mestrado e Doutorado em Saúde Pública pela USP. Atualmente é professor da UNIFESP e do Centro de Estudos de Enfermagem e Nutrição da PUC, e Diretor Técnico de Saúde da Divisão de Doenças Crônicas da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP), sendo responsável pela área de Promoção da Saúde na Vigilância Epidemiológica da SES/SP.


Sandro Martins, MD, PhD

(Hospital Universitário de Brasília/EBSERH)

Graduado em medicina pela Universidade Federal do Pará, residência médica pela Santa Casa de São Paulo, Residência em Oncologia no Hospital AC Camargo e Doutor em oncologia torácica pela Universidade de São Paulo. Atuou como Assessor de Politicas para Oncologia na PLANSERV, Professor Adjunto na Universidade de Brasília, Consultor do Ministério da Saúde e Diretor da SAES. Atualmente é Especialista Médico em Oncologia do Hospital Universitário de Brasília/EBSERH.


Mark Barone, PhD

Coordenador

Doutor em Fisiologia Humana pela USP, Especialista em Educação em Diabetes e em Comunicação. Desde 1999 desenvolve pesquisas e projetos de Educação em Saúde, Empoderamento, Liderança de (im)pacientes, Divulgação Científica e Saúde Global. Ampla experiência na facilitação de parcerias para a implementação, sustentabilidade e escala de programas e políticas de saúde. Foi Fellow no PHI e Diretor Técnico do Instituto de Saúde Pública do Brasil, prestando serviço à Medtronic Foundation como Senior Global Technical Advisor (2016-2019). Atualmente é Vice-Presidente Global da Federação Internacional de Diabetes (IDF), Membro do Advisory, Scientific, Education ou Steering Committee de entidades nacionais e internacionais, incluindo SBD, ADJ Diabetes Brasil, IAPO, BMJ Patients Panel, RICPHI e LFAC.


Parceiros Institucionais


Parceiro Corporativo