top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Relatório GT Prevenção de DCNTs - 10° Encontro do FórumDCNTs 2022

Problemas prioritários identificados:


I. Capacidade limitada da APS, faltando empoderamento e formação técnica dos profissionais de saúde, principalmente em relação a programas de educação com uso de tecnologias digitais, com potencial para melhorar promoção, prevenção diagnóstico e tratamento/acompanhamento efetivos das DCNTs e COVID-19, especialmente intervenções custo-efetivas, como os pacotes técnicos OPAS/OMS e projetos em curso dos parceiros, a fim de atingirem melhores resultados. (desde 2021, sem avanços: ações paralisadas durante a pandemia de COVID-19)


II. Falta de estratégias efetivas para monitoramento e avaliação de impacto e desfecho em diferentes iniciativas. (desde 2021, sem avanços)


III. Ausência de instrução das famílias e comunidades para comportamento que favoreçam prevenção de DCNTs desde a infância e, incluindo engajamento das escolas e unidades de saúde. (desde 2021, com avanços: retorno das ações via ONGs e outras instituições apoiadoras, entretanto, na "saúde do adolescente" DCNTs ainda não estão no foco, carecendo abordagem de álcool, tabaco, e as CCNTs - PSE apresenta abordagem mais genérica de saúde, com foco maior na 1a infância)


IV. Carência de alinhamento estratégico, interlocução e interoperabilidade entre os vários níveis do governo para implementação efetiva de ações e programas de prevenção em saúde. (desde 2021, com retrocesso: interrupções e rupturas no processo geral um impacto significativo para o andamento dos planos)


V. Falta de conhecimento do processo de tomada de decisões em políticas públicas para maior incidência, com necessidade de mapear áreas e atores relevantes nos governos para entrada de novas propostas. (desde 2021, sem avanços)


VI. Carência de oportunidades para participação mais efetiva da sociedade civil organizada na formulação de políticas públicas voltadas para tributação e rotulagem nutricional de alimentos e produtos alimentícios não saudáveis e ações educacionais e de marketing específicas, bem como incentivo ao desenvolvimento de produtos industrializados mais saudáveis, em acordo com as diretrizes atuais, incluindo as de sustentabilidade. (nova prioridade)


Planos dos participantes desta reunião para enfrentar os problemas prioritários identificados (próximos 6 meses)


I. Fomentar ações para doenças cardiovasculares, fazendo o uso de tecnologia e interoperabilidade, em parceria com o INCOR, a SMS-SP, a SBH, a Fleximedical, entre outras instituições.


II. Assegurar parcerias com entidades, profissionais de educação, da saúde e famílias para o Programa Adolescente Saudável com Prevenção de DCNTs (Plan International Brasil), a fim de formar jovens nos 5 fatores de risco, saúde mental e gênero (pautado por jovens de 10-24 anos, incluindo associação com projetos de saúde desenvolvidos nas escolas).


III. Gerar um movimento sobre Prevenção de DCNTs, fazendo uso do material “Linguagem Importa”, fomentando políticas públicas via advocacy com olhar para o jovem, e em colaboração com outros membros e plataformas do FórumDCNTs.


IV. Desenvolver uma iniciativa voltada para a prevenção de DCNT via PPP, garantindo financiamento e sustentabilidade, priorizando clareza nos objetivos e nos indicadores chaves a serem entregues ao correr da parceria.


V. Atuar em parceria nos diferentes níveis do Governo para alinhamento estratégico, interlocução e interoperabilidade para garantir a perenidade de programas validados e a inclusão destes em políticas públicas, plano de metas governamentais, bem como a sequência na monitoramento de seus impactos.


Nome das instituições e seus representantes na reunião em abril:

  • Iara Simis – Plan International

  • Luiz Bortolotto - SBH

  • Yara C Baxter- Fundação Novartis (Facilitadora e Relatora)


Nome das instituições e seus representantes na reunião em março:

  • Iará Simis- Plan International

  • Iseli Reis- Fleximedical

  • Yara C Baxter- Fundação Novartis


Relatório deste GT durante o 9º Encontro do FórumDCNTs: www.forumdcnts.org/post/gt-prevencao-9encontro

bottom of page