- PROBLEMA PRIORITÁRIO: Necessidade de aprimoramento das políticas públicas que beneficiem o consumo de alimentos saudáveis, alinhado ao guia alimentar para população brasileira.
- MUDANÇAS ESPERADAS ATÉ O FINAL DE 2023: Planos federais de subsídio para a alimentação saudável e tributação e controle para alimentos não-saudáveis, a serem implementados entre 2024-2025.
- AÇÕES:
Diante da oportunidade de restauração dentro do novo governo, com atores focados no avanço das políticas de segurança alimentar, como a restauração do Consea, da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e da Secretaria Extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome, trazer líderes desses setores para participar, ampliando assim o conhecimento do público do FórumDCNTs sobre as consequências dos ultraprocessados na saúde e na economia, além de ampliar a discussão sobre determinantes comerciais.
Interagir com os diferentes Ministérios, parlamentares e governos de diferentes estados a fim de, na iminência de uma reforma tributária, conseguirmos a desoneração para uma alimentação saudável assim como a criação de impostos sobre produtos não-saudáveis para o financiamento da saúde.
Dialogar e colaborar com outros GTs, como o de Prevenção de CCNTs em Adolescentes, de modo a trabalharmos a interseção dos temas e intersetorialidade dentro do FórumDCNTs.
Participantes desta reunião:
Luisa Haddad - Pé de Feijão (Co-Facilitadora)
Andreia Lavelli – Instituto Opy de Saúde
Eduardo Nilson – Fiocruz/Nupens
Fernanda Paranhos - Nupens/Nutrinet
Gisele Bortolini – MDS
Iará Simis – Plan International Brazil
Juliana Mendes – Vital Strategies
Lais Amaral - IDEC
Viviani Fontana - CRN-3
Especialistas que estiveram em parte da última reunião e fizeram recomendações ao GT:
Frida Plavnik, SBH
Gilmara Santos (SAPS - Ministério da Saúde)
Kelly Alves (CGAN/SAPS - Ministério da Saúde)
Ricardo Batista, GIFE
Comments