top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Evento Interativo - Como Otimizar Imunização para Reduzir Mortes Prematuras em DCNTs - 11/03


Objetivos:

  • Compreender a relevância da priorização de imunização para grupos com CCNTs/DCNTs, a fim de prevenir os riscos de doenças infecciosas em pessoas com diabetes, doenças cardiovasculares, obesidade, asma, DPOC, câncer, entre outras DCNTs.

  • Identificar onde avançamos e principais ameaças atuais ao PNI, assim como ajustes necessários, para proteger pessoas com condições crônicas de saúde ou em risco de desenvolvê-las.

  • Engajar diferentes stakeholders e setores a fim de otimizar o planejamento da imunização, especialmente pensando em grupos de maior risco, como crianças, idosos e pessoas com CCNTs/DCNTs.


Agenda


16h00-16h20 – Abertura e Contextualização

  • Mark Barone (FórumDCNTs) (Vídeo)

  • Mauricio Mendonça (Sanofi) (Vídeo)

  • Camila Sartorato (Horas da Vida) (Vídeo)


16h25-16h30 – Últimos avanços, principais ameaças e necessidade de atualização do PNI (Renato Kfouri, SBP | SBIm) (Vídeo)


16h35-16h40 – Principais ações globais e nacionais da OPAS/OMS para imunização em relação a DCNTs e grupos prioritários (Lely Guzmán, OPAS) (Vídeo)


16h45-16h50 – Riscos de não vacinar grupos prioritários (crianças, idosos e pessoas com DCNTs) (Lorena Diniz, CRIE Goiás | Unimed | ASBAI) (Vídeo)


16h55-17h00 – Como os estados coordenam com municípios e federação a priorização de grupos para a imunização? Há espaço para melhorias? (Vânia Broucke, SESAB) (Vídeo)


17h05-17h10 - Como o legislativo tem atuado para garantir o acesso às vacinas de grupos que precisam de vacinas específicas? (Zacharias Calil, Deputado Federal) (Vídeo)


17h15-17h45 – Debate – Como os setores e níveis de atenção podemos colaborar para melhorar a cobertura vacinal e, com isso, prevenir os riscos de doenças infecciosas em pessoas com DCNTs? (moderação: Mark Barone, FórumDCNTs) (Vídeo)

  • Camila Sartorato (Horas da Vida)

  • Lely Guzmán (OPAS)

  • Lorena Diniz (CRIE Goiás | ASBAI)

  • Mauricio Mendonça (Sanofi)

  • Renato Kfouri (SBP)

  • Vânia Broucke (SESAB)

  • Zacharias Calil (Deputado Federal)


Moderador e Painelista:


Lely Guzmán, MSc

(OPAS/OMS)

Graduada em Optometria, Epidemiologista, Sanitarista, Bioeticista e Mestre em Bioética. Coordenadora da Unidade Técnica de Família Gênero e Curso de vida e Especialista em Imunização da Organização Pan-Americana da Saúde OPAS/OMS no Brasil.


Mauricio Mendonça, MSc, PhD

(Sanofi)

Graduado em Economia, Mestre em Economia pela Unicamp e Doutor em Economia pela Universidade de Paris. Atuou no Ministério da Ciência e Tecnologia, foi diretor no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), gerente executivo na Confederação Nacional da Indústria. Atualmente é Diretor de Public Affairs da Sanofi para o Brasil.


Camila Sartorato

(Horas da Vida)

Graduada em Enfermagem pela UNINOVE, pós-graduação em Epidemiologia pela Faculdade Metropolitana e mestranda em Saúde Pública pela Universidad Europea del Atlántico. Atuou como gerente de projetos especialista em saúde, enfermeira técnica e auditora, fundou a Essence | Promoção de Saúde. Atualmente é gerente de Projetos Sociais e Saúde na Horas da Vida.


Renato Kfouri, MD

(SBP | SBIm)

Graduado em medicina, especialista em pediatria e neonatologia no Hospital do Servidor Público Estadual e em infectologia pediátrica na Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Vasta experiência como membro do Comitê Técnico Assessor do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, presidente do Departamento de Imunizações da SBP, membro da Diretoria de Cursos e Eventos da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), membro da European Society of Pediatric Infectious Diseases (ESPID) e membro da Sociedad Latinoamericana de Infectologia Pediatrica (SLIPE). Atualmente é o Primeiro Secretário da SBIm.


Lorena Diniz , MD

(CRIE Goiás | ASBAI)

Graduada em medicina pela Faculdade de Medicina de Valença. Residência médica em Pediatria no HICF-SP, especialista em Alergia e Imunologia na USP- SP. Vasta experiência como Membro da Comissão Nacional de Imunização da ASBAI, medica na SES-GO, Preceptora da Residência Médica de Pediatria no H.M.I. da Secretaria do Estado de Goiás e medica do Centro de Referência de Imunobiologicos Especiais CRIE-GO. Membro da Comissão de imunização da ASBAI. Atualmente Conselheira de Administração na Unimed Goiânia.


Zacharias Calil, MD

(Deputado Federal)

Graduado em medicina pela Universidade Federal de Goiás. Atuou como Médico, Cirurgião Pediátrico da SES/GO, Chefe do Serviço de Má Formações Vasculares do HMI Goiânia e referência na separação de Gêmeos Siameses. Atualmente é Deputado Federal.


Mark Barone, PhD

Coordenador

Doutor em Fisiologia Humana pela USP, Especialista em Educação em Diabetes e em Comunicação. Desde 1999 desenvolve pesquisas e projetos de Educação em Saúde, Empoderamento, Liderança de (im)pacientes, Divulgação Científica e Saúde Global. Ampla experiência na facilitação de parcerias para a implementação, sustentabilidade e escala de programas e políticas de saúde. Foi Fellow no PHI e Diretor Técnico do Instituto de Saúde Pública do Brasil, prestando serviço à Medtronic Foundation como Senior Global Technical Advisor (2016-2019). Atualmente é Vice-Presidente Global da Federação Internacional de Diabetes (IDF), Membro do Advisory, Scientific, Education ou Steering Committee de entidades nacionais e internacionais, incluindo SBD, ADJ Diabetes Brasil, IAPO, BMJ Patients Panel, RICPHI e LFAC.


Parceiros Institucionais


Parceiro Corporativo



bottom of page