top of page
  • FórumDCNTs

Evento Interativo - Doenças Respiratórias na Atenção Primária: Hora de Avançar! - 16/12 às 16h


Objetivos:

  • Conhecer dados epidemiológicos atualizados sobre as doenças respiratórias crônicas e as principais barreiras e dificuldades para avançar em diagnóstico e tratamento no país.

  • Identificar programas com resultados efetivos, sustentáveis para o diagnóstico e tratamento das doenças respiratórias crônicas, e propor estratégias para escalá-los no país.

  • Selecionar formas intersetoriais, com engajamento dos diferentes stakeholders, para melhorar resultados e desfechos no enfrentamento dessas condições respiratórias.


Agenda:


16h00-16h20 – Abertura e Contextualização (Moderação: Sônia Martins, GEPRAPS) (Vídeo)

  • Paulo Fascina, Boehringer Ingelheim (Vídeo)

  • Flávia Lima, Abraf (Vídeo)


16h25-16h30 – Como o programa AbraçAr tem permitido ampliar diagnóstico e melhorar tratamento de doenças respiratórias crônicas através da Atenção Primária? (Karina Mauro Dib, SMS-SP) (Vídeo)


16h35-16h40 – Como o programa TeleEspirometria tem permitido ampliar diagnóstico e melhorar tratamento de doenças respiratórias crônicas através da Atenção Primária? (Eliane Mancuzo, UFMG) (Vídeo)


16h45-16h50 – Quais as dificuldades principais para o diagnóstico e acompanhamento de doenças respiratórias crônicas? Quais as orientações do CONASEMS? (Cristina Sette, CONASEMS) (Vídeo)


16h55-17h00 – Quais ações estão sendo tomadas para o avanço na atenção e cuidado com as Doenças Respiratórias? Qual o papel da Frente Parlamentar? (Angela Honda, ProAr) (Vídeo)


17h05-17h45 – Debate – O que podemos fazer de forma mais imediata para melhorar o cenário atual ? (Moderação: Sônia Martins, GEPRAPS) (Vídeo)

  • Angela Honda, ProAr

  • Cristina Sette, CONASEMS

  • Eliane Mancuzo, UFMG

  • Flávia Lima, Abraf

  • Paulo Fascina, Boehringer Ingelheim

  • Karina Mauro Dib, SMS-SP


Painelistas e Moderadora


Sônia Martins, MD, PhD

(GEPRAPS)

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Teresópolis, Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC, especialização em Psiquiatria pela UNESA, Rio de Janeiro e Saúde da Família pela UNIFESP. Idealizou, implementou e gerencia o programa de Matriciamento em Saúde Respiratória na atenção primária no município de São Bernardo do Campo desde 2013. Implementou e gerencia o programa de tabagismo no município de São Bernardo do Campo desde 2014. Pesquisadora Principal do Projeto Breathe Well no Brasil. Atualmente é a Coordenadora do GEPRAPS.


Angela Honda, MD

(ProAr)

Graduada em Medicina pela PUC-Campinas com residência em doenças pulmonares pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, especialista em Pneumologia. Vasta experiência como Consultora de Medicina Respiratória, Gerente e Diretora Médica. Atualmente é Médica voluntária na Reabilitação Pulmonar na UNIFESP e Líder Programas Educacionais da Fundação ProAR.


Cristina Sette, MD

(CONASEMS)

Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco. Atua como Professora da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco - FCM/UPE, coordenadora e professora do MBA em Serviços de Saúde e Gestão Hospitalar da Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco, da Universidade de Pernambuco - FCAP/UPE. Atualmente é Consultora do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde - CONASEMS.


Eliane Mancuzo, MD, PhD

(UFMG)

Graduada em Medicina pela UFMG, Residência em Clínica Médica no Hospital Semper, especialização em Pneumologia e subespecialização em Função Pulmonar no Hospital Madre Teresa, Doutorado em Saúde do Adulto pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto da Faculdade de Medicina da UFMG. Atualmente é Coordenadora do Ambulatório de Doenças Pulmonares Intersticiais e do Laboratório de Função Pulmonar do HC-UFMG, Professora Associada e Chefe do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG.


Flávia Lima

(Abraf)

Graduada em História pela PUC-Goiás e em Comunicação Social pela IESB, pós-graduada em Saúde coletiva e em Comunicação em Saúde pela FIOCRUZ. Atualmente é Presidente da ABRAF (Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas).


Paulo Fascina, MBA

(Boehringer Ingelheim)

Graduado em Marketing pela Universidade de São Paulo (USP), Pós Graduado em Gestão de Negócios pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e MBA em Negócios Globais pela The University of Manchester. Atualmente é o responsável pela área de Ecossistemas em Saúde na Boehringer Ingelheim Brasil.


Karina Mauro Dib

(SMS-SP)

Graduada em Enfermagem pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), com Aprimoramento em Psicooncologia pelo A.C. Camargo Câncer. Especialista em Atenção Domiciliar e Linhas de Cuidado em Enfermagem, incluindo: Doenças Crônicas Não Transmissíveis e Enfermagem Oncológica. Atuou como Supervisora Técnica em Saúde e atualmente é Assessora Técnica na Coordenação de Atenção Básica e representante da Área de Cuidado às DCNTs na Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, onde compõe a equipe da Área Técnica do Programa Melhor em Casa.




Parceiros Institucionais



Parceiro Corporativo


bottom of page