top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

OPAS lança novas Fichas Técnicas da Série Álcool e Saúde

Material visa à conscientização sobre os danos relacionados ao consumo de álcool, responsável por mais de 200 doenças e lesões.


A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), com apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS), lançou em setembro três novas Fichas Técnicas da Série Álcool e Saúde, nas quais analisa como a ingestão de bebidas alcoólicas afeta o sono, o cérebro e favorece o desenvolvimento de mais de 200 doenças e lesões específicas. As fichas são dirigidas ao público geral da Região das Américas para aumentar a sensibilização sobre os danos relacionados ao uso de álcool.


De acordo com a OPAS, o álcool, substância psicoativa com propriedades que causam dependência, tem sido amplamente utilizado em muitas culturas durante os séculos. Seu uso nocivo tem um grande peso na carga de doenças, além de um ônus social e econômico para as sociedades. O álcool afeta as pessoas e as sociedades de muitas formas e seus efeitos são determinados pelo volume consumido, pelos padrões de consumo e, em raras ocasiões, pela qualidade do álcool. O uso nocivo do álcool também pode resultar em danos a outras pessoas, como membros da família, amigos, colegas de trabalho ou estranhos. Além disso, o uso nocivo de bebidas alcoólicas resulta em um fardo significativo em termos sociais, econômicos e de saúde.


O folheto informativo sobre os Transtornos do Espectro Alcoólico Fetal (TEAF) define e descreve os TEAF, suas consequências ao longo da vida e importância de reconhecê-los. Também destaca o diagnóstico, intervenção e conscientização sobre o tema, além de ações importantes para o público-alvo.


A segunda ficha traz o tema Álcool e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. No material é descrito como o consumo de álcool está ligado a problemas de saúde e desigualdade sustentável, e se tornou uma barreira ao desenvolvimento da produção.


Já a ficha técnica sobre os Serviços de saúde voltados ao uso nocivo de álcool e transtornos por uso de álcool: evidências mais recentes fornece ensaios recentes sobre triagem e intervenções breves para o tratamento de problemas de álcool, bem como sobre os transtornos por uso de álcool. Além disso, é apresentado serviços de tratamento em sistemas de saúde como outras modalidades de tratamento farmacológico e comportamental.


Todos os materiais estão disponíveis em português. Acesse a série completa sobre Álcool e Saúde aqui.


Fonte: OPAS




bottom of page