Problemas prioritários identificados:
I. Queda da cobertura vacinal de HPV devido ao fechamento das escolas durante a pandemia, levando a potenciais graves consequências de médio e longo prazo. (desde 2021, houve avanços: com a reabertura das escolas, a vacinação contra o HPV começou a ser retomada, porém ainda há necessidade de ampliação em 2 anos da faixa etária para a primeira dose e há baixo retorno para a segunda dose da vacina)
II. Pouca valorização e capacitação limitada do profissional da saúde que trabalha com a linha de cuidado do câncer. (desde 2021, houve avanços: especialmente na SES-PE através de qualificação de profissionais pela plataforma do Núcleo Estadual de Telessaúde, uso de documentos técnicos, portarias e protocolos, mas ainda faltando escalar nacionalmente)
III. Barreiras na aquisição e distribuição de medicamentos em Oncologia no Brasil. (desde 2021, sem avanços)
IV. Lentidão na retomada e necessidade de ampliação do diagnóstico e tratamento do câncer no país. (desde 2021, sem avanços)
V. Dificuldade de navegação/jornada da pessoa com suspeita ou diagnóstico de câncer através dos níveis de atenção. (nova)
Planos dos participantes desta reunião para enfrentar os problemas prioritários identificados (próximos 6 meses)
I. Ampliar em 2 anos a faixa para primeira dose da vacina de HPV e intervir para aumento de aplicações para segunda dose.
II. Qualificação dos profissionais de saúde que trabalham na linha de cuidado por meio de capacitações, debates e sites informativos.
III. Ações coordenadas entre a sociedade civil organizada, o Ministério da Saúde e a indústria, a fim de que encontrem as soluções para aquisição e distribuição de medicamentos oncológicos no país.
IV. Advocacy para sensibilizar o governo para ampliação do diagnóstico e tratamento do câncer.
Nome das instituições e seus representantes na reunião em abril:
Anete Ortiz - Saúde com Ciências
Liz Almeida – INCA (Relatora)
Maraisa Riscalla - SBOC
Matheus Chaluppe - UMSCS
Nayara Landim - Movimento TJCC (Facilitadora)
Sandro Martins - HuB
Nome das instituições e seus representantes na reunião em março:
Nayara Landim - Movimento TJCC
Matheus Chaluppe - UMSCS
Andrea Salgado - Roche
Liz Maria de Almeida - INCA
Celina Rosa Martins – IVOC
Relatório deste GT durante o 9º Encontro do FórumDCNTs: www.forumdcnts.org/post/gt-oncologia-9encontro
Kommentare