- PROBLEMA PRIORITÁRIO: Ausência de ações de educação permanente em saúde com ênfase na linha de cuidado do diabetes envolvendo gestores, profissionais de saúde e pessoas com diabetes.
- MUDANÇAS ESPERADAS ATÉ O FINAL DE 2023:
Ampliação das ações estruturadas e coordenadas de educação em diabetes, resultando na melhoria das práticas de prevenção, diagnóstico, cuidados e autocuidados do diabetes no país.
- AÇÕES:
Apoiar e desenvolver ações de educação permanente, incluindo gestores, profissionais e entidades científicas, para ampliar o conhecimento científico sobre a temática por meio de lives, materiais educativos, encontros e outras atividades de educação em diabetes.
Parceria com CONASS, CONASEMS e Ministério da Saúde para disseminar a linha de cuidado, através de aulas, webconferências e materiais.
Implementar a avaliação do risco cardiovascular na APS, em parceria com Ministério da Saúde e OPAS - aproveitando o potencial da iniciativa HEARTS.
Atividades planejadas pelo GT:
Os participantes pretendem realizar uma ação conjunta para discutir o tema de saúde mental e o diabetes no mês de junho ou julho.
Campanha para usuários dos sistemas de saúde para difundir a importância de adotar hábitos saudáveis.
Construção de diretrizes para educação em diabetes voltadas às crianças e adolescentes, a partir dos resultados do Projeto KiDS (em parceria com Ministério da Saúde e da Educação).
Ação para ampliar o acesso aos cuidados dos pés e saúde ocular no segundo semestre.
Participantes desta reunião:
Elton Prates, UFMG (Co-facilitador)
Heloisa Valio, ICPD
Luciana Carneiro, Fundação banco de olhos de Goiás
Mariana Buss, Embecta
Ricardo Moraes, Afya
Tatiana Porto, Sanofi
Vanessa Pontirolli, Novo Nordisk
Vinícius Campos, IFPB
Especialistas que estiveram em parte da última reunião e fizeram recomendações ao GT:
Cristiano Soster (COSEMS-BA)
Frida Plavnik (SBH)
Kátia Audi (ANS)
Maria José Evangelista (CONASS)
Comentarios