top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Para onde a nova "Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer" nos levará? - 23/2 às 16h



Objetivos:

  • Alinhar as diferentes instituições, órgãos e níveis de atenção para o conhecimento e a efetivação da nova Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer.

  • Avançar na regulamentação e implementação dessa nova política, identificando e reconhecendo seus desafios, assim como seu potencial para reduzir a alta mortalidade do câncer de pulmão através de prevenção, rastreio, diagnóstico precoce e tratamento efetivo.

  • Reunir esforços intersetoriais para que o câncer de pulmão, entre outros altamente prevalentes e fatais, beneficie-se de melhores desfechos através da pronta implementação da nova Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer.


Agenda:

16h00-16h20 – Abertura e Contextualização (moderação: Mark Barone, FórumCCNTs) (Vídeo)


16h25-16h30 – Quais os principais avanços trazidos pela nova Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer? (Florentino Neto, Deputado Federal) (Vídeo)


16h35-16h40 – Como a nova Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer beneficiará casos de câncer de pulmão, em alinhamento ao Consenso recentemente publicado? (Anelisa Coutinho, SBOC) (Vídeo)


16h45-16h50 – Qual o papel da sociedade civil na regulamentação e implementação da nova Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer? É possível engajar estados e municípios ampliando e acelerando seus benefícios? (Tiago Farina, Ativista em Oncologia) (Vídeo)


16h55-17h00 – Como a Atenção Primária atuaria para a efetivação de uma política de rastreio de câncer de pulmão? Como a nova Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer favorece essa atuação? (Rodrigo Lacerda, CONASEMS) (Vídeo)


17h05-17h10 – Quais aspectos o Ministério da Saúde destaca na nova Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer e quais ajustes serão mais desafiadores em sua execução? (Fernando Maia, Ministério da Saúde) (Vídeo)


17h15-17h55 – Debate com todos os painelistas – Compromisso de todas as instituições e setores presentes para que a nova Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer seja prontamente implementada levando a melhores desfechos, especialmente no enfrentamento de tipos de câncer mais prevalentes e letais, como o câncer de pulmão (Moderação: Mark Barone, FórumCCNTs) (Vídeo)


Painelistas e Moderador

Anelisa Coutinho, MD

(SBOC)

Graduada em Medicina pela Universidade Federal da Bahia. Membro da European Society of Medical Oncology, American Society of Clinical Oncology, do European Neuroendocrine Tumors Society , da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica e membro do Grupo Brasileiro de Tumores Gastrointestinais. Atua como investigadora principal do Instituto ÉTICA, diretora fundadora do Grupo Brasileiro de Tumores Gastrointestinais, médica oncologista da Clinica AMO, do Hospital da Bahia, Instituto Cardiopulmonar, Hospital Aliança e do Hospital Português. Atualmente é chefe do departamento de tumores gastrointestinais da Clinica Amo e presidenta da SBOC.


Daniely Votto, MSc

(IGCC)

Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Mestre pela Escola de Humanidades da PUCRS, com foco na experiência do Orçamento Participativo de Porto Alegre e a emergência do clientelismo. Atuou na Coordenação de Relações Internacionais da Prefeitura de Porto Alegre e gerenciou a área de Governança Urbana do Programa Cidades do World Resources Institute (WRI Brasil). Atualmente é Membro do Hub Global de Democracia Participativa People Powered e Diretora Executiva do IGCC - Instituto de Governança e Controle do Câncer.


Fernando Maia, MD, PhD

(Ministério da Saúde)

Médico graduado pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2008) e com Residência Médica em medicina preventiva e social na mesma universidade. Especialista em administração hospitalar e de sistemas de saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Doutorando em Saúde Coletiva na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Foi Consultor Técnico do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde do Brasil. Atualmente é Coordenador-geral da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer, na Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde (SAES-MS).


Florentino Neto

(Deputado Federal)

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) (1993) e Graduado em Direito pela Universidade de Brasília/DF (UnB) (2002). Foi Secretário de Estado da Saúde do Piauí – Sesapi (entre 2017 e 2022), Vice-Prefeito de Parnaíba, no Piauí (entre 2009 e 2012) e Prefeito de Parnaíba, no Piauí (entre 2013 e 2016) e atuou na Comissão Permanente de Ciência, Tecnologia e Inovação. Atualmente é Deputado Federal pelo PT na Câmara de Deputados, com mandato até 2027, e atua como 2º Vice-Presidente da Comissão Especial sobre o Combate ao Câncer no Brasil.


Gustavo Prado, MD, PhD

(HAOC)

Médico Pneumologista pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). Doutor em Pneumologia pela mesma instituição. Fellowship Pneumologia Ocupacional e Ambiental e Oncologia Torácica pela FMUSP. Segue linhas de Pesquisa em Impactos cardiopulmonares da exposição à poluição ambiental, stress oxidativo e cessação de tabagismo. Médico Colaborador do Grupo de Neoplasias Pulmonares da Disciplina de Pneumologia pelo INCOR. Atualmente atua no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo e é Gerente de Inovação e Educação Médica no Hospital Alemão Oswaldo Cruz.


Rodrigo Lacerda

(CONASEMS)

Graduado em Odontologia pela Universidade José do Rosário Vellano, especializado em Cirurgia e Traumatologia Buco-maxílo-facial pela Universidade de Alfenas e especialista em Gestão de Sistema e Serviços de Saúde pela Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Saúde Coletiva. Atualmente é Assessor Técnico do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS).


Tiago Farina

(Ativista em Oncologia)

Advogado sanitarista, Palestrante com especialização em gestão de serviços de saúde, direito sanitário e advocacy em saúde. Pós-graduado em Direito na Área de Saúde (2006), Especialista em Administração Hospitalar e de Serviços de Saúde (2008) e Direito Sanitário (2010). Atualmente é conselheiro de Advocacy do Instituto Oncoguia, Assessor jurídico da FEHOSP - Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo, Gerente Jurídico da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica. Membro titular do Conselho Jurídico da CMB. Membro titular da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB/SP. Autor do Manual dos Direitos do Paciente com Câncer editado pelo Instituto Oncoguia e CEO da TFM Consultoria e Treinamento.


Mark Barone, PhD

(FórumCCNTs)

Doutor em Fisiologia Humana pela USP, Especialista em Educação em Diabetes e em Comunicação. Desenvolve pesquisas e projetos de Educação em Saúde, Empoderamento, Liderança de (im)pacientes, Divulgação Científica e Saúde Global. Ampla experiência na facilitação de parcerias para a implementação, sustentabilidade e escala de programas e políticas de saúde. Foi Fellow no PHI e Diretor Técnico do Instituto de Saúde Pública do Brasil, prestando serviço à Medtronic Foundation como Senior Global Technical Advisor e VP da Federação Internacional de Diabetes (IDF). Atualmente é Coordenador-geral do FórumCCNTs, Membro Honorário da ADJ Diabetes Brasil e Membro do Advisory, Scientific, ou Steering Committee de entidades nacionais e internacionais, incluindo IAPO, BMJ Patients Panel, RICPHI, NCD-Lab-GCM/WHO e LFAC.


Na Imprensa

Parceiros Institucionais

Parceiro Coorporativo


bottom of page