• FórumDCNTs

Recomendações para o Fortalecimento da Atenção Nutricional na Atenção Primária à Saúde

As Recomendações para o Fortalecimento da Atenção Nutricional na Atenção Primária à Saúde no Brasil objetivam apoiar o aprimoramento, a estruturação e a organização da atenção nutricional na Atenção Primária à Saúde no País.


Para sua construção e validação, foram empregados métodos qualitativos e quantitativos, envolvendo um grupo de especialistas e a aplicação da técnica Delphi, em duas rodadas, com especialistas em Alimentação e Nutrição (A&N) e Atenção Primária à Saúde (APS), das cinco diferentes regiões geográficas do país.


Do processo, resultaram 35 recomendações consensuadas como muito relevantes e pertinentes, que estão distribuídas em seis categorias:

  1. Estrutura;

  2. Agenda de A&N na APS;

  3. Organização em rede e Organização da APS;

  4. Processos de trabalho de A&N na APS;

  5. Planejamento, monitoramento e avaliação das ações de A&N na APS;

  6. Sistema de informação.

O Ministério da Saúde também lançou o documento "Matriz para Organização dos Cuidados em Alimentação e Nutrição na Atenção Primária à Saúde". A partir da compreensão de “matriz” enquanto fonte e, também, como um conjunto organizado de elementos ou de informações que contribui para resolução de problemas, este documento tem o propósito de fornecer bases que apoiem a estruturação destes cuidados nos diversos territórios cobertos pela APS no Brasil.


Espera-se que gestores (as) e profissionais de saúde inseridos(as) na APS encontrem no documento um conjunto de elementos essenciais e mobilizadores para organizar e garantir uma melhor oferta de cuidados em Alimentação e Nutrição para a população sob sua responsabilidade, enquanto parte da atenção integral à saúde.