top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

FórumDCNTs firma parceria com a OMS durante Assembleia Geral em Genebra

Por Lucas Xavier

Durante a Assembleia Geral da OMS o #FórumDCNTs teve diversas interações com instituições internacionais engajadas no combate às DCNTs. Lucas Xavier representou o Fórum em reunião com representantes da OMS e em outra com a diretora de Global Health da Medtronic Foundation, Jessica Daly, e foi panelista em evento satélite promovido pela World Heart Federation (WHA) e pela International Diabetes Federation (IDF).


Da reunião com a OMS participaram o Dr. Guy Fones, assessor do Global Coordination Mechanism for Non-Communicable Diseases da OMS, e  o Sr. Daniel Mic, Global Coordination Mechanism Secretariat. Ambos se mostraram muito surpresos com o modelo único do #FórumDCNTs que permite o encontro, diálogo e parceria entre os diferentes setores para enfrentar de forma eficaz, ampla e sustentável os desafios para combate às DCNTs. Demonstraram muita curiosidade pelos detalhes da iniciativa, desde sua inspiração e criação até o momento em que se encontra e perspectivas futuras. Durante os intensos 45 minutos de reunião, a relevância do FórumDCNTs ficou clara e Dr. Fone e Sr. Mic ofereceram o apoio da OMS de diversas formas. Entre elas, destacam-se a amplificação da divulgação dos eventos e resultados do #FórumDCNTs nas mídias da OMS, e o engajamento da PAHO às atividades do Fórum.Em breve mais notícias sobre a aproximação com essas instituições.


O evento satélite à 72ª Assembleia Mundial da Saúde (WHA), em Genebra “Joining forces to fight CVD in people living with diabetes: pathways to solutions”, contou com Lucas Xavier como panelista. Entre os principais temas debatidos estiveram:  tributação de alimentos industrializados, conhecimentos sobre a interações entre as #DCNTs e possíveis soluções para melhorar a preparação de profissionais da saúde para a educação em diabetes.

bottom of page